- Professor Gil
- Deixar Comentário

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta segunda-feira (20) a parcela de março do Bolsa Família. Essa será a primeira parcela com o adicional de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos.

Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 669,93.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,1 milhões de famílias, com gasto de R$ 14 bilhões. Com a revisão do cadastro, que eliminou principalmente famílias constituídas de uma única pessoa, 1,48 milhão de beneficiários foram excluídos do Bolsa Família e 694,2 mil famílias foram incluídas, das quais 335,7 mil com crianças de até 6 anos.
Desde o início do ano, o programa social voltou a se chamar Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.
O pagamento do adicional de R$ 150 está começando neste mês, após um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a fim de eliminar fraudes. Em junho, começará o pagamento do adicional de R$ 50 por gestante, por criança de 7 a 12 anos e por adolescente de 12 a 18 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Auxílio Gás
Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em abril.
Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Neste domingo, 19, atuando em regime de plantão devido à situação de calamidade pública, a Prefeitura de Santa Inês por meio da Comissão Especial de apoio às famílias vítimas de alagamentos, iniciou a entrega de cestas básicas nas casas das famílias já cadastradas.
O próprio prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, participou da entrega das cestas básicas neste domingo. No sábado (18), Felipe dos Pneus já havia doado os seus salários de março e abril para ajudar as vítimas dos alagamentos causados pelas fortes chuvas no município.
“Neste domingo, as equipes vão entregar cestas básicas e outros donativos nas casas das famílias já cadastradas. Também vamos avançar o cadastro na zona rural. Há equipe de plantão na assistência social fazendo novos cadastros. Estamos enfrentando dias desafiadores. Mas temos ciência que estamos com a mão no arado e jamais vamos olhar pra trás. Estamos levando alimentos para as famílias vítimas de alagamentos cadastraras pela Comissão Especial . Juntos vamos superar!”, afirmou o prefeito.
Cerca de 150 famílias que moram nos pontos mais críticos já foram cadastradas. Essas famílias recebem neste domingo, além de cestas básicas, colchões, roupas e outros donativos.
Como forma de acelerar o mapeamento de todas as famílias vítimas das fortes chuvas dos últimos dias, a Secretaria de Desenvolvimento Social está com equipe de plantão na sede da secretaria para fazer o cadastro. De acordo com a Comissão Especial, o cadastramento também segue na zona rural.
No momento, 38 famílias estão acolhidas no ponto de apoio às vítimas. Além de todo o suporte assistencial e de saúde, as famílias receberam doação de brinquedos para as crianças.
Simultaneamente ao mutirão de assistência social, equipes trabalham na desobstrução dos boeiros que ficaram entupidos pelas fortes enxurradas, que acabaram assoreando vários pontos. Até a noite deste sábado, 18, a Prefeitura já havia desobstruído 15 pontos.
TEXTO ENVIADO AO BLOG DO PROFESSOR GIL.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Moto Club é campeão do Segundo Turno do Maranhense 2023. Com a vitória diante do MAC na tarde deste domingo (19) no Estádio Castelão em São Luís na disputa, o time rubro-negro irá decidir com o próprio Maranhão Atlético Clube o título 2023 do Estadual.
Com isso, o “Papão” do Norte poderá conquistar novamente o título Maranhense de futebol da primeira divisão após 5 anos, já que o último aconteceu em 2018.
As datas da decisão do Campeonato Maranhense serão nos dias 22 e 26 deste mês, conforme determinou previamente a FMF em Ofício encaminhado ao Imirante Esporte há alguns dias.
Já o MAC perdeu, ainda que temporariamente segundo os seus próprios torcedores, a chance de faturar já neste domingo (19) a sua 15ª taça da história Quadricolor.
Com isso, o time terá que jogar mais duas partidas diante do próprio Moto, sem qualquer tipo de vantagem, a não ser o fato de que poderá escolher o mando de campo do segundo jogo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Neste fim de semana, atividades sísmicas foram sentidas na cidade de Itapecuru-Mirim, no Maranhão.
No entanto, a Defesa Civil do Maranhão descartou a possibilidade de risco para os maranhenses e que o episódio aconteceu por conta de um terremoto ocorrido no Equador e que alcançou outros países.
No sábado (18), um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Equador e, infelizmente, ocasionou a morte de 13 pessoas (foto acima). O tremor de terra provocou estragos também no Peru, onde uma morte foi confirmada.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, tranquilizou a população após as atividades sísmicas em Itapecuru.
“Informo que, conforme o monitoramento da Defesa Civil, as atividades sísmicas sentidas em Itapecuru-Mirim foram provavelmente apenas ressonância do tremor ocorrido no Equador, sem riscos ao Maranhão, devido sua intensidade fraca. Nossas equipes seguem acompanhando a situação”, afirmou o governador.
É aguardar e conferir, mas pelo menos, por enquanto, sem grande preocupação.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Três políticos maranhenses já estão confirmados na comitiva do presidente Lula na viagem à China, que ocorre entre os dias 20 e 30 de março. Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão, Eliziane Gama (PSD), senadora e Fábio Macedo (Podemos), deputado federal, a principio são os que estão incluídos, mas essa lista pode aumentar.
Brandão vai encabeçar a lista de governadores que ainda contará Elmano de Freitas (PT) do Ceará e Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia. Todos os três estados possuem tratativas de de possíveis negócios com a China. No Maranhão, por exemplo, os chineses têm interesse em uma refinaria.
Eliziane Gama entrou na lista dos sete senadores escolhidos, que é encabeçada por Rodrigo Pacheco – PSD/MG – Presidente do Senado Federal e Renan Calheiros – MDB/AL – Presidente da Comissão Relações Exteriores.
Já Fábio Macedo vai por conta de condição de líder do Podemos, todas as lideranças de partidos e blocos estão integrando a comitiva.
Segundo o Itamaraty também estão previstas reuniões do presidente brasileiro com o premiê chinês, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
“Serão tratados temas da ampla pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudança climática e paz e segurança mundial. Em Xangai, o presidente Lula visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em nota.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Com a promessa de dar prioridade para brasileiros e com atuação de outros profissionais da área de saúde como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais nas equipes, o Ministério da Saúde vai retomar o antigo programa Mais Médicos. Rebatizado de Mais Saúde para o Brasil, o programa será lançado na próxima segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Além de ampliar o número de profissionais na saúde, [o programa] vai trabalhar para melhorar o SUS com investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, ampliando o atendimento no Brasil”, comemorou pelo Twitter o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, neste sábado (18).
Na mesma publicação, Pimenta lembrou que o programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff, “chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. “O desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS”, acrescentou. No novo formato, a expectativa é que sejam anunciados incentivos de permanência dos profissionais nos municípios.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma reunião em Caxias nesta sexta-feira (17), serviu para movimentar os bastidores e causar especulações de todos os tipos na política local.- Professor Gil
- 1 Comentário

