- Professor Gil
- Deixar Comentário
Domingo histórico para o boxe brasileiro: a pugilista baiana Beatriz Ferreira, de 30 anos, faturou pela segunda vez na carreira o título mundial. Vice-campeã olímpica em Tóquio e atual número 1 no ranking mundial, a brasileira derrotou hoje (26) na final da categoria até 60 quilos a colombiana Angiel Paola Valdez Pana, em decisão unânime dos árbitros, em Nova Delhi (Índia). Bia Ferreira é a primeira pugilista do país a disputar três finais seguidas na competição: foi ouro em 2019 e ano passado ficou com a prata.

O desempenho do boxe feminino brasileiro no Mundial também é o melhor da história. Além da medalha de ouro, o país também subiu ao pódio nesta edição com Bárbara Santos, que levou o bronze nos 70 kg (categoria não-olímpica). Antes, a campanha mais exitosa do Brasil havia sido a do ano passado, quando Bia foi vice-campeã e a pernambucana Caroline Almeida levou o bronze nos 52 kg.
Na decisão do título nesta manhã, Bia Ferreira sobrou no ringue desde o primeiro round. A baiana, nascida em Salvador, começou mais agressiva: desferiu um golpe de esquerda e, na sequência, investiu mais três vezes contra a adversária. No segundo round, a colombiana esboçou uma reação, mas Bia soube se defender bem. O melhor momento da brasileira foi no início do terceiro round, quando encaixou um cruzado de esquerda, e depois seguiu na defensiva até o término da luta.
A vitória deste domingo (26), por decisão unânime dos juízes, foi a quarta consecutiva no Mundial. Antes de se classificar à final, Bia derrotou a australiana Danielle Scanlon na estreia, e depois derrotou a japonesa Tagachi Ayaka e, na semifinal, bateu a sul-coreana Oh Yeonj.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

As seis dezenas do concurso 2.577 da Mega-Sena foram sorteadas na noite desse sábado (25), no Espaço da Sorte, em São Paulo. Nenhuma aposta acertou os seis números: 12 – 18 – 22 – 31 – 44 – 50.

O prêmio de R$ 63.703.777, 84 acumulou. O valor estimado pela Caixa para o concurso 2.578 é R$ 75 milhões.
A quina registrou 123 acertadores; cada um vai receber R$ 46.928,10. Já a quadra teve 9.192 apostas vencedoras e vai pagar um prêmio individual de R$ 898,05.
O próximo concurso da Mega-Sena será na quarta-feira (29). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credencias pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Meus queridos leitores e leitoras, têm-me enviado os mais variados elogios e mensagens positivas nas últimas semanas em relação aos textos que tenho publicado, às partilhas, às respostas das mensagens que me enviam, aos emails, etc.
Não há recompensa maior que o reconhecimento daqueles a quem nos dedicamos. E é a você que dedico este espaço, esta parte do meu caminho, e o tanto que ainda há para fazer e que pretendo fazer por aqui.
Este sucesso só é possível com a vossa presença e ajuda!
Muitos foram-me mostrando diversas formas de carinhos. Mesmo sem conhecer pessoalmente a todos os nossos leitores que já ultrapassam 4,5 milhões de acessos, tenho um grande carinho e respeito por todos os que de forma direta, ou indireta, vão seguindo os passos que dou com todas as iniciativas, estudos, conquistas e reflexões dentro desta área.
Acima de um trabalho árduo, caminho por este percurso com grande dedicação e com um grande sentido de missão, que sei que me continuará a acompanhar, por isso, decidi publicar este texto para vos agradecer de coração.
É tão bom receber mensagens como esta:
“Gosto muito dos textos que você publica professor Gil.
Obrigada”
E como esta:
“Muito, muito obrigada pela sua atenção e disponibilidade.. obrigada mesmo pelo seu trabalho
Beijinho”
E como esta:
“Foi muito importante para mim conhecer-te.
Foi a primeira vez que falei com alguém que tem uma humildade fantástica”
E como esta:
Foi um prazer enorme lhe conhecer e irei continuar a seguir o seu blog!
Sou admirador confesso do seu trabalho.
Queridos leitores, mais uma vez, agradeço por estarem aqui comigo construindo esta história. Do primeiro artigo até hoje, tem sido um prazer fazer parte da sua rotina diária e tê-lo na minha, muitas novidades virão, inclusive em breve. Vamos juntos, porque juntos somos mais fortes.
Abraços professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Neste sábado (25), devido as chuvas fortes que seguem atingido todo o Maranhão, voltou a aumentar o número de municípios que estão em Estado de Emergência.
No primeiro decreto assinado pelo governador Carlos Brandão (PSB), a quantidade de municípios era de 20, mas na semana passada saltou para 33 e logo em seguida 36, aumentando em 16 cidades.
Agora, na nova atualização, o número de municípios chega a 49, conforme anunciou o próprio governador maranhense.
“Vamos decretar situação de emergência com acréscimo de novos municípios em razão das chuvas intensas no Maranhão. Com isso, chegamos a um total de 49 municípios. Seguiremos atendendo às mais de 31 mil famílias afetadas direta e indiretamente, e às mais de 5 mil desabrigadas”, destacou Brandão.
O Instituto Nacional de Meteorologia, neste sábado, emitiu dois alertas, laranja e amarelo, de perigo potencial de chuvas intensas para o Maranhão. Os avisos se entendem até o domingo (26).
O Corpo de Bombeiros afirmou que já chegamos a quase 1.400 famílias desabrigadas e outras 3 mil que estão desalojadas.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

