- Professor Gil
- Deixar Comentário
Amigos Timbirenses
Só precisou meu marido Chico do Foto fazer um vídeo lançando a pré-candidatura dele a prefeito de Timbiras, falando sua trajetória política e citou meu nome que fui prefeita e que sou considerada a “melhor Prefeita que Timbiras já teve” isso tá incomodando alguns.
Agora eu digo, fui prefeita somente 4 anos mais meu nome ficou na história de Timbiras e até hoje o povo se arrepende porque não me reelegeram.
O vídeo do Chico tá incomodando tanto que um rapaz aí ligado ao atual gestor tá colocando nos grupos uma situação muito triste que aconteceu comigo e foram os piores dias da minha vida, e não desejo nem pra o pior inimigo.
A povo de Timbiras sebe que foi uma injustiça o que fizeram eu nunca mereci, eu não sou bandida e graças a governadora na época eu não fui pra o lugar que eles queriam.
Os 4 anos que fiquei a frente desse município, trabalhei em todas as áreas:
EDUCAÇÃO: valorizei os professores com salários dignos, implantei o PCCS, abonos todos os anos era mais um incentivo pra eles.
Com o FUNDEB Ampliei todas as escolas com 2 salas de aulas.
Construí a escola José Sarney com 6 salas de aula e a Escola Dica Pereira um sonho do Bairro Caixa D’água
Consegui com o governador a Escola José Maria Alvim, beneficiando o Bairro Horta.
E agora os professores lutam na justiça desde 2018 por um direito deles e a atual gestão com todo seu EGOÍSMO não paga.
SAÚDE: O hospital Victoriano Abdalla funcionava com médicos 24 horas , medicamentos não faltava e foi a única gestão que teve médicos Pediatras.
Médicos em todos os postos de saúde na zona rural toda semana.
Conseguimos a construção das pontes de Timbiras a Codó todas de concreto.
Estradas vicinais todas bem cuidadas, pontes sempre reformadas, nunca houve um acidente nessas pontes
JUVENTUDE tinha Fest-ferias, Carnaval, festa junina, (onde todas as quadrilhas tinham apoio pra suas roupas típicas)Prainha dos Amores – quando o turismo veio pra Timbiras com rendas extras para os barraqueiros que era a atração de todo o verão .
Tinha uma casa em Teresina pra hospedar as pessoas que precisavam de tratamento mais sério. Com café, almoço e jantar.
Os idosos foram valorizados
Compramos a terra e loteamos e doamos onde hoje é o Bairro Vila 70
Compramos também e loteamos onde é até o Hospital HRT.
Por esse trabalho nesses 4 anos, fiz o que pude e até hoje ninguém fez como eu fiz e querem sujar o meu nome., NAO vão conseguir .
Digo pra esse rapaz que eles estão com 7 anos de gestão e ainda não disseram pra que vieram, mostrem o trabalho de vocês o que fizeram com o FUNDEB , o povo da zona rural estão clamando por socorro, a promessa de água ficou nos palanques, aquele plano de governo ficou só no papel. Ô Timbiras que tem tanto MURO ALTO.
Aqui são minhas palavras, com o sentimento que cumpri meu dever e só foram 4 anos.
DIRCE MARIA
PS. Nasci em Coroatá e fui criada em Codó mais cuidei de Timbiras melhor que vocês.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, disse neste domingo (5) que os estudantes que forem prejudicados pelas condições climáticas no país poderão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 na reaplicação de novas provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Ele garantiu que os problemas com a falta de energia elétrica em locais de aplicação de provas, no estado de São Paulo, foram resolvidos.
“Até agora, nenhuma intercorrência. Os problemas que nós tínhamos de falta de eletrificação nas escolas de São Paulo foram sanados, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, com a equipe do MEC e, também, com a equipe do governo do estado de São Paulo.” O ministro informou que não foi notificado sobre ocorrências relativas à seca que teriam prejudicado candidatos do Norte do país.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, e disse que o problema de falta de energia está 100% resolvido.
