- Professor Gil
- Deixar Comentário
Na manhã deste sábado (4), o professor Walterli Lima, pré-candidato a prefeito de Timbiras pelo (PT), esteve em cumprimento de sua agenda de visitas e de diálogos com os moradores do município nos bairros São Raimundo, Horta, e na comunidade Sardinha.
Ao comentar os encontros com os habitantes, professor Walterli expressou que “é muito satisfatório está presente nos bairros e nas comunidades, como hoje em que estivemos no São Raimundo, na Horta e no Assentamento Sardinha, onde ouvindo de perto as pessoas e sabendo melhor as dificuldades de cada local, para elaborar a solução certa para cada problema, quais políticas públicas aplicar para o desenvolvimento de cada região. Este é a principal função de quem se propõe trabalhar na gestão do município. É esta a responsabilidade que saberemos cumprir, cidadãs e cidadãos timbirenses.”
TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PT DE TIMBIRAS.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Mais de cem juízes maranhenses participam do “Mês da Adoção”, ação coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça para solucionar processos que envolvem direitos de crianças e adolescentes à adoção e à convivência familiar.
O objetivo dessa ação é priorizar o julgamento de 791 processos que tratam de adoção nas varas da Justiça estadual de primeiro grau, nas comarcas da capital e interior do Estado. Também busca julgar os processos de perda do poder familiar, que tornam as crianças e adolescentes disponíveis para a adoção.
Pautaram julgamento desses processos juízes das comarcas de Araioses, Arame, Colinas, Governador Eugênio Barros, Governador Nunes Freire, Imperatriz, Loreto, Mirador Pedreiras, Porto Franco, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga do Maranhão.
DIA MUNDIAL DA ADOÇÃO – 9 DE NOVEMBRO
Essa iniciativa comemora o Dia Mundial da Adoção (9 de novembro). Em 20 de novembro de 1989, o Brasil também aderiu à Convenção sobre os Direitos da Criança, realizada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A criação do “Mês da Adoção” foi proposta pelo corregedor-geral da Justiça, Froz Sobrinho, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA/MA e criado pelo Poder Judiciário do Maranhão por meio da Resolução-TJ n.º 73 de 13 de setembro de 2023.
Em junho de 2023, o corregedor-geral da Justiça se reuniu com os integrantes da Comissão de Adoção e orientou no sentido dar seguimento aos processos de demandas de adoção, principalmente as que tramitam há mais de 240 dias.
Na reunião, foi reforçado o propósito da Corregedoria da Justiça de orientar, fiscalizar e aplicar as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), nos casos de adoção.
PRIORIDADE AO JULGAMENTO DE PROCESSOS DE ADOÇÃO
“O julgamento desses processos viabiliza a garantia do direito à convivência familiar dos adotandos, seja permanecendo na família de origem ou por meio da família substituta (adoção)”, explica a secretária executiva da CEJA, Mariana Amin de Castro.
Segundo informações da Comissão, 107 varas podem julgar e processar processos de adoção no Maranhão. E até esta sexta-feira, 3 de novembro, 49 processos já estavam incluídos na pauta de julgamento por juízes dessas varas, e desse total 43 julgamentos devem ocorrer até o final de novembro.
COMISSÃO ESTADUAL JUDICIÁRIA DE ADOÇÃO
Em junho de 2023, a Comissão de Adoção constatou a redução de 11% no número de processos julgados do acervo geral do Estado, com base em informações do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
Os dados do sistema indicaram a existência de 877 processos de adoção em andamento na Justiça estadual e desse total, 791 há mais de 240 dias. Em novembro, o número de processos baixou para 704 – uma redução de 11% do acervo, notada em 3 de novembro.
O sistema registra, atualmente, 319 crianças e adolescentes acolhidos em instituições e 34 disponíveis para adoção. As informações são da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Eu sou a história não contada.
A palavra dita e esquecida.
Todos os pores do sol que não tive tempo de apreciar.
Eu sou o rio que secou.
A chuva que não veio.
A viagem deixada para depois.
O eco oco dos sonhos não vividos.
Eu sou as entrelinhas do passado abandonado pela história.
O beijo perdido da boca.
O amor que não nos ousamos entregar.
Eu sou a página em branco das cartas de amor não escritas.
O silencio das canções que não dancei.
O aperto suicida no olhar do poeta.
Eu sou a lágrima escondida no rosto molhado pela chuva.
O desalento das mãos que se separaram para nunca mais se encontrarem.
O delirio esquizofrênico das mentes tumultuadas.
Eu sou a bituca de cigarro abandonada na valeta da rua de onde se extraiu todo sabor.
Os escombros da cidade perdida.
Os pensamentos finais dos sentenciados a morte.
Eu sou a escuridão das galáxias.
Apocalipse e Armageddon.
Morte, Guerra, Fome e Pestilência.
