- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Timbiras, que há mais de 20 anos participa da luta política por melhores oportunidades para os timbirenses, vem a público esclarecer que:
1. Foi surpreendido pela retirada da pré-candidatura do professor Walterli Lima, e da desistência da sua pré-candidatura a prefeito de Timbiras pelo PT, bem como sua desfiliação do Partido. Da mesma forma, da decisão do ex-vereador Mixirico.
2. Que a iniciativa de retirada de suas pré-candidaturas e desfiliações foram recebidas e prontamente informadas à Diretoria Executiva Municipal e às filiadas e aos filiados.
3. Democraticamente o Partido apresentou as pré-candidaturas do professor Walterli Lima a prefeito e de Mixirico a vereador, abrindo internamente o debate para a formação de alianças partidárias que permitissem a consolidação das pré- candidaturas majoritária e proporcionais, sempre pautado na conduta ética e ideológica que nos norteiam.
4. O Partido dos Trabalhadores (PT) respeita a decisão política do professor Walterli Lima e do ex-vereador Mixirico, bem como deseja aos valorosos e combativos companheiros sucesso na política municipal timbirense.
5. Manteremos diálogo com todas as correntes políticas locais para a construção de um nome genuinamente timbirense para a disputa do pleito eleitoral 2024. Reafirmamos: o PT terá candidatura própria para prefeito em 2024, e continuará no caminho da democracia e da justiça social.
Timbiras- MA. Em 21 de dezembro de 2023
Cordialmente,
*Edivaldo Portacio Silva Bayma*
Executiva Municipal
Partido dos Trabalhadores – PT
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O voo 3804 da Latam, oriundo de Brasília, chocou-se com um urubu quando estava em rota de aproximação para pouso em São Luís, na manhã desta quinta-feira, 21.
Por conta do ocorrido, o piloto acabou não pousando na capital maranhense no horário previsto, o que levou a uma grande confusão no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.
Isso porque a aeronave seria a mesma que levaria um grupo de passageiros para Fortaleza, após escala em São Luís.
Os prejudicados devem ser acomodados em outro voo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Prefeito Nivaldo Araújo
O Ministério Público do Maranhão ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido de liminar para obrigar o Município de Alcântara a implantar os Conselhos Municipais da Previdência. A ação, formulada pelo titular da Promotoria de Justiça de Alcântara, Raimundo Nonato Leite Filho, também tem como alvo o Fundo Previdenciário do Município.
A ação está fundamentada em Notícia de Fato instaurada após denúncia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântara, em junho de 2023, acerca de indícios de irregularidades no Regime Próprio de Previdência Social do Município. A entidade sindical revelou que o gestor do Fundo Previdenciário não teria elaborado o relatório situacional, bem como a omissão da administração municipal quanto à criação dos Conselhos Municipais da Previdência.
De acordo com o promotor de justiça, o Município foi instado a se manifestar, mas se limitou a informar que estava providenciando a criação dos referidos conselhos.
Foi realizada, então, uma reunião extrajudicial pela Promotoria de Justiça, na qual foi acordado que, após indicação dos representantes eleitos pelos servidores, o prefeito Nivaldo Araújo, escolheria os nomes dos representantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal até o dia 30 de agosto de 2023.
O prazo não foi cumprido, sob alegação de problemas internos na estruturação de plano de recuperação a ser apresentado ao Tribunal de Contas.
Na sequência, o Ministério Público solicitou ao presidente do Regime de Previdência Própria informações atualizadas sobre a criação dos conselhos em questão. Em resposta, o gestor, alegando suposta irregularidade na eleição dos representantes dos servidores, informou que foi criado um conselho deliberativo provisório, para funcionamento pelo período de 120 dias.
Essa informação foi rebatida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, ao declarar que cumpriu todas as formalidades previstas na legislação e que não haveria motivos para a criação de um conselho provisório.
Para o promotor de justiça Raimundo Nonato Leite Filho, a tentativa de solução extrajudicial da demanda revelou-se infrutífera, tendo em vista que o Município não criou os referidos Conselhos, mesmo depois de instado diversas vezes pelo Ministério Público. “Não restou outra alternativa a não ser propor a presente ação judicial. É incontestável a relevância do fundamento da demanda, já que o controle social exercido pelos conselhos é reflexo da efetividade dos instrumentos de gestão democrática das questões relacionadas ao Regime Próprio de Previdência Social, garantindo transparência na gestão e evitando possíveis desvios ou má administração dos fundos”, argumentou.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A partir do dia 2 de janeiro de 2024, Tenente Denilson deixará o comando do 3º Pelotão de Timbiras. O anúncio da saída do Tenente foi feito pelo próprio oficial com exclusividade ao Blog do Professor Gil na tarde desta quinta-feira, 21.
Tenente Denilson Esteve a frente do 3º PEL de Timbiras, durante pouco tempo e foi suficiente para voltar a tranquilidade e a sensação de segurança na cidade.
O comandante do 17º BPM Ten. coronel Joanilson fará o pronunciamento oficial da substituição do nosso Tenente Denilson que deixará saudades e consequentemente todos sentirão falta do seu aguerrido trabalho.
“Os índices de segurança em Timbiras melhorou consideravelmente com o comando do Tenente Denilson, isso deve-se também a participação da população”. Esperamos que, o outro oficial que assumirá o comando a partir do dia 2 de janeiro de 2024, continue o excelente trabalho feito pelo Tenente Denilson.
O Blog deseja ao amigo e irmão Tenente Denilson boa sorte na sua nova jornada de trabalho e sua licença merecida. E agradecemos a sua valiosa contribuição para a nossa cidade.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Segundo o vereador são mais de R$ 45 milhões recebidos em 2023 pela administração do prefeito Borba, que até agora não disse nada se haverá o RATEIO da SOBRA.
