- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, engoliu três espinhas de peixe no fim de semana e teve que passar por uma endoscopia para poder se livrar de pelo menos uma delas.
O problema começou depois de um almoço em São Luís, no Maranhão. Costa Neto viajou ao estado para se encontrar com deputados federais de seu partido.
Depois da refeição, ele começou a se sentir mal e telefonou para seus médicos relatando mal-estar na região abdominal.
Valdemar Costa Neto estava de viagem pelo Nordeste na região dos Lençóis Maranhenses. Ele passou o feriado da Semana Santa ao lado dos deputados federais Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil e do vereador de São Luís Aldir Júnior, todos filiados ao PL.
Costa Neto tinha viagem marcada para São Paulo.
Os profissionais, no entanto, o orientaram a desembarcar em Brasília e se internar no Hospital Sírio-Libanês. Havia o temor de que ele estivesse sofrendo um infarto.
Os exames, no entanto, mostraram que ele tinha engolido três espinhas de peixe. Uma delas foi retirada no procedimento de endoscopia. As outras duas já tinham se deslocado até o intestino.
O presidente do PL recebeu alta, e deve viajar a São Paulo para novos exames.
A expectativa é que seu próprio organismo elimine as espinhas, eliminando o risco de perfuração ou de ferimento de algum órgão
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ministro Ricardo Lewandowski se aposenta nesta terça-feira (11) do Supremo Tribunal Federal (STF).
Lewandowski completa 75 anos, em 11 de maio, idade-limite para permanecer no cargo. O ministro, porém, decidiu antecipar a aposentadoria em um mês, em razão de compromissos acadêmicos.
“Eu pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril. Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, disse o ministro em 30 de março, ao anunciar a saída.
A aposentadoria foi assinada em decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (6).
O substituto de Lewandowski no STF ainda será escolhido pelo presidente. Nomes cotados no meio político são do jurista Manoel Carlos de Almeida, o favorito de Lewandowski, e de Cristiano Zanin, advogado de Lula.
Lewandowski disse que não conversou com o presidente da República sobre nomes para sucedê-lo no tribunal.
“Penso que meu sucessor deverá ser fiel à Constituição, fidelíssimo à Constituição, aos direitos e garantias fundamentais nas suas várias gerações, mas precisa ser, antes de mais nada, corajoso e enfrentar as enormes pressões que um ministro do STF tem que enfrentar no seu cotidiano”.
Perfil
Antes de ingressar no STF, Lewandowski foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado.
O ministro presidiu o STF de 2014 a 2016. No último ano, como manda a Constituição, ele presidiu no Senado, na condição de presidente do STF, o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Lewandowski foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2010, a primeira em que vigorou a Lei da Ficha Limpa. Atualmente, é vice-presidente da Corte.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Prefeitura de Viana saiu na frente e se antecipou a qualquer tragédia que pudesse vir a acontecer com as crianças das creches e escolas públicas do município.
Além dos guardas municipais, a Polícia Militar do Maranhão tem feito rondas nas unidades de ensino, disponibilizando uma viatura para percorrer colégios e creches, incluindo as mais distantes da zona rural.
Por determinação do prefeito Carrinho Cidreira, a secretária municipal de Educação, advogada Cleyce Machado, está planejando uma série de atividades para a formação de um ambiente escolar com mais afetividade, de respeito às diferenças, sem bullying e com disseminação da cultura de paz nas escolas. Um exemplo recente foram as ações de respeito e contra a discriminação do autismo, realizadas no dia mundial de conscientização do autismo, 2 de abril.

- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), manifestou-se há pouco sobre a suspensão da audiência da qual ele participava na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.
Diversos tumultos entre parlamentares fizeram o presidente do colegiado, Deputado Sanderson (PL), encerrar os trabalhos.
Dino saiu aos gritos de “fujão”, e disse nas redes “uma sequência de atitudes ameaçadoras” foi o que motivou o encerramento precoce da reunião.
“Infelizmente deputados extremistas adotaram uma sequência de atitudes ameaçadoras, ofensivas e agressivas, impedindo a realização de audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Considero um desrespeito ao povo brasileiro e ao próprio Poder Legislativo”, declarou.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um amplo espaço de diálogo foi proporcionado pela Prefeita Paula Azevedo para adotar estratégias de combate às notícias que circularam nesta segunda dando conta de possíveis ataques às escolas do município. “Vamos adotar todos os esforços para garantir a tranquilidade, para que as escolas continuem funcionando dentro da normalidade, prezando pela qualidade do ensino e o cumprimento do calendário escolar do município”, afirmou. “De nossa parte, a população pode confiar que sempre adotaremos as melhores soluções que protejam a vida e o respeito à comunidade escolar”.