Respondendo a questionamento da imprensa, o ministro garantiu que não há nenhum tipo de interferência do governo federal no conteúdo do Enem. “Não haverá, nem houve nenhuma interferência por parte do governo em relação a isso”.
Camilo Santana ainda fez um balanço sobre a logística para aplicação das provas aos mais de 3,9 milhões de inscritos do Enem 2023, nas 27 unidades da federação, em 1.750 municípios, com mais de 9 mil locais de prova. “Todos os malotes foram entregues, no horário, às escolas. São, aproximadamente, 132 mil salas de aula de aplicação das provas, hoje”.
Na 25ª edição do exame, o ministro ainda destacou as novidades relacionadas à acessibilidade de candidatos com deficiência. “Esse ano, nós completamos 25 anos de Enem. É importante dizer que a novidade esse ano é que, na prova, tanto os gráficos, como as figuras serão coloridas para facilitar às pessoas que são daltônicas ou tenham alguns problemas [de visão]. O cartão resposta vai ser ampliado também para pessoas que têm problema de visão”.
O ministro também destacou o trabalho do Inep, responsável por conduzir o processo do Enem desde a sala de situação da instituição, onde todo o processo de realização do Enem é monitorado, desde o início da inscrição, passando pela aplicação da prova, até o término. “380 mil colaboradores estão envolvidos hoje na aplicação dessa prova, sejam coordenadores, aplicadores de prova, sejam da Polícia Militar, da Polícia Federal ou da Polícia Rodoviária Federal”, disse.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Sugestões, dúvidas, pautas… Envie seu e-mail: Anuncie aqui
WhatsApp (99) 982428505
Se você é nosso seguidor e gosta do nosso trabalho e das postagens também pode nos ajuda a manter este Blog no ar, fazendo sua contribuição para Chave Pix: professorgil885@gmail.com
Um blog requer tempo, dedicação e dispersas para deixar seu leitores bem informados.
Contribua com o Blog independente. Porém, mesmo diante das adversidades e ciente do nosso compromisso, continuamos com nossa atualização diária para nos conectarmos ainda mais, e você pode contribuir de forma voluntária. Obrigado!
Departamento Financeiro

- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Governo Federal entregou, neste sábado (4/11), à CBF e à FIFA, Declaração Governamental assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Esporte, André Fufuca, que oficializa a intenção do Brasil de sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Acompanham a declaração sete garantias governamentais exigidas pela FIFA para os países que se candidatam a receber o Mundial.
Os documentos foram entregues pelo ministro André Fufuca diretamente aos presidentes da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da FIFA, Gianni Infantino, no Rio de Janeiro.
As garantias para a Copa Feminina, assinadas por diversos ministérios, abrangem as seguintes áreas:
1- Procedimentos de Vistos, Licenças, Imigração e Check-in;
2- Permissões de Trabalho e Lei Trabalhista;
3- Isenções Fiscais e Compromissos Cambiais;
4- Segurança e Proteção;
5- Proteção e Exploração dos Direitos de Competição;
6- Tecnologia da Informação; e
7- Renúncia, Indenização e outras Questões Legais.
Os documentos entregues à CBF e à FIFA são fruto de um Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo Ministério do Esporte, e composto por 23 ministérios. A CBF participou do GT na qualidade de convidada permanente. A expectativa é que a FIFA anuncie o país que irá sediar a Copa em maio de 2024.
A candidatura brasileira à sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino faz parte da atual política do governo de incentivo à participação cada vez maior das mulheres no futebol. O Ministério do Esporte lidera a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, com diversas ações que demonstram o comprometimento do Governo Federal com o fomento do protagonismo das mulheres no esporte e em todas as áreas.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O evento de reinauguração terá um bingo de uma caixa de cerveja e um frango assado, cartela é grátis.
A inauguração do novo espaço do Clube Nelliu’s Bar ocorre dia 19, de novembro (domingo) às 16 horas, com show da Radiola Piter Pedra e Fruto do Arrocha com Peixinhos dos teclados.
O Clube Nelliu’s Bar tem a missão de entregar o melhor atendimento aos clientes e amigos, um atendimento diferenciado, a partir de um cardápio composto de pratos rápidos, saborosos e diversificados, para atender da melhor forma as demandas. Finalizou o amigo Nelliu.
Além daquela cerveja variada estupidamente gelada.
O Clube Nelliu’s Bar, fica localizado na Rua da Ponte do Rodrigo, Bairro Anjo da Guarda, Timbiras-MA.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Reafirmando a sua pré-candidatura a prefeito de Timbiras, o professor Walterli Lima esteve na manhã deste domingo (5) visitando algumas localidades rurais em Timbiras e limites. O pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e comitiva de apoiadores estiveram presentes nas comunidades Palmeiras, Lagoa da CIT e São Benedito.
“Estamos intensificando a nossa caminhada no sentido de levar o nosso nome como a alternativa que pode mudar positivamente os rumos da administração pública de Timbiras. Onde chegamos ouvimos primeiramente os moradores das comunidades, e debatemos democraticamente as soluções necessárias para atingir uma qualidade de vida adequada para todos os residentes, pois este é o nosso propósito: dialogar, trabalhar com o povo e para o povo de Timbiras”, explicou o professor Walterli Lima.


- Professor Gil
- Deixar Comentário
A busca de uma vaga na universidade pública, a expectativa de ingressar em um novo curso e a retomada dos estudos estão entre as expectativas dos 3,9 milhões de candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5). A avaliação tem duração de cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Os portões dos locais de provas abriram às 12h, no horário de Brasília, e fecharão logo mais, pontualmente, às 13h. Após este horário, os candidatos atrasados serão impedidos de realizar a prova.
Victória Roberta Monteiro Viana, de 19 anos, foi a segunda candidata a chegar ao Centro Universitário de Brasília (Uniceub), instituição de ensino superior particular, em Brasília, para fazer as provas deste domingo. É a terceira vez dela. “Terminei o ensino médio no ano passado e estou persistindo para aumentar a minha nota. Eu quero uma vaga em medicina na UnB [Universidade de Brasília]”, conta.
Mas ela reconhece que não se preparou muito bem. “Eu vim sabendo que minha preparação não foi exatamente a melhor. Não tive tempo suficiente para me preparar e também não tenho recursos suficientes, não tenho acesso a cursinhos. Vim de escola pública”, relata a jovem. Ela fez questão de chegar cedo. “Perder a hora ainda seria muito ruim. Sempre prefiro me antecipar.”
Neste primeiro dia de provas, os inscritos devem se deslocar ao local do exame, identificado no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem. Apesar de não ser obrigatório, o Inep aconselha levá-lo, para facilitar a identificação do local e da sala onde o candidato fará as provas.
A candidata Maria de Fátima da Silva, de 62, moradora da cidade de Planaltinha, chegou às 10h20 ao local em que fará a prova. É o segundo Enem da vida dela. Maria de Fátima tem razões de sobra para continuar estudando após se aposentar. “Primeiro, porque eu gosto muito de estudar. Em segundo lugar, porque é uma maneira de os meus neurônios não pararem de funcionar. E, por fim, preciso estudar para realizar meus sonhos de infância. E agora eu parei de trabalhar, estou livre, para fazer uma faculdade de ciência políticas.”
O estudante Luiz Felipe da Silva Nogueira Lopes, de 20 anos, faz o Enem pela primeira vez. O jovem chegou à unidade de ensino onde prestará o exame às 9h40, trazido pelo pai, o irmão, o primo e a cunhada que vieram para acalmá-lo. Luiz Felipe disse, mesmo preparado, estar bem nervoso. “Acredito que vai ser uma prova complicada, mas, que não vai ser impossível. E para a redação acho que será um tema rural, como produção agrícola do Brasil. Eu treinei para redigir as redações. Na escola, me preparei com as aulas extras, no turno contrário.”
O pai do Luiz Felipe, o funcionário público Inácio Macedo da Costa da Silva, preferiu trazer o filho a deixá-lo vir de transporte público. “Como a gente mora longe e ele não conhece direito por aqui, eu tive que vir para ensinar para ele.” O pai está confiante no desempenho do filho. “O coração do pai está um pouco acelerado, mas confiante na capacidade dele, porque ele é um bom aluno. Acredito que vai dar tudo certo. Depois da prova, ele se vira. Já ensinei onde ele pega o ônibus de volta”, diz o pai que tem o ensino fundamental completo.
Já o estudante do 2° ano do ensino médio João Pedro Muniz, de 17 anos, veio na condição de treineiro pela segunda vez. Ele chegou cedo porque mora a 80 quilômetros do local da prova, em Formosa (GO). “Vim cedo pra dispersar um pouco meu nervosismo. E, como treineiro, acho que eu vou ter mais consciência sobre o que esperar do Enem, terei uma base maior para saber o que estudar e vou ter uma tranquilidade maior pra fazer a prova, quando for para valer.”
Rio de Janeiro
A movimentação no final da manhã também foi grande na Universidade Veiga de Almeida, na zona norte do Rio de Janeiro. Kayenne Ferreira Leite saiu cedo do Recreio dos Bandeirantes para fazer prova. Ela sonha com uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Eu estudei por videoaulas do YouTube, repertório Enem e também estudei muito por sites que ofereciam repertórios prontos das matérias. Estudei realmente o que eu tenho dificuldade: matemática e física. A redação não é uma dificuldade, mas eu também foquei um pouco, porque é uma área que vai garantir muitos pontos, se você for boa nela.”
O candidato Aloizio Aguiar saiu do Irajá e não teve dificuldades com o transporte público para chegar à Tijuca. “Fim de semana é mais tranquilo”, contou. Ele é corretor de imóveis, já cursa graduação em história na Universidade Estácio de Sá e conta que faz as provas todos os anos para verificar o nível do exame. “Estou pretendendo entrar em direito, mas só quando me formar em história”, relatou à Agência Brasil.
A estudante Mariana da Silva Andrade chegou ao local de prova, na Tijuca, pouco antes das 10h. Ela já cursa enfermagem na Universidade Estácio de Sá e conta estar nervosa para a prova. “Minha expectativa é boa, mas estou bem ansiosa. Quero tirar um notão, uma supernota pra poder trocar de curso. Quero fazer medicina.”
Exame
O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior nacionais e em Portugal e ocorre nas 27 unidades da federação, em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro). O resultado do Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC). Este é o programa do governo que financia mensalidades em instituições privadas.
A maior parte dos candidatos do Enem (mais de 1,8 milhão) já concluiu o ensino médio (48,2%), enquanto 1,4 milhão de inscritos devem concluir o segmento em 2023 (35,6%). Há ainda os alunos que ainda não concluíram o ensino médio e participam como treineiros, com o objetivo de testar conhecimentos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O lançamento da pré-candidatura do professor e vereador Osmael, aconteceu em cerimônia realizada na noite de sábado (04), no Clube Bob Show Eventos, através do deputado estadual Guilherme Paz e do presidente estadual Clodomir Paz.
“Uma linda festa na querida cidade de Timbiras o lançamento da pré-candidatura do prefeito de Timbiras pelo AVANTE 70.
Desejo ao amigo professor e vereador Osmael, muito sucesso nessa nova caminhada.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Professor Manoel, levou mensagens de incentivo e de boa sorte aos estudantes do município que irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, neste domingo (05).
Amanhã teremos o 1º dia de provas do Enem. Atenção e tranquilidade na hora da prova, quero aqui levar minha mensagem de incentivo e desejar boa sorte a todos. Estou também muito alegre por estar participando de uma fase importante e decisiva na vida de todos esses Estudantes, ficamos na torcida para que dê tudo certo e que todos consigam os seus objetivos”. Concluiu o Vereador Professor Manoel.