Indicação do vereador Osmael aos órgãos competentes/ gestor municipal reivindicando pagamento de abono salarial aos professores e professoras efetivos e contratados.
VEJA A RESPOSTA DA PREFEITURA
Indicação 038/23 de autoria do vereador Osmael Monteiro Araújo, informamos ao nobre vereador que aguardamos resposta da Secretaria de Educação e setores Jurídicos e Contábil, assim que formos informados completaremos a resposta.
WILSON GONÇALVES VIEIRA ( Chefe de Gabinete).
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), aproveitou a reunião que manteve nesta quarta-feira, 20, com vereadores de São Luís, para reforçar o recado que já havia passado a líderes partidários da sua base na segunda-feira, 18.
O socialista reafirmou aos parlamentares que o candidato do grupo nas eleições de 2024 para a prefeitura da capital deve mesmo ser o deputado federal Duarte Junior (PSB).
A conversa, aliás, foi quase uma repetição do que já havia sido dito na segunda.
Além do apoio a Duarte, Brandão destacou que o próprio PSB nacional considera o deputado uma prioridade para 2024 e que ele assumirá o comando da sigla na virada do ano.
Pelo visto, o apoio do Palácio dos Leões é caminho sem volta…
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um Articulador de um dos grupos oposicionistas em Timbiras, disse ao Blog do Professor Gil nesta quinta-feira, 21, ao fazer um balanço do ano da política timbirense, que a oposição municipal ao prefeito Borba “bate cabeça” ao não resolver quem será o adversário do sucessor do prefeito Borba.
Para o Articulador, a indecisão só faz fortalecer Borba e deixar a eleição “a cada dia que passa mais fácil”. “Melhor para o prefeito (a indecisão). Borba não tem uma oposição forte, concorrente e fica fácil pra ele colocar quem ele quiser. A eleição a cada dia que passa fica mais fácil para ele fazer seu sucessor. Isso não é sinal de que ele tem que parar de trabalhar, ele tem que trabalhar cada vez mais. Mas, esse bate cabeça da oposição só faz com que Borba venha crescer mais e mais a cada dia”, disse o Articulador Político.
Vamos aguardar e conferir. Continue acessando o Blog.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado da 18º edição. Os estudantes premiados vão receber um total de 8,4 mil medalhas, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas. A informação foi divulgada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), promotor da competição. A lista de premiados pode ser consultada aqui.
A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Para o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, este ano, o sabor da olimpíada é ainda mais especial. “Além da premiação nacional, criamos também as premiações estaduais. São muito mais medalhas em todo o Brasil”. Serão distribuídas cerca de 20,5 mil medalhas estaduais.
Serão agraciados ainda professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep estão previstas para o próximo ano, em data e local ainda a serem definidos. Este ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio. Trata-se da maior competição científica do país. Foram alcançados 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas participaram do certame.
Abrindo portas
Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300 para integrar o programa. A bolsa é concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) teve o valor reajustado em 200% este ano.
Impa Tech
A novidade deste ano é que medalhistas do nível 3 (ensino médio) na Obmep e em outras quatro olimpíadas de conhecimento poderão concorrer a uma vaga no Impa Tech, primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação estão abertas até 28 deste mês neste endereço eletrônico. O curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim, destacou que conquistar uma medalha na Obmep pode abrir as portas de uma universidade para os estudantes premiados. “Algumas das melhores universidades brasileiras têm admitido alunos baseados exclusivamente no seu desempenho em olimpíadas, como é o caso da recém-criada graduação do Impa, o Impa Tech.”
Marcelo Viana informou que o Impa Tech será iniciado em 2024. A graduação do instituto reserva 80% de suas vagas para medalhistas das olimpíadas. “Quem ganhou medalha do nível 3 [ensino médio] já pode solicitar o seu certificado para se candidatar ao Impa Tech”, indicou.
Olimpíada
Criada pelo Impa em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Outro objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Após o Senado aprovar sua indicação ao STF, o ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu ao presidente Lula para tirar alguns dias férias entre a última semana de dezembro e o início de janeiro.
O pedido, se atendido formalmente por Lula, fará com que o atual secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, assuma interinamente o comando do Ministério da Justiça durante as férias de Dino.
Na avaliação de aliados de Cappelli, a interinidade será uma nova chance para ele mostrar serviço para Lula, antes de o petista decidir o substituto definitivo de Dino na pasta.
Filiado ao PSB, Cappelli vem se articulando, nos bastidores, para assumir Ministério da Justiça definitivamente. Para pessebistas, ele seria o “sucessor natural” de Dino.
O secretário-executivo, porém, está longe de ser o favorito. O mais cotado para assumir a pasta hoje é o ex-mininistro do STF Ricardo Lewandowski.
Também estão no páreo o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, e Wellington César Lima e Silva, secretário especial de Assuntos Jurídicos da Presidência.
Quando Dino deve sair de vez
Integrantes do Palácio do Planalto dizem que Lula pretende decidir ainda em dezembro o sucessor de Dino. A troca, no entanto, deve ficar para depois do dia 8 de janeiro de 2024.
Isso porque Lula planeja realizar um ato em Brasília para marcar um ano das invasões golpistas às sedes dos Três Poderees em 8 de janeiro de 2023 e gostaria de ter a presença de Dino no evento.
Após deixar o governo, em meados de janeiro, Dino retomará seu mandato de Senado, onde ficará até sua posse como ministro do Supremo, marcada para o dia 22 de fevereiro.
(Metrópoles)











