- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março.
Esta é uma data religiosa que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. São José, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.
São José é conhecido também como José de Nazaré, José, o Carpinteiro e São José Operário, por causa da sua profissão, informação que podemos obter na Bíblia. Por esse motivo, no feriado do Dia do Trabalho – 1º de maio, é celebrado o Dia de São José Operário.
São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de Patrono Universal da Igreja Católica. Em Portugal, o Dia dos Pais é celebrado no dia de São José.
19 de março – feriado
O dia 19 de março, Dia de São José, é feriado estadual no Amapá, pela Lei nº 667 de 16/04/2002. O santo também é padroeiro do Ceará e as leis de alguns municípios declaram a data feriado, como é o caso de Fortaleza com a Lei nº lei 8.796 de 09/12/2003.
Outras cidades brasileiras que apresentam São José como padroeiro e declaram o dia 19 de março feriado são:
- São José dos Pinhais – Paraná: Lei nº 1, de 19 de abril de 1951.
- São José – Santa Catarina: Lei nº 2302, de 28 de agosto de 1991.
- São José das Missões – Rio Grande do Sul: Lei nº 44, de 25 de novembro de 1993.
- São José dos Campos – São Paulo: Lei 2.096, de 30 de novembro de 2012.
História de São José
De acordo com a Bíblia, José era noivo de Maria, e por ser um homem justo foi escolhido para ser o pai terreno de Jesus.
Para tanto, um anjo apareceu em sonhos para que ele não rejeitasse Maria, uma vez que ela apareceria grávida apesar de não ter tido relações com José. O filho de Maria era Jesus, o Filho de Deus.
Quando Jesus estava perto de nascer, José e Maria tiveram que viajar para Belém a fim de fazerem o recenseamento, conforme tinha sido obrigado pelo governo romano.
Os locais para dormir estavam cheios e José teve que passar a noite numa gruta com Maria, onde nasceu Jesus.
Ainda de acordo com a Bíblia, José esteve presente na criação de Jesus e sustentou sua família com o seu trabalho de carpinteiro.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O deputado licenciado Othelino Neto, ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual Secretário de Estado da Representação Institucional do Maranhão em Brasília, usou as redes socias para mandar um duro recado a um ex-colega de parlamento.
“Para garantir o emprego, após insucesso recente nas urnas, não precisa atacar as gestões anteriores da Assembleia. Ainda mais quando em algum momento se fez parte dela. Cada uma…”, alfinetou Othelino.
De acordo com que o blog apurou, trata-se de um deputado estadual não reeleito(ficou na terceira suplência) e que recentemente assumiu um cargo no estado graças à Mobilização do poderoso e influente avô e de um pedido do presidente da República.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Com um discurso forte e mostrando que o Novo está se formatando para oferecer a população maranhense, uma proposta de mudança de verdade, o presidente do diretório estadual Leonardo Arruda, conclamou os maranhenses a fazerem parte do partido que fará oposição responsável e de verdade ao atual Governo do Maranhão. “O Novo é um partido do mais alto intelectual ao sertanejo mais humilde”, afirmou ao deixar claro que o partido será a casa de todos que desejarem a mudança no estado.
Na visão de Leonardo Arruda, o Maranhão vive parado em um discurso de atraso e os governantes que assumem o poder, nada fazem para mudar a realidade. “Nós temos um exemplo em Minas Gerais que é possível mudar, usar o dinheiro público para o que deve ser realmente utilizado”, declarou o presidente do Novo.
A fala ocorreu durante o Encontro de Filiados e Novos Filiados do partido, que recebeu neste sábado (18), a filiação de 30 novos membros, dentre eles do ex-prefeito de São Pedro do Crente, Lahesio Bonfim.
O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, que esteve presente no evento, anunciou as mudanças internas, que vão se adequar com a realidade necessário para tornar o partido mais forte. A partir de agora será usado os juros do fundo partidário, o que garantirá um repasse mensal de R$600 mil aos diretórios estaduais para que usem em ações de conscientização da população, fazendo com que a mensagem do Novo chegue mais longe.
Todas essas mudanças estão sendo preparadas para que em 2024 e 2026, o Novo venha bem mais forte para disputa eleitoral. No Maranhão, por exemplo, Imperatriz terá uma candidatura própria e o provável nome será do empresário Glaucio Serafim, outras cidades também vão ter postulantes majoritários na disputa.
Visita do presidenciável
Ao longo do sábado (18), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu com a imprensa, políticos e empresários para passar a sua mensagem e lembrou que é possível fazer muito com o pouco, e que dinheiro público deve ser para o povo e não para o bolso dos governantes.