E se ao menos hoje o tempo caminhasse para trás.
Se a luz da lamparina confrontasse os olhos fixos nas telas luminosas.
Se o cheiro de mato verde ainda fosse o tempero dos dias.
Tempo cruel,
Manhãs infantis de domingo.
Rodas de conversas.
Pai , mãe
Para nunca mais.
A palavra mais dura seguida de um “sim senhor”
Colo, refúgio nas noites de medo.
Fogareiro, brasa, almoço posto a mesa.
O sol adentrando na janela.
La fora, os dias apressavam-se sem eu perceber,
Faceiramente, um após o outro, e mais outro.
A fotografia esbranquiçada na parede me diz,
Tempos que não voltam mais.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Na noite deste domingo (19), às 18h (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta o Vasco pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca no estádio do Maracanã. Como venceu na ida por 3 a 2, o Mengão pode empatar no fim de semana que garante vaga na grande decisão do torneio.
Sendo assim, por sua importância, o duelo teve seu futuro lido pelo vidente Vitor Pinheiro, que divulga suas previsões em seu canal no YouTube, chamado ‘Bola Astral’. De acordo com Pinheiro, o time de Vitor Pereira não terá dificuldades para se classificar diante de um de seus maiores rivais.
“O Flamengo já abre com uma carta excelente, que é a carta do presente, número 17. Depois vieram as cartas 6, 22, 2 e por fim 15, a carta dos bons acontecimentos. Minha gente, está muito claro para mim aqui que a classificação para a final do Campeonato Carioca é do Flamengo. Além disso, provavelmente o Fla irá vencer este jogo novamente”, disse o vidente.
Por fim, Vitor contou que Vasco terá problemas de expulsões contra o Flamengo
“O Vasco vem com as cartas de número 5 e 30. Olha, o Vasco aqui apresenta uma situação de algum problema com algum jogador mais velho. Um problema de expulsão com algum atleta mais velho neste jogo. Como carta central veio a ‘surpresa inesperada’. Além disso, vieram as cartas 35 e 20. O Vasco está com esse problema que disse para vocês. Me parece o Vasco parado, estagnado dentro de campo”, finalizou.
No último jogo que se enfrentaram, o Mengo derrotou o Vasco por 3 a 2 com gols de Arrascaeta, Pedro e Fabrício Bruno. Por outro lado, Gabriel Pec e Alex Teixeira descontaram para o rival.
CÂMARA MUNICIPAL!!




