- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um vereador revoltado arrombou a porta da Câmara Municipal de Marajá do Sena, no interior do Maranhão, na manhã desta sexta-feira, 22.
A Casa está de recesso, mas, segundo ele, o parlamento é do povo e deve ficar aberto.
O parlamentar foi identificado como “Facadinha”, e faz parte da oposição local.
Com informações Blog do Gilberto Léda.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A efemeridade é uma das principais características das sociedades atuais.
O tempo social é consumido com demasiada velocidade.
Tudo nasce e envelhece com rapidez.
Da música ao fato.
Da arte à informação.
Nada é feito para durar.
O brinquedo perde a fantasia quando deixa as prateleiras e chega as mãos da criança.
Até mesmo os sentimentos tornaram-se descartáveis.
As atrocidades da guerra transmitidas em tempo real contorcem as mentes por instantes até se adequarem a paisagem anestesiada desafiando a sensibilidade humana de absorver tamanha intensidade.
Morre aos poucos a cultura.
A história é contada e esquecida na mesma velocidade.
A efemeridade das coisas e dos seres, dos fatos e dos sentimentos haverão de tornar a existência humana um breve esquecimento.
Tempos modernos.
Já não se mede as profundidades, basta tocar as superfícies.
Não há tempo para entender as essências, as aparências bastam para o agora.
Haverá um tempo em que a humanidade irá abdicar até mesmo do pensamento, deixando que as máquinas pensem pelos homens.
As civilizações haverão de deixar de existir como tempo e história.
A efemeridade será não mais somente uma característica, mas a própria essência.
Restará apenas as máquinas, agora pensantes, moldando o futuro.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
É tempo de renovar e de viver em paz. Feliz Natal!
Mais um Natal se aproxima e mais um ano chega ao fim… É tempo de renovar as nossas esperanças, agradecer a Deus por todas as bençãos recebidas e por tudo que passamos durante o ano que está se findando… é tempo de acreditar em um futuro melhor e que 2024 será de muitas bençãos e realizações.
Que as dificuldades passadas nos sejam acrescentadas como experiências e lições de vida, afim de que os próximos problemas sejam solucionados com mais determinação e sabedoria e que todas as lutas que passamos, sejam vistas como bons ideais e incentivos para que continuemos a caminhar com mais firmeza a cada passo, sem nunca perder a fé e a esperança, em Deus.
Que o espírito de natal encha cada coração de luz e harmonia e que o amor prevaleça sobre todas as coisas, e encontre moradia em todos os corações. Feliz Natal!!
Gláucia Silva da Costa
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o país. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado.
Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país. Atualmente, a data é feriado apenas em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 deverá ser observada em todo o território nacional.
Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O vereador João Elinaldo da Luz Lucena, (PCdoB) anunciou sua pré-candidatura para a prefeitura de cidade de Itapecuru durante discurso em sessão da Câmara dos Vereadores realizada na quinta-feira (21).
“Humildemente, a toda população de Itapecuru, a cada amigo e amiga, quero deixar registrado presidente aqui, com toda humildade, a minha pré-candidatura à prefeito dessa cidade”, anunciou o parlamentar.
Empresário de um grupo do ramo da construção civil, Hélio Lucena, como é bastante conhecido, foi eleito vereador em 2020. Ele tem trabalho reconhecido e ganhou notoriedade após conseguir a estrada do tingidor onde liga mais de 42 comunidades, também conseguiu levar ambulância, entre outras demandas que beneficiam diretamente a população do município.
“Eu não tenho dúvida que ano que vem vai começar um novo projeto. Projeto mais difícil ainda, mas não impossível onde eu quero aqui também convidar essa casa a fazer parte do nosso projeto”, destacou.
Com essa declaração, a eleição da cidade de Itapecuru deve ser polarizada entre o grupo de Hélio Lucena, que é oposição ao prefeito Benedito Coroba (PSB).
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Fundo Eleitoral para as eleições municipais do próximo ano pode chegar a quase R$ 5 bilhões, decidiu o relator do Orçamento de 2024, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), ao entregar seu parecer final para a Lei Orçamentária Anual (LOA) nesta quarta-feira, 20. A reunião para a votação do relatório foi adiada para esta quinta-feira, 21, e está marcada para o meio-dia.
Segundo o relator, a diferença de R$ 4 bilhões entre o valor originalmente proposto pelo governo e o novo montante será tirada de reservas das emendas de bancadas estaduais.
A medida faz com que não seja necessário tirar verbas dos ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, como mostrado pelo Estadão, a retirada do valor das emendas para engordar o “fundão” tem sido motivo de briga no Congresso. As críticas são principalmente de estados pequenos, que terão menos recursos para aplicar em obras locais.
A maior fatia do fundão em 2024 será destinada ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e do relator do parecer que aumenta o valor do Fundo Eleitoral.
O valor reservado pelo governo para as campanhas no Orçamento de 2024 era de R$ 939,3 milhões, até a proposta que abriu caminho para o aumento de 428% ser aprovada em novembro na Comissão Mista de Orçamentos (CMO) do Congresso Nacional.
Dessa forma, o fundo eleitoral para a campanha de prefeitos e vereadores será o mesmo que bancou as eleições presidenciais de 2022, o que representa mais do que o dobro das últimas eleições municipais, em 2020, de R$ 2 bilhões.