“Eu moro de aluguel, tenho uma diarista que vai duas vezes por semana, os setes aviões que o governo de Minas Gerais tinha, eu destinei para a Segurança e a Saúde“, afirmou Zema ao deixar claro que a classe política precisa mudar e muito mais, que a população saiba escolher melhor seus representantes.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Fruto de emenda parlamentar do senador Weverton ( PDT-MA), foi entregue nesta sexta-feira(17) em Timon mais um carro para o Conselho Tutelar. Com este já são 83 carros entregues a vários municípios a partir de destinação de emenda do senador. A entrega foi realizada durante a inauguração da nova instalação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A prefeita de Timon, Dinair Veloso agradeceu ao senador Weverton pela destinação de emenda para aquisição do veículo.
“Agradecemos ao senador Weverton pela sensibilidade e cuidado ao direcionar emenda para aquisição deste veículo que em muito vai ajudar o trabalho no Conselho Tutelar” , disse Dinair Veloso.
O senador Weverton, que não pôde estar presente, enviou mensagem destacando a importância deste veículo no trabalho fundamental realizado pelos conselheiros.
“ Chegamos à marca de 83 carros entregues para os conselhos tutelares de vários municípios. Sabemos a importância de apoiar o trabalho dos conselheiros tutelares, que precisam de estrutura para desempenhar melhor suas funções de proteger jovens e crianças”, destacou Weverton.
Arame, Água Doce, Fortaleza dos Nogueiras, Codó, Satubinha, Mirador, Bernardo do Mearim, Pinheiro, Colinas, Santa Luzia do Paruá, Montes Altos e porto Franco, são alguns dos municípios que já receberam carros para o Conselho Tutelar.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Em busca de uma vaga na final do Campeonato Carioca, Fluminense e Volta Redonda se enfrentam, a partir das 16h (horário de Brasília) deste sábado (18) no estádio do Maracanã, na partida de volta da semifinal da competição.
Após perder de 2 a 1 no jogo de ida da semifinal, no Estádio Raulino de Oliveira no último domingo (12), o Fluminense chega ao confronto precisando de uma vitória simples para alcançar a quarta final seguida e buscar o bicampeonato estadual. Por ter sido campeão da Taça Guanabara, o Tricolor das Laranjeiras tem vantagem no mata-mata do Cariocão.
O lateral direito Samuel Xavier afirmou, em entrevista coletiva concedida na última quinta-feira (16), que a equipe do Fluminense entra em campo com o objetivo de vencer e avançar: “Estamos focados para alcançar a final. Esse é o nosso objetivo, respeitando muito a equipe do Volta Redonda. Porém, estamos pensando em passar para a final e buscar do título”.
Para este jogo decisivo, o técnico Fernando Diniz não poderá contar com os lesionados Manoel, Jorge e Gustavo Apis. Quem também está fora é o atacante William Bigode, que se envolveu em uma polêmica de fraude financeira. Já Felipe Melo, que cumpriu suspensão no jogo de ida, estará disponível. Assim, a equipe das Laranjeiras deve ir a campo com: Fábio; Samuel Xavier, David Braz, Nino e Alexsander; André, Martinelli e Ganso; Jhon Arias, Keno e Germán Cano.
Já o Volta Redonda chega embalado após garantir a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil ao eliminar o Atlético-GO na disputa de pênaltis. Na busca de seu primeiro título estadual, o Esquadrão de Aço aposta principalmente no bom retrospecto diante do Fluminense. Além do jogo de ida, também venceu a partida válida pela sexta rodada da Taça Guanabara, por 1 a 0. Além disso, o Aurinegro do Vale venceu quatro dos últimos cinco confrontos com o Tricolor.
Curiosamente, a principal arma Volta Redonda (que tem o melhor ataque do Estadual com 29 gols) é um futuro jogador do Fluminense: o atacante Lelê, artilheiro do Campeonato Carioca com 14 gols marcados. O jogador tem pré-contrato assinado para reforçar o Tricolor das Laranjeiras após o término do Estadual.
Neste sábado o Volta Redonda entra no gramado sem desfalques, o que permite que o técnico Rogério Corrêa use força máxima: Jefferson; Iury, Alix Vinícius, Daniel Felipe e Ricardo Sena; Bruno Barra, Dudu e Luciano Naninho; Luizinho, Pedrinho e Lelê.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), assinou decreto colocando 20 municípios maranhenses em Estado de Emergência por conta das fortes chuvas.
Brandão deixa claro no decreto que a “situação de anormalidade” é válida somente para as áreas comprovadamente afetadas pelas fortes chuvas.
O decreto autoriza aos órgãos públicos estaduais a prestarem apoio suplementar técnico operacional e financeiro aos municípios atingidos.
Veja abaixo a relação dos vinte municípios que foram alcançados pelo decreto do governador Carlos Brandão.
Alto Alegre do Pindaré, Afonso Cunha, Barreirinhas, Buriti, Coroatá, Esperantinópolis, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Poção de Pedras, Santa Inês, Santa Luzia, Santo Antônio dos Lopes, São João do Caru, Tuntum, Trizidela do Vale e Zé Doca,
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Depois que terminam, as enchentes deixam um cansativo trabalho para os moradores que se deparam com casas tomadas de lama e sujeira. Além de exaustiva, a limpeza pode ser perigosa, alerta um guia elaborado por entidades como o Conselho Federal de Química e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla). Em formato de cartilha, as orientações constituem um passo a passo que pode evitar contaminação com alimentos e acidentes com produtos de limpeza.

