- Professor Gil
- Deixar Comentário

O governador Carlos Brandão sancionou a Lei 11.904/2023, originária do Projeto de Lei nº 55/2023, de autoria dos deputados estaduais Rodrigo Lago, Rildo Amaral, Janaína Ramos e Antônio Pereira, que concede a Imperatriz o título de “Segunda Capital Maranhense”.
Além do título honorífico, a lei prevê a realização, anualmente, entre os dias 1º e 7 de março, da ‘Semana Estadual Imperatriz Segunda Capital Maranhense’. O objetivo é incentivar os poderes públicos a promoverem ações na Região Tocantina, reunindo os 17 municípios.
A Lei celebra, ainda, o momento histórico em que os Poderes Executivo e Legislativo estaduais realizaram atos no município, nos dias 3 e 4 de março de 2023.
A Região Tocantina agora terá um olhar especial dos poderes públicos estaduais porque a Lei que foi sancionada nos obriga a permanecer vendo Imperatriz por sua importância e por sua história”, disse Rodrigo Lago.
Imperatriz está localizada na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, com população estimada em 259.980 habitantes (dados do IBGE), em 2021. É o segundo município mais populoso do estado. A cidade se estende pela margem direita do rio Tocantins, atravessada pela rodovia Belém-Brasília, situando-se na divisa com o estado do Tocantins.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Nesta sexta-feira (24), infelizmente, tivemos a confirmação de mais três casos de meningite viral em São Luís, chegando a um total de quatro casos na capital maranhense.
A confirmação veio através de uma Nota da Secretaria de Saúde de São Luís. A Semus ressaltou ainda que apenas um dos infectados segue internado. Veja abaixo.
“A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, até o momento, foram confirmados quatro casos de Meningite Viral, e ressalta que destes, apenas um segue internado em rede privada recebendo acompanhamento.
A Semus comunica ainda que a referência para os atendimentos são as unidades de urgência e emergência da rede pública, tanto municipal (Socorrão I e II; Unidades Mistas e Pronto Socorro) quanto estadual, e em caso de suspeita deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Em 2022, foram registrados quatro óbitos, enquanto, neste ano, não houve nenhum óbito por Meningite Viral”, diz a Nota da Semus.
O paciente, que segue internado e não teve o nome e nem idade divulgadas, é um aluno do 6° ano do Ensino Fundamental da escola particular SESI. A escola suspendeu as aulas temporariamente.
A meningite mais grave é a bacteriana, mas a meningite viral também pode levar ao óbito e ambas podem ocasionar um surto da doença.
É aguardar, conferir e principalmente monitorar.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Câmara Municipal de São Luís foi invadida por um criminoso, na madrugada desta sexta-feira, 24. O suspeito conseguiu driblar a segurança da casa e furtou quatro notebooks.
O indivíduo teria entrado na Câmara após arrombar a janela do gabinete de um vereador, e então se dirigiu até o o plenário, onde estavam os equipamentos.
Segundo a assessoria da Câmara Municipal, o sistema de monitoramento da casa registrou a ação criminosa, e a polícia já trabalha com as imagens para tentar prender os assaltante, que pode ter contado com auxílio de comparsas na cobertura.
Confira a nota da Câmara na íntegra
A Câmara Municipal de São Luís informa que na madrugada desta sexta-feira, 24, ladrões invadiram o Plenário Simão Estácio da Silveira e roubaram quatro notebooks que eram utilizados pelos vereadores durante as sessões ordinárias.
As câmeras do circuito interno de segurança registraram a ação. As imagens foram encaminhadas à polícia que já iniciou o processo de investigação e identificação dos suspeitos. (Jornal Pequeno)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), deverá retornar ao Brasil na semana que vem, mais precisamente na quinta-feira, 30 de março.
Inicialmente, o retorno de Bolsonaro foi confirmado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Nas redes sociais, Valdemar anunciou a volta de Bolsonaro ao Brasil, após praticamente três meses nos Estados Unidos.
“Bolsonaro vai desembarcar em Brasília às 7h30. Ficamos no seu aguardo Capitão, para juntos lutarmos por um Brasil mais justo e livre”, destacou o presidente do PL.