A secretária de Educação de Paço do Lumiar, Monique Carmona, também esclareceu acerca das notícias sobre ameaças contra a UEB Bandeira Tribuzzi, localizada no bairro Maiobão. Durante a manhã, alguns boatos circularam principalmente nas redes sociais surgiram com a finalidade de causar pânico entre os pais dos alunos.
A informação foi confirmada ontem, segunda-feira (10), durante reunião na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para alinhar as ações com representantes do setor de transporte escolar, da coordenação de gestão, administrativa e pedagógica, além da equipe de atendimento multiprofissional e a Polícia Militar. “Não há motivo para pânico e as escolas vão funcionar normalmente. Iremos encaminhar medidas para orientação nas escolas”, disse a secretária de Educação, Monique Carmona.
O tenente André, responsável pela Ronda Escolar de Paço do Lumiar, informou que a Polícia Militar esteve na UEB Bandeira Tribuzzi, em que foi constatada a improcedência da denúncia; o tenente também afirma que as postagens estão sendo devidamente investigadas. “Estamos passando nas escolas, conversando com os professores, alunos, diretores para tranquilizar”, disse.
Entre as medidas que serão adotadas em relação a esse cenário, está a ampliação da Ronda Escolar em parceria com a Guarda Municipal, a proibição de atendimentos externos, bem como a entrada de outras pessoas que não sejam alunos e funcionários das escolas. Os professores serão orientados, assim como os gestores, alunos e motoristas do transporte público. “Qualquer necessidade eventual, a polícia militar e a guarda municipal estão de prontidão para atender as escolas”, finalizou a secretária.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Antes visto apenas nos noticiários como realidade americana, a violência gratuita adentrou os muros das escolas brasileiras tornando-se cada vez mais frequente os atentados contra a vida.
Assassinos a sangre frio transformam a escola em cenário aberto de tragédias manchadas de dor e sangue que além de vitimizar inocentes tem provocado crescente sensação de insegurança entre professores, alunos e demais colaboradores da comunidade escolar.
Nenhum de nós estávamos ou estamos prontos para lidar com este tipo de violência, todavia, é preciso urgência na discussão de políticas de segurança dentro das escolas para que tragédias similares não voltem a acontecer.
Não se pode prevê de onde vem o perigo mas podemos ao menos amenizar os riscos.
A aprendizagem e o processo de ensino derivam de vários fatores, entre eles, o da construção de um ambiente saudável e seguro onde se possa ensinar e aprender.
Não podemos simplesmente permanecer de braços cruzados a espera de quando e onde será a próxima vez.
Fala-se em policiamento das escolas, maior número de vigilantes e restrição de acesso. Ainda não há uma fórmula exata do que fazer, talvez nunca haverá, contudo, é de consenso a necessidade de encararmos a realidade de frente a procura de possíveis saídas para o problema no sentido de preservar a vida, o maior bem que possa existir.
Por professor Walterli Lima, Colunista do Blog do professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Maranhão na manhã deste domingo (9) e sobrevoou áreas atingidas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. É a primeira visita de Lula ao estado desde que assumiu seu terceiro mandato.
Mais cedo, quando estava a caminho do Maranhão, Lula postou no Twitter que “o governo federal está trabalhando ao lado de prefeituras e do governo estadual para atender e auxiliar os atingidos”. Ao desembarcar, ele encontrou o governador Carlos Brandão.
Alto Alegre do Pindaré, por exemplo, cidade a 219 quilômetros de São Luís, ficou isolada e completamente debaixo d’água. Ao todo, 450 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas no município.
Para conseguir se locomover pelas ruas da cidade, que se tornaram verdadeiros rios, moradores estão usando canoas. Os quatro postos da cidade estão sem combustível, e alguns estabelecimentos já estão ficando desabastecidos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Hoje é dia de comemorar com muitos doces, bolo e guaraná mais uma primavera de uma leitora do Blog, Jesislene, que completa mais um ano de vida.
Jesislene é dona de um carisma sem igual, familiares, amigos e leitores do Blog lhe deseja muitas felicidades, você merece todos os nossos aplausos.
Nossa Mensagem
Feliz Aniversário! Este é um dia grandioso, pois o milagre da vida se renova para você em mais um ciclo que começa hoje.
Receba essa bênção de Deus com alegria e gratidão, e todos os dias aproveite a maravilhosa dádiva que é a vida. Faça mais amigos, espalhe o bem e seja feliz.
Espero que Deus abençoe você com saúde, paz e amor, e guie sempre seus passos pelo caminho da felicidade. Parabéns e fique na paz de Deus.
Blog do professor Gil.