O Cristo Redentor ficará às escuras neste sábado (25) por uma hora, entre as 20h30 e as 21h30, em apoio à Hora do Planeta 2023. A iniciativa é da organização não governamental (ONG) WWF para chamar a atenção sobre a emergência das crises do clima e da biodiversidade.

Em todo o mundo, a ONG convida indivíduos, comunidades e empresas para dedicar Uma Hora ao Planeta e ajudar a acumular o maior número possível de ações. A WWF Brasil é uma organização da sociedade civil que trabalha em defesa da vida e faz parte de uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza.
O Cristo Redentor participa da iniciativa, que visa criar, neste ano, a maior campanha ambiental popular do mundo. O momento é celebrado todos os anos por milhões de pessoas em todos os países, servindo como poderoso alerta sobre a importância do planeta, a necessidade de protegê-lo e o pouco tempo que temos para fazer isso. “O Cristo Redentor convida todos a refletir sobre o que têm feito pelo meio ambiente, pela sociedade, pelo desenvolvimento sustentável e terá as luzes apagadas por uma hora nesta noite”, destaca o reitor do Cristo Redentor, Padre Omar.
No Brasil, qualquer pessoa pode participar da iniciativa e dedicar seu tempo à mobilização global. Para isso, basta cadastrar uma atividade no site da Hora do Planeta. “O nosso convite é para que as pessoas se organizem em suas comunidades e dediquem esses 60 minutos ao meio ambiente. Vale pensar em atividades presenciais ou online, individuais ou em grupo. O objetivo é mostrar que fazemos parte de um esforço global para chamar a atenção sobre a urgência de medidas para barrar a crise climática e reverter a queda da biodiversidade, que já afeta a vida de pessoas em todo o mundo”, diz Giselli Cavalcanti, analista de engajamento da WWF-Brasil.
A proposta este ano é acumular mais de 60 mil horas – o equivalente a sete anos de ação em apenas uma hora – a fim de ajudar a manter o ímpeto necessário para alcançar um mundo positivo para a natureza e as pessoas até 2030, daqui a apenas sete anos, e criar a maior Hora do Planeta. O Banco de Horas pelo Planeta já recebeu promessas de contribuição equivalentes a quase 52 mil horas, de pessoas de 137 países, incluindo Argentina, Colômbia, Suriname, Arábia Saudita, Camboja, Bulgária, França, Jamaica, Índia, Nepal, Romênia, China, Coreia do Sul e Bulgária. No Brasil, já foram cadastradas mais de 420 ações, entre elas atividades presenciais e virtuais de grupos locais dos Escoteiros nas cinco regiões, participação de empresas e ações em família. Escolas em todo o país planejam ações como a avaliação da pegada ecológica, mutirão de coleta de recicláveis e de conscientização sobre consumo de água e energia, entre outras.
“A Hora do Planeta tem sido uma das campanhas globais de conscientização pública sobre a crise da natureza mais bem-sucedidas nos últimos 17 anos, com desligamentos de monumentos reconhecidos globalmente, como a Torre Eiffel, na França, a Ópera de Sydney, na Austrália, e o monumento ao Cristo Redentor, no Brasil”, afirma Yves Calmette, diretor de comunicação de marca da Rede WWF Internacional e diretor global da Campanha Hora do Planeta. “Neste ano, queremos persuadir milhões de pessoas a mais a celebrar o planeta e desligar de maneira diferente. O ano de 2023 deve ser de mudança para alcançarmos metas positivas para a natureza, e precisamos que todos ajudem a acumular o maior número possível de horas. A Hora do Planeta é um movimento do qual todos podem fazer parte”, acrescentou Calmette.
Iniciativa
Nascida em Sydney, na Austrália, em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou o maior movimento de base do mundo pelo meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 190 países e territórios a realizar ações ambientais concretas. Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática e, mais recentemente, se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da natureza. O objetivo é criar um movimento imparável pela natureza, como ocorreu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Por orientações médicas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (25) que não vai mais viajar para a China neste fim de semana. O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas “com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data”.