Logo depois, foi o próprio Bolsonaro, em entrevista a uma emissora de TV, que confirmou seu retorno para o dia 30 de março.
“Está pré-marcado para dia 30 pousar em Brasília as 7h da manhã. Está quase certo. Voltar com atividade normal. Vou trabalhar com o Partido Liberal. Vamos andar pelo Brasil e fazer política. Afinal de contas, o PL é um grande partido. Nós temos como manter de pé essa bandeira do conservadorismo que levantamos ao longo de 4 anos”, afirmou Bolsonaro.
Curiosamente, quando Bolsonaro retornar ao Brasil, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará fora do país em viagem oficial à China. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) é quem estará respondendo pela Presidência da República.
É aguardar e conferir.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Por meio de seus advogados, o ex-presidente Jair Bolsonaro, entregou nesta sexta-feira (24), as joias e as armas que recebeu de presente da Arábia Saudita . “Armas presenteadas por governo estrangeiro a ex-autoridade brasileira foram devolvidas, serão periciadas e acauteladas para procedimentos posteriores”, informou pelo Twitter o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Em 2019, o ex-presidente ganhou de presente de representantes dos Emirados Árabes uma pistola e um fuzil.

Outro presente do governo saudita, dado em 2021, um estojo com um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, da marca suíça de diamantes Chopard, avaliados em R$ 500 mil, também foram desenvolvidas hoje em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
A devolução foi uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 15, o ministro Bruno Dantas, presidente da Corte determinou que o material fosse entregue na Secretaria-Geral da Presidência da República. Dantas lembrou que para um presente ser incorporado ao patrimônio privado de um presidente, ele deve ser classificado como item personalíssimo e ser de baixo valor.
O tribunal determinou que o conjunto de joias e o relógio avaliado em R$ 16,5 milhões que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retido pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 2021, também deve ser enviado à Caixa. Os artigos entraram no Brasil na mochila do assessor do então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia).
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Sou um desconhecido de mim mesmo.
Jamais pude vê meu próprio rosto a não ser pelos espelhos.
E quem o vê o que sabe sobre mim?
Do outro, nada sei.
Irracional.
O que há no lado oculto do cérebro?
Do que sou capaz no instante de fúria?
A mente humana é um completo mistério, guarda em um minúsculo espaço sentimentos e decisões de uma vida inteira.
Penso,
Falo,
Grito,
Mas só no silêncio consigo me ouvir,
Encontrar-me.
Então eu calo.
Sou um estranho.
Um estranho ao redor de coisas.
Um estranho ao redor de gente.
Coisas e gente desconhecida como eu.
Estrangeiro.
Em mim, certezas nunca fazem morada.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou o embarque à China após ser diagnosticado com pneumonia leve. Ontem (23) à noite, Lula passou por exames no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, após retornar de viagens que fez à Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (24), Lula permanece na residência oficial do Palácio da Alvorada e as reuniões com ministros que estavam previstas, no Palácio do Planalto, foram canceladas.
O embarque para a China estava previsto para este sábado (25) e, em publicação nas redes sociais, a Presidência confirmou que ele foi adiado para domingo (26).
“O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China.”, escreveu.
Agenda
O primeiro compromisso de Lula na China seria um encontro com empresários e agentes públicos sobre desenvolvimento sustentável, na segunda-feira (27), em Pequim. Já os principais eventos diplomáticos da viagem estão previstos para terça-feira (28), quando Lula terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
O dia 29 será dedicado a um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros.
No dia 30, o presidente Lula irá a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos Brics (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul). Na ocasião, a ex-presidenta Dilma Rousseff tomará posse no comando do banco.
Será a primeira viagem de Lula a um país asiático após assumir seu terceiro mandato. Mas a viagem à China é a terceira internacional de Lula após a posse no cargo; o presidente já foi à Argentina e aos Estados Unidos. A previsão do Ministério das Relações Exteriores é que pelo menos 20 acordos comerciais serão assinados durante a visita.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
As fortes chuvas que caem na região do Médio Mearim chegaram a inundar diversas ruas em Pedreiras em uma enchente que já considerada uma das maiores dos últimos anos.
De acordo com a Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social de Pedreiras, mais de 3.000 pessoas já foram atingidas pela enchente do Rio Mearim.