@walterli.lima,Colunista do Blog do professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Nova diretoria executiva do AVANTE 70 de Timbiras tomará posse em cerimônia, realizada neste sábado, 04, de novembro no Bob Show Eventos a partir das 16 horas. O Professor e Vereador Osmael receberá o presidente estadual da sigla, Clodomir Paz e o deputado estadual Guilherme Paz.
O convite está sendo feito pelo vereador professor Osmael Monteiro.
O timbirense da gema professor Osmael pode ser o nome do AVANTE 70 na disputa majoritária, em Timbiras ano que vem.
Não perca, vale a pena conferir a posse neste sábado a partir das 16 horas, no Bob Show Eventos.
Vamos aguardar e Conferir!
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O maior desafio da oposição é unir os pré-candidatos oposicionistas. Embora o prefeito Borba não tenha um nome e nem um projeto definido, a sua situação política é favorável: possui o apoio da maquina administrativa.
O racha da oposição, que possui pelo menos seis pré-candidatos à Prefeitura de Timbiras, a maioria deve favorecer a eleição do sucessor do prefeito Borba (Patriota) nas eleições municipais de 2024. Com divergências políticas de eleições anteriores e vaidades, o maior desafio da oposição é unir uma Frente Ampla, seria até mais conveniente alguns adiar seu sonho de ser prefeito de Timbiras. Ao fazer isso, terá que apostar em entregar o comando da cidade para alguém indicado pelos opositores e com isso, formar uma ampla base de apoio para disputar a Prefeitura no ano que vem. Mas, todos deixam claro as suas intenções de disputar a Prefeitura, o que dificulta o diálogo.
Além das divergências políticas e ideológicas, existe também a vaidade de ambos, não parecem maduros politicamente. Nenhum dos pré-candidatos compreendem e/ou aceitam o outro, declarou um articulador político ao Blog, que busca um consenso entre a oposição.
Embora o prefeito Borba não tenha um nome e nem um projeto definido para as eleições de 2024 – a única definição é de que não quer a eleição de alguém que ele não confia custe o que custar -, a sua situação política é favorável: O nome escolhido do prefeito Borba para a sua sucessão é o do secretário municipal de Finanças, Paulo Vinícius, que teria como companheiro de chapa Edmundo Luís, o atual Secretário de Administração, na intenção de se criar um perfil que se identifique com a imagem do prefeito Borba (Patriota).
O atual vice-prefeito, Neguinho das Flores corre por fora e ainda o chefe de gabinete Vilson Vieira
AS OPÇÕES DE BORBA
Pode apostar todas as fichas em um destes nomes na tentativa de eleger um “poste” (Plano A): a chance maior é de Paulo Vinicius, pois é o seu braço direito e possui a sua confiança.
Lançar várias candidaturas em busca de enfraquecer os opositores (Plano B). Ou apostar em um acordo branco com alguém da oposição, caso decida e aceitar concorrer (Plano C).
Em um novo momento político de Timbiras, a população pode ainda surpreender e fazer a opção de um nome novo, buscando a mudança é uma alternativa de um timbirense nato. Neste cenário, os nomes do professor vereador Osmael, Walterli e Bruna Alvim surgem com força, podendo inclusive estarem juntos, como também um dos nomes apoiados por toda a oposição.
Muitas coisas vão acontecer, vamos aguardar!! A qualquer momento mais informações. Continue acessando o Blog.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Líderes de partidos passaram a reavaliar o plano de aprovar um novo valor recorde para o fundo que financiará as eleições municipais de 2024.
Além da resistência de integrantes do governo e até de senadores, pesa para isso o ambiente de críticas à classe política após ter sido revelada a articulação pelo aumento do gasto público na corrida eleitoral do próximo ano.
Por isso, as conversas, que envolvem membros de partidos de diferentes campos políticos, agora caminham para tentar um acordo em torno do valor de R$ 4,9 bilhões.
Esse é o mesmo patamar do fundo das eleições nacionais do ano passado, quando a disputa era para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Agora estarão na corrida os cargos de prefeito e vereador.
A proposta inicial de presidentes partidários era que houvesse uma correção pela inflação no valor de R$ 4,9 bilhões, que poderia se aproximar de R$ 6 bilhões. Já a ideia atual é manter o mesmo valor do ano passado, sem ajuste pela inflação.
Ainda assim, o fundão eleitoral representaria o dobro do que foi usado para financiar a campanha do último pleito municipal, em 2020.
Para aquele ano, o Congresso tentou emplacar uma transferência de quase R$ 4 bilhões para o fundo. Mas teve que recuar por causa da repercussão negativa. O valor foi então estabelecido em R$ 2 bilhões (quantia que, com correção da inflação, seria agora de aproximadamente R$ 2,5 bilhões).
Até 2015, as grandes empresas, como bancos e empreiteiras, eram as principais responsáveis pelo financiamento dos candidatos. Naquele ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu a doação empresarial sob o argumento de que o poder econômico desequilibrava o jogo democrático.
Para as eleições de 2018 foi então criado o fundo eleitoral, que se soma aos recursos já existentes do fundo partidário, atualmente em torno de R$ 1,2 bilhão ao ano.
A articulação de partidos por um novo recorde para o fundão no ano que vem gerou críticas de membros do governo, principalmente da área econômica —que tenta conter o aumento de despesas.
O presidente Lula (PT) colocou no projeto do Orçamento de 2024 uma previsão de R$ 900 milhões para financiar as campanhas eleitorais. Essa proposta partiu do Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad (PT), que é contra um valor superior a R$ 4,9 bilhões.
As críticas também partiram de senadores. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem expressado nos bastidores a resistência de líderes da Casa a um fundo recorde.
Oficialmente, o argumento é que o Senado não concorda com tanto dinheiro para bancar campanha eleitoral e que, na comparação com a última eleição municipal, o aumento do fundo seria absurdo. Pacheco e senadores têm defendido o patamar de 2020, com correção pela inflação.
A eleição de 2024 —de prefeitos e vereadores— desperta mais o interesse de deputados do que de senadores. Se um deputado consegue eleger um aliado para a prefeitura, já larga com vantagem para 2026, data da próxima eleição geral.
Por isso, líderes da Câmara veem a resistência do Senado como mais um capítulo da disputa por protagonismo entre as duas Casas do Congresso. A queda de braço tem crescido após Lula abrir mais espaço no governo para indicados políticos de deputados.
Outro fator de choque entre Senado e Câmara é a briga por divisão das emendas parlamentares em 2024.
O relator do Orçamento de 2024 é um deputado, Luiz Carlos Motta (PL-SP). Por isso, líderes da Câmara querem ampliar a fatia dos deputados nas emendas de comissão, que são os recursos que cada colegiado pode enviar para obras e serviços nos estados e municípios.
Comissões são grupos que reúnem um número reduzido de deputados e senadores e por onde projetos são discutidos antes de votação no plenário das Casas.
No governo Jair Bolsonaro (PL), o Congresso criou dois novos tipos de emendas parlamentares: a que tem o carimbo das comissões e a de relator (que foi extinta pelo Supremo).
A verba para todas as emendas de comissões ficava em torno de R$ 500 milhões. Isso porque, naquele período, o poder do Congresso para destinar dinheiro para redutos eleitorais de parlamentares influentes era via emendas de relator.
Sem as emendas de relator, líderes do centrão articularam o aumento dos recursos para outro tipo de emenda, as de comissão, especialmente a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado –ela concentra R$ 6,5 bilhões dos R$ 7,6 bilhões em emendas que todas as comissões do Congresso têm direito.
A Câmara reclama que o Senado ficou com uma parte maior desse bolo. Por isso, deputados querem que o relator de 2024 preveja mais emendas para a Câmara.
Da Folha de São Paulo
- Professor Gil
- 2 Comentários
Ex-prefeito e grande líder político da cidade de Timbiras, Chico do Foto divulga vídeo confirmando sua pré-candidatura a prefeito da cidade.
De acordo com ele, sua proposta se baseia na necessidade de mudanças. “Mas não é a mudança pura e simples de uma pessoa por outra. É a mudança de ideias, novos projetos, uma mentalidade nova de pensar a cidade e de se relacionar com as pessoas”, diz ele.
O experiente Chico do Foto foi prefeito de Timbiras, elegeu sua esposa Dirce Maria, diga-se de passagem a melhor prefeita da história da educação timbirense e posteriormente, elegeu seu filho Fabrício do Foto e por último deu uma grande votação ao Empresário João dos Plásticos, experiente de gestão pública e associada ao tempo de atuação na política, considera-se capacitado para gerir a administração municipal.
Chico do Foto explicou ao blog do do professor Gil que decidiu se candidatar, porque ele acredita que está preparado para levar a Prefeitura de Timbiras a um novo nível de gestão e de organização.
Apesar da idade eu me sinto preparado para administrar Timbiras”. Finalizou Chico do Foto.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Novembro Azul é um mês cheio de energia positiva e alegria! É uma oportunidade de os homens se unirem em prol da saúde e bem-estar. Nesse período, são realizadas varias atividades preventivas e nformativas, que incentivam o autocuidado e a prevenção do câncer de próstata. É um momento de celebração da vida e de conscientização, onde todos se unem em um só objetivo: cuidar da saúde dos homens. Vamos pintar o mundo de azul e espalhar alegria por onde passarmos!
Cuidar da Saúde também é coisa de homem.
#tmj #ProfessorJunão #overeadordopovão #TrabalhandoporTimbiras
Vende-se um terreno com valor promocional na Rua São Francisco, Bairro Horta, próximo ao Sítio da Ana Maria. TERRENO MEDE 10X50.