Lula fez exames nesta quinta-feira (23) no Hospital Sírio Libanes, em Brasília, onde teve diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A e iniciou tratamento.
Segundo nota assinada pela médica Ana Helena Germoglio, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. A viagem já havia sido adiada deste sábado para o domingo, mas agora, não tem data para ocorrer.
O presidente Lula viajaria amanhã (26) para a China em busca da ampliação das relações comerciais entre os dois países. Na comitiva, estariam centenas de empresários, além de governadores, senadores, deputados e ministros.
Com o cancelamento da ida de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também cancelaram a visita ao país asiático neste momento.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Na manhã desta sexta-feira (24), o presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI), Yuri Corrêa, se reuniu com o gerente do Banco da Amazônia de Coroatá, Júnior Coelho, que foi conhecer as instalações do Parque de Exposições Walter Zaidan e conversar sobre opções de parceria, para disponibilizar financiamentos e linhas de crédito aos associados durante a ExpoCodó 2023.
“Mais uma importante parceria para atender o nosso associado, de buscar um financiamento, uma linha de crédito. Queremos oferecer mais essa opção, para atender o amigo produtor, o amigo pecuarista de Codó. Também conversando para formar uma parceria de tê-los aqui conosco na próxima ExpoCodó. Então esse é o trabalho que estamos fazendo, buscando facilitar a vida do nosso associado, consequentemente de todo pecuarista da nossa região”, comentou Yuri Corrêa.
“Estamos aqui hoje fazendo uma visita a Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru, ao Parque de Exposição de Codó, nosso amigo Yuri, propondo parcerias para o produtor da região, mostrando que o Banco da Amazônia está presente e que pode ser um grande parceiro do produtor que vai fazer essa alavancagem nos negócios dessa região e principalmente em um grande evento como a ExpoCodó”, concluiu Júnior Coelho.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou, nesta sexta-feira (24/3), que as armas que foram presenteadas por autoridades árabes ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) e foram incorporadas a seu acervo pessoal passarão por uma perícia e serão “acauteladas para procedimentos posteriores”.
Segundo a PF, o fuzil é da marca Caracol, modelo CAR 816, calibre 5,56. A pistola é da mesma marca, modelo 1911, calibre 9×19 mm. Antes de serem acauteladas no cofre, as armas serão periciadas.
A coluna de Igor Gadelha também apurou que os objetos serão transferidos para serem guardados em um cofre no Setor Policial, também na capital federal. (Metrópoles)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Câmara de São Luís prorrogou por mais dois anos a validade do concurso público que visa o provimento de cargos de nível superior e médio do quadro de servidores públicos no âmbito do legislativo municipal.
A prorrogação consta na Resolução Administrativa n.º 059/2023, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (24). De acordo com o documento, a prorrogação do concurso público será contada a partir do dia 7 de abril deste ano.
A extensão do prazo de validade do concurso foi tomada com base no inciso III do artigo 37 da Constituição Federal, considerando ainda os termos do inciso III do artigo 19 da Constituição Estadual, do inciso II do artigo 16 da Lei Orgânica Municipal e do artigo 9º da Resolução 016/2012 da Câmara Municipal de São Luís.
Realizado em 2019, este foi o primeiro concurso público que a Câmara promoveu para a admissão de novos servidores. Muitos desses profissionais já estão integrando a estrutura administrativa do parlamento municipal em diversos departamentos.