Com dicas de especialistas, cartilha é gratuita e mostra o modo correto de limpar a casa após enchentes – Divulgação/Abipla
A cartilha pode ser baixada gratuitamente na página da Abipla na internet. As orientações se dividem em dois grupos: “passos para a volta para casa” e “evite vetores e pragas urbanos”. Também integraram o trabalho a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) e o Sindicato das Empresas de Controle de Vetores e Pragas (Sindprag).
Antes de qualquer coisa, os especialistas ressaltam que é preciso receber a confirmação das autoridades de que é possível voltar para casa, sem que haja riscos de deslizamentos, desabamentos e novos temporais. O primeiro passo é esperar a água baixar e verificar se a casa não foi interditada pela Defesa Civil.
Conselheiro do CFQ e membro da Câmara Técnica de Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ubiracir Lima, explica que os riscos envolvidos na volta para casa são principalmente dois: ser contaminado durante a higienização da casa e ser eletrocutado por fiações elétricas em curto. O guia orienta a cuidar do primeiro grupo e alerta que é importante que a eletricidade da residência esteja desligada na hora da limpeza.
“A água contaminada traz muitos riscos à saúde. Os dois exemplos clássicos são a leptospirose e a hepatite. E o material que está na casa, sejam móveis, colchões e alimentos podem ser contaminados por essa água”, explica Ubiracir.
Durante o trabalho de remoção da lama e água acumulados na casa, é preciso proteger-se com todos os meios possíveis, como máscaras, luvas e galochas. Se esses meios não estiverem disponíveis, sacos plásticos são uma alternativa para a proteção dos calçados e das mãos do contato imediato com a água e a lama possivelmente contaminadas.
Não às misturas caseiras
Outro risco enfatizado pela cartilha é o uso de misturas caseiras de produtos de limpeza, que podem inclusive produzir gases tóxicos e possivelmente letais.
“É muito comum ter informações de internet e influenciadores ensinando a fazer misturas, com a alegação de que vai aumentar a potência dos produtos ou que vai gerar economia. O risco é muito alto. Pode-se fazer uma mistura que explode ou gera gases muito perigosos que podem levar ao óbito ou a irritações de mucosas das vias respiratórias e olhos”, alerta. “O cidadão deve buscar produtos regularizados na Anvisa.”
A cartilha lembra que os produtos de limpeza devem ser usados de acordo com as orientações presentes nas embalagens e nunca devem ser misturados. Caso não haja recursos para a compra de saneantes e desinfetantes, a água sanitária é uma alternativa, mas é preciso usá-la de acordo com as orientações: duas colheres de sopa para cada litro de água no caso da limpeza de superfícies e uma colher de sopa para cada litro de água no caso de frutas, legumes e verduras que não tiveram contato com água ou lama da chuva. Todos os alimentos que tiveram contato com a sujeira devem ser descartados.
O diretor executivo da Abipla, Paulo Engler, ressalta que é preciso ter muito cuidado com o uso de água sanitária. “É um produto que tem que saber usar na formulação correta, no volume certo, e exatamente como está no rótulo do produto”, afirma Engler, que acrescenta que, além do risco de intoxicação, há possibilidade de misturas anularem o efeito dos produtos de limpeza.
“A mistura, na maioria das vezes, não é eficiente. Muitas vezes, ela anula a composição química, o que se imagina ser algo que vai melhorar a higienização, mas muito pelo contrário. Um elemento pode anular o outro. O produto de limpeza que é vendido no mercado e está homologado pela Anvisa, ele de fato higieniza, de fato desinfecta e deixa o ambiente limpo.”
Caixa d’água
Engler pede ainda muita atenção aos locais de armazenamento de água, como caixas d’água, cisternas e poços. Nos dois últimos casos, é necessária a análise laboratorial de um especialista para garantir que a água ainda é própria para consumo. No caso das caixas d’água, são necessários o esvaziamento e a limpeza com água e sabão neutro. Depois, a recomendação é encher novamente, adicionar duas colheres de água sanitária para cada litro e deixar em repouso por 30 minutos. Por último, a caixa d’água deve ser lavada abundantemente com água potável antes de ser enchida pela água que será consumida.
“Se houve uma inundação, mesmo que ela esteja no alto, nossa recomendação é que se esvazie a caixa d’água. O essencial é lavar antes de encher novamente”, explica. Segundo Engler, vetores e pragas que se deslocam durante uma enchente podem alcançar a caixa d’água mesmo que ela esteja no telhado.
Além de disponibilizar a cartilha na internet, a Abipla pretende oferecê-la a secretarias de Educação, para que cheguem até as escolas até meados de abril. A associação também tem um guia com informações básicas sobre produtos de limpeza, detalhando os cuidados necessários para usá-los.








