- Professor Gil
- Deixar Comentário
As honrarias foram votadas e aprovadas por unanimidade, pelos Vereadores presentes.
15 Projetos de Decreto Legislativo (PDL), de autoria de vereadores, foram aprovados por unanimidade na sessão ordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira (27). As proposituras prestam homenagens a diversos munícipes, concedendo-lhes a honraria de Cidadão/ã Timbirense, “pelos relevantes serviços prestados ao município de Timbiras”. Os PDLs foram apreciados, no Plenário, com registros ao vivo pelas redes sociais do Blog do professor Gil.
Veja os homenageados e os autores de cada projeto:
– Raimundo Dias Carneiro Neto – Autor Vereador professor Manoel
– Paulo Vinicius Lima da Silva – Autor Vereador professor Manoel
– Dr. Pierre Julian Rodrigues Vieira Costa – Autor Vereador professor Junão
– Godofredo Cabral de Lucena Neto – Autor Vereador Junão
– Vagno Araújo Silva – Autor Vereador professor Junão
– Edna da Silva Rodrigues – Autora Vereadora Maria do Lezuí
– Anderson Monroe Brito Ribeiro – Autora Vereadora Maria do Lezuí
– Cláudio Ferreira Paz (Dr. Cláudio) – Autor Carlinhos do Bel
– Maria da Conceição Monteiro de Sousa Paz – Autor Carlinhos do Bel
– Gilserlane Silva Martins (professor Gil) – Autor Vereador professor Osmael
– Ana Gabriela Santos da Silva – Autor Vereador Alex Rocha
– Amarildo Sales de Almeida Filho – Autor Vereador Alex Rocha
– Dr. Marco Antonio Fonseca Borba Lima – Autor Vereador Alex Rocha
– Edna Gomes da Silva – Autor Vereador Alex Rocha
– Antonio Igor Sampaio – Autor Vereador Delion.
A “concessão de título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao Município” está prevista no Regimento Interno da Câmara e Lei Orgânica. Com a aprovação das proposituras, os respectivos Decretos Legislativos serão promulgados pelo presidente da Câmara Vereador professor Manoel, para posterior entrega aos homenageados. A Sessão Solene será no dia 05 de Abril (aniversário da cidade), às 9:00h da manhã.


- Professor Gil
- Deixar Comentário
Vereador professor Osmael (PSDB) apresentou a Indicação/parecer n° 010/23 da Comissão de Legislação e justiça a Moção n° 010/23 de autoria do Vereador, concedendo concessão de Título de Cidadão Timbirense ao Senhor Gilserlane Silva Martins, conhecido carinhosamente por todos como ‘professor Gil’, do Blog do professor Gil.
Vereador professor Osmael (PSDB)
“Todo mundo conhece a história desse grande guerreiro chamado ‘professor Gil,’ pai de Gil Júnior e Saullo Francisco, casado com uma Timbirense. A história dele na cidade fala tudo. Todos conhecem a sua história. Ele é uma pessoa que nasceu em Codó-MA, mas abraçou Timbiras como sua cidade de coração, um pai de família e uma cara dedicado ao social. Muitas vezes, vemos ele nas ruas, nos Blogs, sites, sempre brigando pela causa da cidade, em especial, das pessoas mais simples e humildes. Todo mundo sabe a sua história. É um cara que tem lutado pela Educação e por comunidades e que tem serviços prestados nessa cidade”, disse Vereador professor Osmael, que teve sua homenagem elogiada e aplaudida pela população Timbirense.
A concessão da honraria do Título de Cidadão Timbirense e concedido a pessoas não naturais do município, em reconhecimento aos serviços prestados em prol do crescimento e desenvolvimento da cidade e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente do Moto Club, deputado estadual Yglésio Moyses, saiu inconformado com a derrota do time nos pênaltis para o MAC na final do Campeonato Maranhense de Futebol de 2023.
Em postagens nas suas redes sociais, o dirigente afirmou que o árbitro favoreceu o adversário ao encerrar a partida aos 56min do segundo tempo, sendo sete minutos a mais do que estipulado nos acréscimos – que deveriam ser de apenas quatro minutos.
Em sua publicação, Yglésio destacou que a falta que originou o gol do Moto foi marcada aos 48min51s.
Na visão dele, o jogo deveria ter sido encerrado após a cobrança. Mas não foi. E o MAC acabou empatando, para, depois, vencer nos pênaltis.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Até o momento, 38 municípios do Maranhão decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas e enchentes, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
São 1.358 famílias desabrigadas e 2.954 desalojadas, ainda de acordo com a corporação. As equipes da Defesa Civil Estadual estão nas regiões afetadas, prestando auxílio às famílias e apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras.
De acordo com o CBMMA, seis mortes foram registradas em decorrências das chuvas intensas. A Defesa Civil continua monitorando a situação e os danos foram causados à população.
Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 5.450 cestas básicas; 900 garrafões de água e 600 colchões foram entregues.
Os restaurantes populares dos municípios atingidos vão ampliar a oferta de refeições no modelo híbrido (distribuição de quentinhas).
Veja a lista dos 38 municípios em situação de emergência:
Afonso Cunha
Alto Alegre
Arame
Barra do Corda
Barreirinhas
Boa Vista
Buriti
Buriticupu
Conceição do Lago Açu
Coroatá
Esperantinópolis
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Itaipava do Grajaú
Jenipapo dos Vieiras
Joselândia
Lago da Pedra
Mirinzal
Nina Rodrigues
Paço do Lumiar
Pedreiras
Pindaré-Mirim
Pinheiro
Poção de Pedra
Raposa
Santa Inês
Santa Luzia
Santo Antônio dos Lopes
São Benedito do Rio Preto
São João do Caru
São José de Ribamar
São Luís
São Luís Gonzaga
Trizidela
Tuntum
Viana
Zé Doca
Recursos federais
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, comunicou que irá disponibilizar R$ 3 milhões ao Maranhão, em auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas intensas, que tiveram sua situação de emergência decretada no dia 17 de março. Os recursos serão utilizados para aquisição de 2,6 mil cestas de alimentos, 5 mil colchões e 5 mil kits dormitório.
Fonte: Carlinhos Filho
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Maranhão Atlético Clube sagrou-se campeão maranhense de futebol 2023 ao derrotar o Moto na disputa de penalidades máximas, na tarde-noite deste domingo, 26, no estádio Castelão, em São Luís. O jogo teve um final emocionante. O Moto fez 1 a 0 nos acréscimos, numa cobrança de falta de Leo Silva, e o MAC empatou dois minutos depois, no último lance do jogo.
A final do “Maranhense” foi bastante prejudicada pelas fortes chuvas que caíram em São Luís nesta tarde. Em meio ao primeiro tempo, quando as chuvas estavam intensas, o jogo chegou a ser interrompido por alguns minutos, mas, por decisão da arbitragem, a decisão continuou, mesmo com o gramado encharcado.
No segundo tempo, o jogo seguiu com poucas chances de gol, mas nos acréscimos a partida ficou emocionante. O Moto fez um a zero com Leo Silva cobrando falta, aos 52 minutos, e aos 54 o MAC empatou, com Rafael.
Na disputa de pênaltis, vitória do MAC por 5 a 4. Moisés pegou o pênalti cobrado pelo jogador rubro-negro Jonas e confirmou o título Estadual. (Com informações O Informante
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Timbiras- De acordo com a crença católica a“Semana Caçadeira” diz respeito ao período que antecede a Semana Santa. Conforme a tradição recebe este nome por lembrar a perseguição a Jesus Cristo.
Os fiés católicos também aproveitam o período para comprar os alimentos necessários para período santo.
Historicamente esta semana se tornou um preparativo para a semana que marca a Morte de Cristo.
E os preparativos vão muito além do apenas adquirir alimentos, mas também de preparar tudo para a Semana Santa.
Nesta época do ano muitas pessoas adotam algum tipo de restrição alimentar, algumas fazem jejum, outras abandonam a carne vermelha e comem somente peixes em respeito a data.
A dona de casa Francisca Marques, ouvida pelo Blog do professor Gil, não abre mão de seguir a risca a tradição.“Pra minha família a alimentação da Semana Santa é sagrada, o peixe não pode faltar de jeito nenhum. É momento de reunir a família, estreitar ainda mais a nossa relação com Deus”, enfatizou.
Apesar da tradição não vivenciada em outras regiões do Brasil, para o período quaresmal e principalmente o que envolve a Semana Santa se tornam um bom momento para o exercício da fé cristã.
“Na semana caçadeira busca se preparar espiritualmente através da confissão. Entrar no clima de orações. Se prerarar para viver intensamente a Semana Santa. Buscar de fato a presença de Deus como Jesus no deserto”.
Tenha uma excelente semana com muitas caçadas.

Hoje, 27 às 19h 30, tem Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Timbiras. Sintam-se convidados a se fazerem presentes e após a Sessão teremos todo o resumo no Blog do professor Gil.





