- Professor Gil
- Deixar Comentário
Em homenagem ao Mês da Mulher, a OAB promoveu, nesta quarta-feira (22/03), diversos Atendimentos Jurídicos para as Mulheres Timbirenses. O evento foi realizado durante todo o dia, na sala de Atendimento do Fórum da Comarca de Timbiras, e contou com orientações jurídicas sobre todas as áreas, Cível, Penal, Previdenciária, Trabalhista, dentre outras.
O Blog do professor Gil conversou com a Drª. Rosicléia Soares, presidente da Comissão das Mulheres e das Advogadas e nos relatou sobre a programação deste mês de Março dedicado para homenagear as mulheres.
“Este foi um evento de grande importância para a classe, porque permitiu que as mulheres da OAB pudessem colaborar com outras mulheres que não tiveram a mesma oportunidade de vida, orientando-as juridicamente, independente da sua classe. Foi um trabalho voluntário muito dignificante”, comentou a Advogada Rosicléia ao falar para o Blog do professor Gil, sobre as atividades desenvolvida no encontro.
Para todas as mulheres que foram atendidas no evento, “o serviço foi importante, porque, por meio de um ato de solidariedade, reafirmou o direito de cidadão e trouxe diversos benefícios para a sociedade”: “A OAB está de parabéns. Minhas necessidades foram todas atendidas, desde a recepção até o atendimento com a advogada, que me orientou em relação ao meu a processo”.
Atualmente a OAB Subseção Codó conta com mais de 80 mulheres Advogadas, só em Timbiras são aproximadamente 15.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O juiz de entrância final, Rogério Pelegrini Tognon Rondon, tomou posse na manhã desta quarta (22), no cargo de juiz de direito da 3ª Vara Cível do Termo Judiciário de São José de Ribamar, da Comarca da Ilha de São Luís, onde foi titularizado.
A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente, em exercício, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Marcelino Chaves Everton, que parabenizou o magistrado.
Rogério Rondon ingressou na magistratura em 2001 e foi titularizado na Comarca de Poção de Pedra. Em seguida, passou pelas Comarcas de Esperantinópolis, Urbano Santos, Zé Doca, Açailândia e Codó até ser promovido para a Comarca da Ilha de São Luís, em 2017, permanecendo como juiz auxiliar até esta data. “O tempo como juiz auxiliar foi maravilhoso mas senti falta da gestão, que faz parte de nossa essência, de gerir uma unidade”, comentou.
Disse, ainda, que ao mesmo tempo que aumenta a responsabilidade, aumenta os desafios. “Vou dar toda a dedicação necessária com minha experiência de anos na magistratura, e fazer com que seja uma gestão eficiente e que consiga dar celeridade à prestação jurisdicional”, concluiu.
A leitura do termo de compromisso e posse foi feita pelo diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira. Estiveram presentes na solenidade, o juiz auxiliar da presidência José Nilo Ribeiro Filho e servidores.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O advogado Samuel Jorge anunciou nesta terça-feira (21), durante entrevista ao Programa Ponto Continuando da rádio 92.3, que assume a condição de pré-candidato a prefeito de Lago da Pedra, pois ele pretende transformar a realidade do município que vem sofrendo com o descaso do poder público local.
“Estou me colocando a disposição, pois amo Lago da Pedra. Tenho responsabilidade. E eu sei o caminho para mudar a realidade de nossa cidade”, declarou Samuel.
De acordo com o filho do saudoso ex-prefeito e deputado estadual Waldir Jorge, Lago da Pedra precisa ter a vocação de gerar empregos, principalmente nas áreas em que o município tem mais aptidão econômica que é a agricultura e a pecuária.
Samuel Jorge ainda defende a instalação de cursos de ensino superior como zootecnia, agronomia, medicina veterinária e outros através da UEMA.
Sobre sua relação com a classe política, Samuel declarou que possui o apoio de seis vereadores do município, dialoga com as demais forças e tem a certeza que terá o apoio do governador Carlos Brandão em 2024.
O Blog que tem uma boa amizade com o Advogado Samuel Jorge, deseja boa sorte ao amigo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Em mais uma reunião mediada pelo Ministério Público, o secretário de Educação, Felipe Camarão, apresentou uma nova proposta para por fim à greve dos professores que inclui novas progressões, titulações e reajuste de 11% (pago em 2x: com a 1ª retroativa a janeiro e a 2ª a partir de julho).
Essa é a 10ª reunião de negociação com a categoria, a 4ª proposta apresentada para o Sindicato dos Professores, que agora levará para os professores, em Assembleias.
“Temos muita confiança de que essa proposta será aceita e que daremos fim a essa greve”, afirmou Camarão.
Na mesa de negociação foram apresentadas, anteriormente, propostas de 8,67%, 10% e 11%. Vale ressaltar que a greve já foi declarada ilegal pela Justiça três vezes e determinado o bloqueio de R$ 1,8 milhão das contas do Sinproesemma.
Na reunião, Felipe reafirmou as três decisões judiciais declarando que a greve é ilegal e que o Maranhão paga acima do piso. Enfatizou, ainda, que o governador Carlos Brandão agiu no limite da disponibilidade financeira do estado, sempre pensando na valorização dos professores.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Ao se aproximar o Dia Mundial da Água, 22 de março, lembramo-nos que se trata de um exemplo de recurso imprescindível para a existência do ser humano no planeta terra, e que também passa pelo viés do consumismo e desperdício sob a ótica da economia, assim como outros produtos de consumo.
Na verdade, tudo passa pelo entendimento da existência da sociedade do consumismo, ou seja, uma sociedade que se encontra em uma etapa avançada de desenvolvimento industrial capitalista, onde a elevada produção de bens e serviços aumenta consequentemente o consumo massivo.
Por outro lado, as teorias econômicas e outros entes sociais e ambientais clamam pela existência das práticas de sustentabilidade, onde os indivíduos devam consumir de forma responsável e consciente, pensando nas gerações futuras e nos impactos causados na economia social e para o meio ambiente.
E quando o consumo massivo ocorre de forma exagerada e desorganizada, isso pode representar problemas de ordem econômica, social e política, a exemplo do desperdício, que representa perdas e faltas de alguns itens de consumo, impactando diretamente no preço, oferta/procura e disponibilidade desses itens no mercado.
Desta forma, a ótica econômica compreende que o consumo se caracteriza como uma prática comum e necessária no contexto de mercado (compra e venda), sendo que essa prática não deva gerar desperdício, pelo contrário, deve ajudar a movimentar a economia do mercado, contribuindo para o desenvolvimento de mercado, desenvolvimento social e do meio ambiente.
*Orlando de Lima Monteiro, possui formação em Tecnologia em Processos Gerenciais, Letras-Português/Inglês, Pedagogia, Gestão Pública e Educação Especial/Inclusiva; Técnico em Serviços Públicos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Foi divulgado, nesta terça-feira (21) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado está na página do programa. Os pré-selecionados têm até 30 de março para comprovar as informações da inscrição direto na instituição de ensino.

Para quem não for selecionado nas chamadas regulares, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar o interesse nos dias 5 e 6 de abril. A divulgação do resultado da lista de espera sai no dia 10 de abril e as matrículas serão realizadas entre 10 e 19 de abril.
O que é o Prouni
O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo – integrais e parciais (50%) – em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Para se inscrever é preciso que o candidato tenha feito uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no caso 2021 ou 2022, e tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas e não tenha tirado zero na redação.
Outras exigências são não ter tirado zero na redação e não ter participado do Enem na condição de treineiro. No caso de o participante ter feito as duas últimas edições do Enem, será considerado aquele com a melhor média de notas.
Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil com a GO Associados, divulgado nesta segunda-feira (20), sobre as desigualdades sanitárias em cidades brasileiras analisou os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira, e faz um ranking com base nos serviços oferecidos e em indicadores de eficiência.
A capital maranhense, São Luís está na 15ª posição no ranking das 20 PIORES quando o assunto é saneamento básico.
O levantamento levou em conta cidades em que quase todos os moradores têm acesso a água potável e coleta de esgoto, além de baixo desperdício e altos níveis de investimento em obras de saneamento e também municípios em que metade da água tratada é perdida por conta de tubulações antigas e “gatos” e em que apenas três a cada dez moradores têm acesso a coleta de esgoto.
O documento considera os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2021.
Lista das 20 piores cidades:
Macapá (AP)
Marabá (PA)
Porto Velho (RO)
Santarém (PA)
São Gonçalo (RJ)
Belém (PA)
Rio Branco (AC)
Maceió (AL)
Várzea Grande (MT)
Ananindeua (PA)
Duque de Caxias (RJ)
São João de Meriti (RJ)
Gravataí (RS)
Jaboatão dos Guararapes (PE)
São Luís (MA)
Belford Roxo (RJ)
Pelotas (RS)
Manaus (AM)
Cariacica (ES)
Caucaia (CE)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
No primeiro mandato como deputado federal, Fábio Macedo (Podemos), vem chamando atenção e sendo um dos grandes destaques da Câmara Federal e não só entre a bancada maranhense, mas a nível nacional. Eleito líder do Podemos, o parlamentar maranhense faz parte do Conselho Político da Coalizão de Lula e por conta disso vai integrar a comitiva do presidente à China, que só terá a presença de outros dois maranhenses.
O destaque de Fábio Macedo o credenciou para garantir duas Secretarias no governo Carlos Brandão – Esportes com Naldir Lopes e Ciência e Tecnologia com Natássia Weba.
Em Brasília, Fábio Macedo já é tratado como um dos principais interlocutores do governo do Maranhão com o governo federal, tanto que a esposa Lorena Macedo é subsecretária de Representação Institucional em Brasília e tem um papel ativo nos diálogos entre os governos.
Fábio Macedo mostra força política entre os 513 deputados federais, mesmo sendo ainda novato no Congresso Nacional. Diante desse destaque, ele pode ser um dos principais personagens na montagem de candidaturas majoritárias para a disputa eleitoral de 2024 no Maranhão, inclusive na capital, São Luís.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), irá assumir de forma interina o governo do estado.
Com a viagem do governador Carlos Brandão à China, a convite do presidente Lula, o comando do Palácio dos Leões ficará cargo de Camarão no período de 26 e 31 de março.
Felipe Camarão assumindo o governo, a secretaria de Educação será dirigida pelo secretário adjunto, Anderson Lindoso.
Lula convidou governadores de Estado para o acompanharem na viagem oficial à China, no final de março. Ao menos três governadores já foram chamados: o do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); o do Ceará, Elmano de Freitas (PT); e o da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Os três governadores do nordeste foram convidados em razão de seus estados serem alvos de possíveis negócios com a China. No Maranhão, por exemplo, os chineses têm interesse em uma refinaria.