Mas o parecer de Motta gerou impasses por outro tema: o corte de R$ 17 bilhões nas despesas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2024. Após a divulgação do relatório, o governo entrou em campo para evitar o corte no PAC e chamou o relator no Planalto.
O deputado disse em entrevista coletiva que acatará modificações propostas pelo governo. Ficou combinado que o governo tentará encontrar saídas para evitar o corte. Se a proposta não for votada nesta quinta, há mais uma reunião marcada para sexta-feira, 22, na Comissão, última do ano antes do recesso parlamentar. (Estadão)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Lêda Mendes a Princesinha do Maranhão
Uma menina sonhadora e cheio de talento para apresentar ao mundo. Lêda Mendes é puro carisma e energia positiva, que agora vêm se descobrindo na música. A jovem timbirense, tem como objetivo maior levar alegria às pessoas.
O interesse pela música começou desde a sua infância, e passou a cantar nas resenhas de família e amigos. Já teve o privilégio de cantar ao lado de Nando Lima e sonha com fé em Deus, aos poucos expandir seu talento musical. Revela Lêda Mendes ao Blog do Professor Gil.
A jovem talentosa já pensa numa próxima apresentação com um repertório do jeito que a galera gosta “Ela ama música e tem todo o nosso apoio, afinal, o nosso objetivo é vê-la feliz”, comentou uma amiga.
E nós estamos só no aguardo, acompanhando e emanando boas energias à esse talento da nossa terra. Quer conhecer mais sobre o Lêda Mendes? Siga ela no Instagram @Ledamendesnaughty
Com informações e imagens enviadas ao Blog do Professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
deputado federal Jadyel Silva Alencar
O deputado federal Jadyel Silva Alencar, o Jadyel da Jupi (PV-PI), foi condenado à prisão por 90 dias pelo juiz Paulo Roberto Barros, da 1ª Vara de Família de Teresina, por não pagar a pensão alimentícia de seus dois filhos, menores de idade. O parlamentar, no entanto, ainda tem uma chance de evitar a prisão, se quitar a dívida em até 18 dias.
A decisão judicial foi proferida na terça-feira, 19, após o Ministério Público concordar com o pedido de prisão preventiva feito pela mãe das crianças, que alega que o deputado não cumpre a obrigação alimentar desde maio deste ano. O valor da dívida será calculado pela Justiça, com base no que foi determinado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, que reduziu o montante devido pelo deputado de R$ 86 mil para R$ 30 mil.
O parlamentar, por sua vez, afirma que já pagou parte da pensão, e que sua única fonte de renda é o salário que recebe como parlamentar. Ele também diz que forneceu alimentos diretamente aos filhos, em agosto e setembro, e que se compromete a pagar os valores restantes assim que receber o seu salário e o 13º salário, nesta sexta-feira, 22. Ele ainda se diz à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos, respeitando o sigilo dos processos.
O juiz Paulo Roberto Barros, no entanto, não aceitou as justificativas do deputado, e considerou que ele é inadimplente e que não cumpre a obrigação alimentar que lhe foi imposta. O magistrado também destacou que o deputado ostenta um alto padrão de vida, e que sua folga financeira é de domínio público, dispensando outras provas. Além disso, o juiz negou o pedido do deputado para compensar os valores devidos com o fornecimento direto dos alimentos.
O mandado de prisão ainda não foi expedido, mas o deputado terá que pagar a dívida e apresentar o comprovante à Justiça em até 18 dias, sob pena de ser preso.
Informações Blog do Minard.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma pesquisa conduzida por cientistas franceses mostrou que jantar tarde pode aumentar o risco de sofrer um AVC ou miniAVC em até 28%. No estudo foram analisados diários alimentares mantidos pelos 100 mil participantes, entre 2009 e 2022, que acompanharam seus horários de refeições durante a semana e nos finais de semana.
Um terço das pessoas no estudo fizeram a refeição noturna antes das 20h, enquanto um terço do grupo comeu depois das 21h. Ao longo do estudo, ocorreram cerca de 2.000 casos de doenças cardiovasculares entre os participantes. Quando os pesquisadores analisaram os horários de jantar daqueles que sofreram de doenças cardiovasculares, notaram uma correlação assustadora.
Os participantes que jantaram mais tarde, depois das 21h, tiveram 28% mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral transitório ou um “miniAVC”, chamado ataque isquêmico, em comparação com as pessoas que comeram antes das 20h. Essa correlação foi mais observada nas mulheres. No entanto, são necessárias mais investigações para confirmar tais descobertas.
Conclusão
Os responsáveis pela pesquisa disseram que estudos em animais mostram aumento de açúcar no sangue e pressão arterial quando as refeições são feitas no final do dia. Jantar mais tarde, quando a pressão arterial está normalmente mais baixa, pode danificar os vasos sanguíneos ao longo do tempo e aumentar o risco de coágulos sanguíneos que levam a AVC e ataques cardíacos.
As pessoas no estudo que comeram depois das 21h não tiveram um risco aumentado de outros tipos de doenças vasculares, como ataques cardíacos, angina ou artérias bloqueadas em comparação com aquelas que comeram antes das 20h. O risco foi limitado a problemas cerebrovasculares, ou seja, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques isquêmicos.
MN
GARANTINDO MAIS SEGURANÇA PARA OS COMERCIANTES E PARA AS PESSOAS QUE IRÃO ÀS COMPRAS.





