- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Codó (CDL) lançou nesta quarta-feira (29) a Campanha Amor de Mãe. A diretoria da entidade recebeu em sua sede, no bairro centro da cidade, apoiadores e patrocinadores da campanha que tem como objetivo estimular as vendas no comércio. A campanha tem início nesta quinta-feira, dia 30 de março e irá até o dia 20 de maio.
Serão sete sorteios totalizando 20 mil reais em prêmios, que acontecerão no dia 20 de maio, mês em que se celebra o Dia das Mães. A campanha também irá contemplar com 300 reais cada vendedor dos cupons sorteados.
Para o presidente da CDL Codó, o empresário João dos Plásticos, a expectativa para a edição da campanha é a melhor possível, e tem por objetivo estimular a compra local, fortalecer o comércio e a economia do município, além de valorizar também o desempenho dos comerciários.

“Essa campanha é tradicional e temos uma forte e valiosa premiação, para presentear os consumidores e também estimular e valorizar os vendedores. É uma importante ferramenta de marketing, que proporciona aos consumidores um incentivo a mais para comprar os presentes de Dia das Mães nas lojas credenciadas. Vamos vender! E temos a certeza que o comércio de Codó terá vendas superiores as dos anos passados”, afirmou João dos Plásticos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O histórico de uma cidade é construído a partir de muitas lutas, trabalho e participação social de seus munícipes, e no caso da nossa Timbiras, não é deferente. Nossa cidade tem muito a comemorar nos seus 103 anos de emancipação política, lutas e desafios, neste próximo 05 de abril.
Tem na sua origem a chegada de algumas famílias portuguesas, italianas e outras pessoas que tiveram participação na origem e fundação do município, o que lhes confere o caráter de uma cidade que possuiu estrangeiros na sua fundação. A elevação da categoria de vila a cidade, teve influência de alguns políticos e governantes á época.
Ao longo desses 103 anos, Timbiras recebeu vários nomes como: Urubu, Porto dos Urubus, Monte Alegre até chegar ao atual nome: Timbiras, nome este que teria origem em uma tribo que, provavelmente teria habitado a região de localização do nosso município. O nome parece fazer jus ao nosso povo: um povo trabalhador, guerreiro e forte na sua caminhada.
De alguns anos pra cá, tem-se percebido um aumento territorial e urbano em função do aumento do número de residências, bem como o surgimento de novos bairros, tais como Horta e Vila Setenta, por exemplo. A existência dos novos Bairros Residenciais também explicam esse aumento territorial e urbano que, muito embora não represente desenvolvimento urbano, na sua conjuntura.
Com o passar dos anos, nosso município obteve progresso e avanço consideráveis em alguns aspectos, enquanto cidade, porém um pouco distante ainda do esperado, se comparado a outros municípios brasileiros, tantos em termos econômicos como sociais.
Em termos socioeconômicos, não possui bons números no PIB, não possui uma indústria para movimentar a economia local, mas conta com uma atual gestão pública municipal competente no trabalho que realiza, como forma de bem atender ao nosso povo timbirense, diante de suas necessidades e desafios socioeconômicos.
Dessa forma, Timbiras se consolida como uma cidade amada, de um povo hospitaleiro e lutador, que sonha a cada dia com um mundo melhor. Apesar dos seus aparentes e diversos problemas sociais existentes, o povo timbirense acredita em dias melhores, mesmo diante das incertezas de um moderno, globalizado e capitalista.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Hoje é um dia especial para nossa querida cidade de Timbiras, pois registramos e parabenizamos o nosso Professor Gil pela passagem do seu aniversário.
Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria.
Desejamos força e entusiasmo para superar eventuais obstáculos da vida para que possa implementar os mais importantes projetos para o futuro.
Continue fazendo o bem, e respeitando a todos (as), sempre pautado na humildade e na força de vontade de fazer o bem de forma ética e humana.
Que Deus ilumine seus caminhos, para que, prossiga na trilha do bem, trabalhando cada vez mais em prol da nossa terra e da nossa gente, como vem fazendo dia após dia.
Parabéns Professor Gil pelo belo trabalho desenvolvido em nossa cidade. É um exemplo de homem, pai, esposo, amigo e grande líder.
Que Deus sempre lhe dê sabedoria, vida longa e muitos motivos para comemorar hoje e sempre.
Muita saúde, amor, paz, fé, esperança, alegrias e prosperidade!
Feliz aniversário, Professor!
Uma homenagem da sua esposa, família, amigos e a população de Timbiras.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Os Advogados Dr. Gilberto Martins e Dr. Klismã Soares OAB Goiás, especialistas em direito da família, trabalho e previdenciário, parabeniza professor Gil pela passagem do seu aniversário.
Parabéns professor Gil!!
Não podia deixar de enviar uma mensagem de aniversário ao meu querido irmão e amigo neste dia em que completa mais um ano de vida.
Quero lhe dizer que sinto uma enorme admiração por você e pelo trabalho que desempenha. O rigor e o profissionalismo são as palavras pelas quais rege o exercício da sua atividade. É um profissional exemplar. Que o sucesso acompanhe sempre, bem como a alegria, o amor e a saúde. É um prazer contar com a amizade de alguém tão dedicado e talentoso. Espero que tenha um grande dia de aniversário. Que Deus a recompense pelo que faz pelos outros!
Um forte abraço de parabéns!
- Professor Gil
- Deixar Comentário
É do conhecimento de todos que a educação pública no país ainda rasteja em busca da tão sonhada qualidade do ensino.
São muitos os problemas enraizados no processo educacional da escola pública e grande parte deles oriundos de questões sociais de difíceis soluções.
O trajeto da educação infantil até o ensino médio é um gargalo provocado pela evasão escolar, basta observarmos o número de matrículas nas séries iniciais em comparação com o final da educação básica.
O novo ensino médio surgiu como promessa de tornar o ensino mais interessante na tentativa de reduzir o abandono da escola.
Na prática, a realidade tem se demonstrado diferente.
Além de não atrair a atenção do aluno, o modelo imposto provocou uma queda ainda mais acentuada na qualidade do ensino, uma vez que reduziu o acesso a áreas importantes do conhecimento, como a química, a física, a biologia, a história e a filosofia, entre muitas muitas outras.
Os moldes do novo ensino médio, camuflado de protagonismo, empurra o aluno para o sub-emprego e para os degraus debaixo da disputa por um lugar na sociedade.
Penso ser urgente uma discussão ampla a respeito do tema para que as já alargadas lacunas sociais não sejam ainda mais ampliadas diante de um fracasso anunciado.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O empresário Aprígio, da empresa Frigo Aprígio, realizou no último domingo, dia 26 de março, a 1ª Cavalgada em comemoração aos seus 15 anos de atividades. A saída foi no Mariano Lopes no bairro Anjo da Guarda, na entrada da cidade de Timbiras, com participação do cantor Magno Silva, acompanhando a Cavalgada.
A Chegada foi com muita festa no Frigo Aprígio no centro de Timbiras, após a Cavalgada, e o show continuo com Magno Silva para os vaqueiros e amazonas, além dos amantes da vaquejada que participaram. Além de celebrar 15º anos de atividades, o empresário e proprietário do Frigo Aprígio comemorou o prêmio de empresa destaque na categoria Frigorífico pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Publicidade (EMBRAPP), que realizou mais uma edição do prêmio Marcas e Talentos.
O Frigo Aprígio garantiu o 1° lugar na pesquisa de preferência e simpatia pública na categoria Frigorífico. O objetivo da premiação é identificar e divulgar para os consumidores as empresas e os profissionais que vem se destacando e desenvolvendo melhor trabalho em sua respectiva área, em atendimento e qualidade de produtos e serviços.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Dr. Suelson Sales explica as mudanças da Nova Lei da Laqueadura.
A Lei nº. 14.443/2022 que entrou em vigor em março de 2023, é nova Lei da Laqueadura, que substitui a Lei 9.263/1996. A nova Lei trouxe importantes mudanças na área de planejamento familiar, como por exemplo, ela dispensa o consentimento do cônjuge para autorizar a laqueadura em mulheres e vasectomia em homens, que são métodos de esterilização cirúrgica.
São pelo menos quatro as principais diferenças e mudanças entre a antiga Lei da Laqueadura (Lei nº 9.263 de 12 de janeiro de 1996) e a nova Lei da Laqueadura (Lei 14.443/2022), são elas:
1. A nova Lei (Lei 14.443/2022) dispensa o consentimento do cônjuge para autorizar a laqueadura em mulheres e vasectomia em homens. Na antiga Lei era exigido a autorização do cônjuge ou companheiro (Lei nº 9.263/1996).
2. A nova Lei (Lei 14.443/2022) reduz para 21 anos a idade mínima para a realização dos procedimentos no país. Na antiga Lei (Lei nº 9.263/1996) a idade mínima era 25 anos de idade).
3. A nova Lei (Lei 14.443/2022), permite que a mulher solicite a laqueadura durante o período do parto, para ocorrer durante o ato cirúrgico, desde que manifeste à vontade com 60 dias de antecedência. Na antiga Lei (Lei nº 9.263/1996), era vedado a laqueadura após o parto.
4. A nova Lei (Lei 14.443/2022) a mulher não precisa ter filhos para realização da laqueadura. Na antiga Lei (Lei nº 9.263/1996) teria que ter no mínimo dois filhos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Presidente do Diretório Estadual do PT, Francimar Melo, cumprindo uma agenda regional esteve em Timbiras no último domingo, 26/03, quando participou de uma Roda de Conversa com representantes do Diretório Municipal e Núcleo Eleitoral no município. As exposições de temas relacionados ao atual cenário Nacional e Estadual, e as eleições municipais em 2024 foram a base do debate.
A conversa conduzida pelo Presidente do PT no Maranhão atualizou informações sobre as políticas públicas que o Governo Lula está retomando nas diversas áreas para a garantia de direitos básicos para a população mais vulnerável. Da mesma forma, os participantes trataram da definição política do PT em Timbiras como a articulação das pré – candidaturas para Prefeito, Vereadores e Vereadoras.
Após a conclusão do debate o Presidente do Diretório Municipal, Edivaldo Portácio conduziu a conversa com os representantes do Diretório Municipal e Núcleo Eleitoral sobre as pré candidaturas que já se apresentaram dentro do partido. Foram feitas avaliações de cenários sobre as candidaturas de oposição e as candidaturas ligadas ao atual Prefeito e, as condições para viabilizar a candidatura majoritária do PT.
O debate envolveu temas relacionados à organização de campanha e experiências anteriores para discutir os nomes de filiados e filiadas que se apresentaram como pré-candidatos/as. Os participantes passaram a discutir a pré-candidatura do Professor Valterli como a que está reunindo as melhores condições para representar o PT na eleição majoritária de 2024.
A partir de agora o PT parte para a organização interna e a ratificação de decisões para assegurar o partido como protagonista na disputa pela Prefeitura de Timbiras e assegurar vagas na Câmara de Vereadores. O Presidente do Diretório Municipal definiu a constituição de um grupo de trabalho para a organização das pré candidaturas e a gestão das campanhas do PT Municipal.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Paróquia de São Benedito, de Pedreiras, promove uma campanha para arrecadação de alimentos e outros itens para as famílias vítimas dos alagamentos e enchentes que atingiram o município.
O padre José Geraldo representante da Paróquia, convida todos os paroquianos a fazer um gesto concreto de solidariedade e levar alimentos e roupas para a Paróquia, relatou, o pe. José Geraldo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Os Vereadores aprovaram de forma unânime, o projeto de decreto legislativo que concede Título de cidadão Timbirense ao professor Gil. O documento apreciado na Sessão desta segunda-feira (27), foi de autoria do Vereador professor Osmael (PSDB).
O parecer / Moção 010/23, da Comissão Legislação e Justiça, após analisar de forma minuciosa e atenciosa a legislação e principalmente a lei orgânica do município, é justa a concessão do título de cidadão Timbirense ao professor Gil.
Vereador professor Osmael (PSDB), teve sua homenagem elogiada e aplaudida por toda a população Timbirense.





