6 de Janeiro; Dia da gratidão: uma data voltada ao ato de agradecer – Bruna Alvim 

 

Neste dia 6 de janeiro é comemorado o dia da gratidão no Brasil. Gratidão é o ato de agradecer por coisas boas. Em seu significado literal, trata-se da qualidade de quem é grato.

 

Vice-prefeito de Timbiras, Neguinho das Flores passa por crise política.

Com impopularidade bastante acentuada, sem grupo político virando uma situação de descalabro na vida pública. Nesse ponto, já é público e notório que o Vice-prefeito de Timbiras, Neguinho das Flores, está vivendo o que se chama de “inferno astral” neste seu segundo governo como Vice-prefeito não teve postura firme para se desvincular do desgastado prefeito Borba, que é um velho conhecido da política timbirense por não cumprir acordos políticos, e os dois tanto Neguinho, quanto o prefeito Borba, tem índice alarmante no quesito reprovação perante a população.

Por mais que ainda não estejam tão bem organizados, os principais líderes da oposição estão “batendo cabeça” esse é o tom nos bastidores. É notório ainda a crise entre o vice e o prefeito de Timbiras, com isso, vem estourando crises na gestão Borba evoluindo para um desgoverno jamais visto na história de Timbiras.

Outro detalhe nesse particular de “fogo amigo”. É que, quando se fala no Neguinho das Flores que está dando sustentação ao projeto de sucessão do prefeito Borba no município, uma parte considerável desses personagens são os primeiros a emitirem sinais que estão descontentes, com o governo, existem também duras críticas aos serviços prestados por alguns secretários que atrapalham o governo, isso é outra situação desconfortável que tudo indica está tirando o sono do prefeito Borba.

 

Como se sabe, existe intensa movimentação nos bastidores nesse sentido e se realmente ganhar força mesmo poderá ser o início de uma grande crise de desgaste do prefeito.

Como se não bastasse tudo isso e mais tantos outros dissabores e desencontros, Borba ainda tem que administrar uma crise interna no seu grupo político envolvendo a escolha  do seu sucessor.

 

Problemas na gestão e no seu grupo político, o prefeito Borba senão fazer uma mini-reforma urgente corre o risco de ter o ano de 2024 bastante desgastante… É aguardar e conferir de fato.

 

Por Elis Radmann

Elis Radmann

 

O título desse artigo reflete o clamor popular! A população está cansada de promessas vãs, de palavras vazias, de se sentir enganada.

 

As eleições ativam sentimentos dicotômicos na população, que se constituem em ciclos de esperança e frustração. O eleitor, cada vez mais cético e descrente com a política, deposita a sua esperança na pessoa de um candidato, vota “tentando” acreditar! Após o pleito, conforme as promessas não são cumpridas, começa a nova jornada de decepção, de frustração que vai consolidando a ideia de que os políticos são todos iguais, que prometem e não cumprem.

 

O eleitor consegue indicar um remédio, aparentemente simples, para essa lógica perversa: a criação de uma lei que obrigasse o candidato a cumprir o que prometeu. Os eleitores acreditam que esse ciclo vicioso não será quebrado, “pois os políticos não irão fazer uma lei que os prejudique”.

 

Na ausência de uma lei que estabeleça um compromisso entre a promessa e a realidade, muitos candidatos tentam convencer os eleitores oferecendo a sua palavra pessoal, a sua credibilidade, e alguns candidatos terceirizam essa responsabilidade para a sua equipe de marketing, esperando que os comerciais de TV consigam persuadir o eleitor a acreditar “no candidato dos sonhos”.

 

Cada vez que um gestor “não cumpre o que prometeu” e não dá explicação para os seus eleitores, acaba semeando mais desesperança e ampliando a percepção de que os políticos não prestam, ampliando a ojeriza e a negação com a política.

 

Com a pandemia, as frases das ruas são as seguintes: “o que era ruim ficou pior”, e “nem era para ter eleição nesse momento”. A esse contexto, soma-se um cenário de precarização dos serviços públicos. Há uma lentidão do sistema, que se amplia com o trabalho remoto e com os vários decretos restritivos. E a paciência e a tolerância do eleitor também está menor, haja visto que a precarização financeira e emocional está dentro de sua casa. O mesmo está tendo que administrar todos os novos dilemas oriundos desse “novo normal”.

 

Significa dizer que o eleitor está “arisco”, não quer saber de candidato que oferece o que não é possível ou o que não é necessário nesse momento de pandemia.

 

As pesquisas realizadas pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião identificaram os principais anseios dos eleitores em relação às possíveis promessas os candidatos:

 

1) Discurso sem politiquês = o eleitor não quer ouvir clichês, discurso tradicional. “Se eu for eleito vou fazer mais um posto de saúde”, “se eu for eleito vou acabar com as filas nos postos”. O eleitor quer um candidato que entenda o seu dilema, saiba os problemas da cidade e saiba como resolver.

 

2) Não quer propostas que resultem em perdas = o eleitor fica muito decepcionado quando percebe que levou uma “rasteira”, que o político deu uma “volta” para chegar no mesmo lugar. Nas últimas eleições alguns candidatos começaram a fazer promessas que exigiram a retirada de conquistas da população. Os eleitores não querem um candidato que diga que irá ampliar o atendimento de um posto de saúde e depois, sem verba, fecha um posto de saúde de outro bairro para cumprir a sua promessa.

 

A expectativa dos eleitores é por planos de governo factíveis na atual realidade e candidatos que sejam sinceros com o que podem ou não fazer!

 

Elis Radmann

Elis Radmann é cientista social e política. Fundou o IPO – Instituto Pesquisas de Opinião em 1996 e tem a ciência como vocação e formação. Socióloga (MTB 721), obteve o Bacharel em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem especialização em Ciência Política pela mesma instituição. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Elis é conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e Conselheira de Desburocratização e Empreendedorismo no Governo do Rio Grande do Sul. Coordenou a execução da pesquisa EPICOVID-19 no Estado. Tem coluna publicada semanalmente em vários portais de notícias e jornais do RS. E-mail para contato: elis@ipo.inf.br

 

 

 

A lenda Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol, morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, nesta sexta-feira (5). A informação foi confirmada pela assessoria do ex-jogador. Zagallo é uma das maiores lendas do futebol.

 

Veja a seguir a nota de pesar publicada nas redes sociais do ex-jogador:

 

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

 

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

 

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa.”

 

Carreira

 

Zagallo nasceu em Atalaia (AL) e foi para o Rio de Janeiro logo aos 8 meses de vida. Foi morar na Tijuca, bairro da Zona Norte com o qual desenvolveu uma relação próxima durante toda a vida.

 

Das peladas no Maracanã – antes mesmo da inauguração do estádio –, Zagallo passou pelas categorias de base do América, que tinha sede na Tijuca, antes de ir para o Flamengo.

 

Aos 18 anos, foi convocado para servir o Exército e deu início à sua relação com copas do mundo. Começou com um revés. Fez a segurança das arquibancadas do Maracanã na derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950. Foi testemunha, portanto, do fatídico Maracanazzo.

 

Tornou-se tornando profissional como ponta-esquerda e foi tricampeão carioca pelo Flamengo, de 1953 a 1955.

 

Em 1958, conquistou junto com a seleção brasileira a primeira Copa do Mundo da história do país, com direito a gol na final contra a Suécia (5 a 2). Era apelidado de Formiguinha, por correr muito e ajudar na marcação do meio-campo – algo raro para atacantes à época.

 

Quatro anos depois, já como atleta campeão pelo Botafogo, foi bicampeão mundial com a seleção como jogador na Copa da 62.

 

Em 1964, se aposenta como jogador e começa a carreira de treinador, começando pelo Botafogo.

 

Meses antes da Copa de 70, assume a seleção no lugar de João Saldanha. Acabou comandando Pelé e companhia para o tricampeonato mundial. Para muitos, foi a melhor seleção de todos os tempos.

 

O tetra veio em 1994. Como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira, Zagallo participou da campanha na Copa dos Estados Unidos.

 

Por pouco, não foi penta: como técnico da seleção, chegou à final da Copa de 1998, mas a equipe foi derrotada pela França de Zidane.

 

O visual do Zagallo treinador de 1998, aliás, foi o escolhido para a homenagem no Museu da Seleção, na sede da CBF, no Rio. No ano passado, o Velho Lobo foi conferir – e aprovou – seu boneco de cera (veja no vídeo abaixo). “Tá bom demais (…) Quer trocar comigo?”, brincou. “Jamais pensei em poder bater um papo com o Zagallo.”

 

Zagallo ainda foi treinador no Rio dos outros três times grandes (Flamengo, Vasco e Fluminense) e do Bangu, além das seleções de Kwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita – onde também comandou o Al Hilal, o atual time de Neymar.

 

‘Vão ter que me engolir!’

 

Em 1997, ao vencer a Copa América, Zagallo disparou uma de suas frases célebres, em ataque aos críticos da seleção: “Vocês vão ter que me engolir”.

 

As brincadeiras com o número 13 eram rotineiras. Quando tinha a oportunidade de citar uma frase com 13 letras, não perdia a chance.

 

“Brasil campeão tem 13 letras, e Argentina vice também”, bradou ao vencer nos pênaltis os rivais na final da Copa América de 2004.

 

Também usou a contagem para incentivar a população a tomar vacina contra a Covid em 2021: “Dose de reforço tem 13 letras”.

 

“O 13 veio aliado à minha esposa, quer era devota de Santo Antônio [celebrado em 13 de junho], sinônimo de fé”, dizia.

 

Treze também foi o dia em que se casou com a mulher, Alcina, que também fazia aniversário no dia 13. Também é “31” ao contrário – ano de nascimento de Zagallo.

Zagallo eterno tem 13 letras.

Diego Emir.

 

 

Juiz João Francisco Rocha, respondendo pelo Plantão Judiciário Cível da Comarca da Ilha de São Luís, determinou nesta sexta-feira, 5, que a Caema restabeleça o fornecimento de água de órgãos da Prefeitura de São Luís.

Os cortes foram feitos na quarta-feira, 3. O órgão estadual alega que o Município tem dívidas da ordem de R$ 170 milhões.

 

Na sua decisão, o magistrado aponta as unidades da prefeitura que devem ter a água religada:

Secretaria Municipal da Fazenda – SEMFAZ

Procuradoria-Geral do Município – PGM

Central de Licitações – CPL

Secretaria Municipal de Cultura – SECULT

Secretaria Municipal de Desportos e Lazer – SEMDEL

Gabinete da Vice-Prefeita – GAVIC

Fundação Municipal de Patrimônio Histórico – FUMPH

Galeria Trapiche

A prefeitura alega que os cortes foram realizados enquanto ainda estavam em andamento negociações para a quitação do débito.

“Aduz que estava em andamento uma tentativa de celebração de acordo entre as partes dentro do processo judicial no 0845256-13.2019.8.10.0001 ajuizado pela CAEMA em face do Município de São Luís, no qual se pleiteia o pagamento das faturas de consumo pelos serviços de fornecimento de água e gestão do esgotamento sanitário em seus prédios públicos desde o ano de 2009 até 2019, no valor de R$ 72.478.077,14 (setenta e dois milhões quatrocentos e setenta e oito mil, setenta e sete reais e quatorze centavos)”, diz o magistrado ao relatar o carro.

O restabelecimento deve ser realizado em até 24 horas.

 

Foto Reprodução

 

Apesar de o Ministério Público do Maranhão (MPMA) abolir a gastança de dinheiro público com shows nacionais de alto custo em vários municípios do estado, a gestão da prefeita Dirce Prazeres decidiu peitar o órgão e contratou os artistas Zé Vaqueiro e Taty Girl para animar as festividades do aniversário do município, que acontecerão no próximo dia 15 de janeiro.

 

Os dois artistas receberão, juntos, R$ 450 mil pelos seus shows, sendo R$ 300 mil para o cantor de “Te amar, te amar” e R$ 150 mil para “a Barbie do forró”. Os acordos foram feitos sem licitação, por meio da inexigibilidade, que é um recurso legal, mas que pode ser questionado pelo MPMA.

 

Em 2023, o órgão acabou com a “festa” de muitos municípios do interior do estado, impedindo que eles usassem verbas públicas para esse tipo de evento, especialmente em tempos de crise econômica e social.

 

Agora, é com o Ministério Público…

 

As contratações constam no Portal da Transparência da Prefeitura de Lima Campos:

 

“É um risco muito grande para os moradores dessa região, a ponte ” destaca Professor Osmael durante a visita

O vereador Professor Osmael (PSDB) visitou as comunidades Bacabeira, e Lagoa Preta, zona rural de Timbiras, nesta nesta quinta-feira (4/01), onde ouviu as demandas dos moradores relacionadas à infraestrutura e se comprometeu a buscar soluções para os problemas identificados.

O chamado para a ação do vereador veio dos próprios moradores, que explicaram a razão da solicitação: “O problema nessa ponte persiste há anos.

 

Durante a visita, o vereador Professor Osmael assumiu um compromisso com os moradores da comunidade, prometendo encaminhar a solicitação ao órgão responsável por meio de um requerimento.

 

O vereador Professor Manoel (PDT), acompanhou nesta sexta-feira (5), ao lado do Prefeito Borba e do Secretário Paulo Vinicius e demais autoridades, o início das obras de asfaltamento no Bairro Anjo da Guarda. O bairro está sendo beneficiado com pavimentação, contemplando ruas e avenidas do Anjo da Guarda.

 

O vereador Professor Manoel destacou o início das obras no Anjo da Guarda. “Fico muito feliz em ver um trabalho como esse evoluindo em toda a nossa cidade. A chegada desse asfalto é muito esperada por todos os moradores, além de valorizar a comunidade, esse benefício contribui na qualidade de vida, na saúde e também fortalecerá o comércio aqui no Anjo da Guarda  e mais mobilidade urbana ”, finalizou o parlamentar.

 

As obras começaram nesta sexta-feira (5), após o prefeito Borba assinar a ordem de serviço em solenidade realizada no bairro, com a presença de moradores e autoridades.

 

“Os dias de poeira, no verão, e os de lama, no inverno, acabaram, porque vamos asfaltar as ruas do Anjo da Guarda. Estamos trazendo para esta região muito mais que pavimentação, estamos proporcionando mais qualidade vida, mobilidade e segurança para quem mora e trafega no bairro”, disse o prefeito Borba.

 

“Esta é mais uma etapa do programa de Asfalto , que o prefeito Borba tem levado a diversos bairros da cidade, sempre seguindo os padrões de qualidade e durabilidade”, destacou o secretário municipal Paulo Vinicius.

 

“Há muito tempo havíamos esperado por esse momento, de ter o asfalto na nossa rua, de ter uma qualidade de vida melhor. Essa poeira deixava todo mundo doente e esse asfalto vai trazer qualidade de vida para todos nós”, declarou a estudante, Lene.

 

2024 vai ser um ano de grandes conquistas, revela Paulo Vinicius.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade