Fiscal do ICMBio puxa arma em fiscalização a motorista de turismo nos Lençóis Maranhenses 

 

Um incidente ocorreu neste domingo (10) nas trilhas dos Lençóis Maranhenses, envolvendo um fiscal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e um motorista de turismo credenciado. O desentendimento ocorreu devido ao crachá do motorista estar vencido, pois ele não teve tempo de atualizá-lo.

O motorista, após ser multado pelo fiscal, estava prestes a seguir seu caminho quando o fiscal insistiu para que ele permanecesse no local, ameaçando medidas mais drásticas e puxando uma arma. Isso causou temor entre os turistas presentes, que começaram a sair do veículo em busca de segurança.

Informações adicionais indicam que o fiscal tinha liberado um veículo anteriormente, que transportava bebidas alcoólicas, o que agravou a situação.

O fiscal alegou que o motorista havia avançado o veículo em sua direção, justificando sua reação.

Os crachás são mecanismos fornecidos pelo ICMBio para comprovar que os motoristas estão autorizados a conduzir pessoas nos Lençóis Maranhenses, garantindo a segurança dos turistas e a preservação do ambiente natural.

Esse incidente incomum deixou os turistas apreensivos, pois não é comum ocorrerem situações desse tipo na região.

O motorista alegou que não pôde esperar muito para renovar seu crachá devido à necessidade de sustentar sua família e à burocracia envolvida no processo.

Profissionais do turismo presentes no local conseguiram controlar a situação e garantir a segurança dos turistas.

Até o momento, o ICMBio não emitiu comentários sobre o incidente.

 

Do Portal IMaranhão

 

 

 

 

LOWER TRESTLES, CALIFORNIA, UNITED STATES 

O brasileiro Filipe Toledo conquistou, neste sábado (9), o bicampeonato da Liga Mundial de Surfe (WSL, pela sigla em inglês). Paulista de Ubatuba, o surfista de 28 anos venceu a etapa final do circuito (WSL Finals), disputada em Lower Trestles, nos Estados Unidos. Na decisão, ele superou o australiano Ethan Ewing duas vezes, em uma melhor de três baterias.

A conquista de Filipinho, como é conhecido, mantém a hegemonia do Brasil no principal circuito de surfe do planeta. De 2014 para cá, quando o também paulista Gabriel Medina foi campeão mundial pela primeira vez, o país esteve sete vezes no topo em nove disputas. As exceções foram em 2016 e 2017. Desde 2018, o título fica com um brasileiro.

Medina segue como surfista do país com mais títulos mundiais, com três conquistas. Além dele e de Filipinho, Adriano de Souza (Mineirinho) e Ítalo Ferreira também foram campeões.

O WSL Finals reuniu os cinco melhores surfistas da temporada. Entre eles, dois brasileiros: Filipinho e o carioca João Chianca, o Chumbinho. Como chegou à Lower Trestles na liderança, o paulista não precisou disputar as baterias preliminares e foi direto para a final.

Chumbinho estreou derrotando o australiano Jack Robinson. Na soma das duas melhores notas que obteve na bateria, ele fez 15.33 pontos (8.33 e 7.00), contra 11.87 (6.00 e 5.87) do adversário. O carioca, porém, não resistiu a Ewing, que conseguiu notas 8.60 e 9.00 logo nas primeiras ondas e garantiu 17.60 de pontuação, ante 14.57 (6.67 e 7.90) do brasileiro. Chumbinho terminou a temporada em quarto lugar. Na sequência, Ewing alcançou um somatório de 17.10 (8.93 e 8.17) e deixou para trás o norte-americano Griffin Colapinto, que obteve 15.96 (8.23 e 7.73), avançando à decisão.

Na primeira bateria da final, Filipinho e Ewing travaram uma disputa equilibrada, com notas elevadas. Com duas manobras aéreas perfeitas, o brasileiro conseguiu um 9.00 e um 8.97, com 17.97 de somatória, um pouco superior aos 17.23 (8.73 e 8.50) do australiano, mas o suficiente para sair na frente no confronto.

A falta de ondas dificultou a vida dos surfistas, que levaram quase 20 minutos para começar a pontuar na bateria seguinte. Mesmo assim, Filipinho mostrou criatividade para buscar um 7.50 e colocar pressão em Ewing. O paulista também obteve um 6.77. O australiano até conseguiu a melhor pontuação da bateria (7.67), mas como a segunda melhor nota foi baixa (4.70), a somatória (12.37) ficou longe do paulista (14.27), que pôde, enfim, celebrar o título.

No feminino, o título do WSL Finals ficou com Caroline Marks. A norte-americana superou a havaiana Carissa Moore, pentacampeã mundial, para vencer o circuito pela primeira vez. A gaúcha Tatiana Weston-Webb, única representante do país na elite do surfe atualmente, finalizou a temporada na oitava posição.

Olimpíada

Em 2024, além de buscar o tricampeonato, Filipinho será um dos representantes do Brasil na Olimpíada. Apesar de o evento ser em Paris, na França, a modalidade será disputada em Teahupo’o, no Taiti. Além dele, Chumbinho também está classificado entre os homens. Há possibilidade de uma terceira vaga se o país for campeão por equipes no Campeonato Mundial da Associação Internacional de Surfe (ISA, pela sigla em inglês), no fim de fevereiro. Nesse caso, ela ficaria com Gabriel Medina, como terceiro melhor brasileiro na temporada da WSL.

Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb já tem lugar assegurado nos jogos. Assim como no masculino, o Brasil pode ganhar uma segunda vaga na disputa feminina se for campeão por equipes no Mundial da ISA, que será destinada a melhor surfista do país que ainda não estiver classificada. Luana Silva – que é nascida no Havaí, mas filha de pais brasileiros – pode ficar com esse lugar extra em Paris 2024.

 

 

 

A população de Santa Rita em sua ampla maioria segue aprovando a gestão do prefeito Hilton Gonçalo. De acordo com a recente pesquisa do Instituto Conceito realizada no dia 2 de setembro, o índice de satisfação com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura supera os 83%.

A pesquisa perguntou aos habitantes de Santa Rita como avaliam a administração da cidade. 83,18% disseram que aprovam. Outros 16,36% desaprovam e 0,45%, não souberam responder.

“Os números representam que seguimos na direção correta. Estamos em nosso quarto mandato e temos a aceitação da população de Santa Rita”, declarou Hilton Gonçalo.

O prefeito continua promovendo políticas de desenvolvimento para o município. Além do foco na assistência social através de programas de moradia, primeiro estágio, Banco do Povo, programa do leite, dentre outros. Hilton Gonçalo também tem a atenção especial ao crescimento econômico, estimulando a produção agrícola, a piscicultura, a instalação de fábricas e geração de emprego.

Além disso foram entregues obras estruturantes como a ponte ligando o povoado Areias a região de Veneza, acabando com isolamento entre as duas regiões de Santa Rita.

O novo hospital municipal tem ampliado o atendimento a toda população de Santa Rita.

“O trabalho não vai parar, vamos seguir firmes fazendo muito mais”, declarou Hilton Gonçalo.

 

 

Durante a entrega de uma escola do governo do Maranhão neste 07 de setembro no bairro da Cohab em São Luís, o casual encontro entre a petista Cricielle Muniz e o deputado federal Duarte Júnior (PSB) aponta diretamente para as eleições de 2024.

É que pelas atuais conjunturas, o parlamentar terá um vice do PT (Partido dos Trabalhadores) na disputa pela prefeitura de São Luís no próximo ano. E, Cricielle, possui todas as credencias para ser a escolhida companheira de chapa do socialista.

Primeira suplente de vereadora de São Luís, a petista foi candidata a deputada estadual nas eleições de 2022, obteve 18.927 votos, desses, 8.109 apenas em São Luís.

Jovem, negra, moradora da periferia de São Luís, ela é aliada ao “ex-petista” Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) Joaquim Washington Luiz de Oliveira e ao atual presidente do PT-MA, Francimar Melo.

Cricielle foi secretária Adjunta de Governo do Estado do Maranhão (SEGOV) no governo Flávio Dino e é Dirigente Nacional da Federação Brasil da Esperança formada pelos partidos PT, PCdoB e PV.

Atualmente, ela é Diretora-Geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do governo Carlos Brandão.

Com informações Blog do Domingos Costa.

Prestes a terminar seu segundo mandato em Caxias, o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) prepara a sua sucessão.

Na cidade, o nome que ele tem trabalhado para a missão é o de Gentil Neto, seu sobrinho.

O futuro candidato a prefeito já passou pela Secretaria Municipal de Urbanismo, e atualmente responde pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

O objetivo é dar a ele notoriedade o suficiente para chegar “grande” ao período eleitoral.

Vamos aguardar…

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade