- Professor Gil
- 1 Comentário
O professor Gil, por meio do Setor de Turismo Social do Blog do professor Gil, proporcionou um momento de lazer para mais de 100 pessoas (contribuição valor simbólico) e o Blog entrando com sua contra partida. O lazer aconteceu no domingo, 30, que os amigos do professor Gil participaram de um passeio para a Praia do Meio/Araçagi, em São Luís.
Os amigos foram acompanhados pelo próprio professor Gil e pela coordenação do Setor de Turismo do Blog, que estiveram presentes ao passeio.
Professor Gil disse que os estudos relacionados à prática de atividades físicas cotidianas têm apontado uma gama de benefícios à saúde da sociedade. “ vivemos uma rotina ativa e com simples tarefas, incluindo atividades leves individuais ou coletivas como caminhadas, viagens turísticas e de lazer, como essa da Praia, proporcionam uma melhoria na condição física e psicológica, auxiliando na realização das atividades do dia a dia, tornando elevada a auto estima em seu meio social” disse o professor.
Professor Gil, afirmou que o objetivo do passei foi proporcionar momentos de lazer e diversão aos participantes. “Essa foi uma iniciativa que proporcionou mais alegria e qualidade de vida. Eventos como esse promovem a dignidade e a valorização integral das pessoas por meio de um trabalho de promoção humana e social”, quero agradecer aos amigos; Vereador professor Manoel, Vereador Francinaldo da Franatur Turismo (Coroatá), Empresário Chicão e a todos pelo apoio na realização deste evento, disse.
Todos disseram, que o passeio em São Luís foi maravilhoso. “Se Deus quiser, retornaremos mais vezes à praia. Quero, em nome das demais pessoas do grupo dos amigos do professor Gil, agradecer a ele, por essa atenção especial que tem por todos nós. Obrigada pelo carinho que tem com todos nós”, disse Simone, uma das participantes do passeio.
Veja algumas fotos do passeio:









- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um grave acidente deixou dois mortos e cinco feridos na BR 222, nas proximidades de Itapecuru na tarde deste último domingo (30).
Por volta das 17h30min, no km 216 dois veículos colidiram de frente e dois ocupantes perderam a vida, um de cada veículo, um Jeep/ Renegade e um GM/ Celta.
No Renegade, uma vítima faleceu no hospital de Itapecuru Mirim e outros quatro ocupantes, levados para o mesmo hospital, ficaram gravemente feridos. No Celta, um ocupante morreu no local e um outro foi transferido para o hospital Djalma Marques, em São Luís.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal e uma do Bombeiro Militar atenderam a ocorrência.
O incêndio consumiu os dois veículos, o que dificultou a identificação das vítimas.
Segundo informou a PRF, somente entre os dias 1⁰ a 30 de Julho, o número de mortos nas sete BRs já soma 25 vidas perdidas, sem contar alguns casos de vítimas que faleceram dias depois em decorrência dos acidentes. No último sábado (29) foram quatro mortos em dois acidentes graves. No domingo mais dois mortos no acidente na BR 222.
O Blog do professor Gil esteve no local horas depois e constatou a gravidade do acidente. Lamentamos o ocorrido e rogamos a Deus forças as famílias envolvidas no trágico acidente.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Durante todo o domingo, 30, o presidente da Câmara de vereadores de Timbiras, vereador professor Manoel, realizou a entrega de meia tonelada de pescados, beneficiando centenas de família em Timbiras. colocando os pescados na mesa dos timbirenses. O projeto, que é idealizado pelo Vereador professor Manoel, teve o apoio do governador Brandão, Secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, presidente Câmara de Codó Antonio Luz e o prefeito Borba já beneficiou centenas de famílias timbirenses de diversos bairros do município, incluindo a zona rural.
O projeto visa a garantia da comida na mesa do timbirense. O parlamentar entregou o alimento no Club Bob Show Eventos.
Professor Manoel afirma que “o mês de julho tem sido um mês de muita alegria para Timbiras, com mais uma temporada do nosso projeto de Ação Social ‘Peixes na Mesa’. Essa é uma oportunidade de levarmos o alimento para a mesa das famílias timbirenses, além de ser um momento de estarmos mais próximos do nosso povo e conhecer de perto as necessidades de todos. E esse é o nosso compromisso: amar a cidade, mas, acima de tudo, amar o povo de Timbiras, agradecemos a todos que se envolveram para que esse dia fosse especial”; enfatiza o presidente.
Dona Maria, expressou a sua satisfação: “ele está em todo lugar, ele está a todo momento. Muito bom, gostei hoje lá em casa só tinha feijão. Pra esse eu tiro o chapéu”, pontuou.
Dona Marlene, moradora da zona rural, afirmou que “nunca viu outros fazendo essas coisas que ele faz, como abraçar o povo levando alimento e carinho. Eu gosto muito das pessoas que se lembram de nós. Eu gosto muito dele, gosto demais”, afirma.
“Somos gratos a todos. Acreditem fizemos muitas famílias da nossa amada Timbiras, muito mais feliz”; concluiu o presidente Vereador professor Manoel.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Quem tem medo do “eu te amo”? Entre os casais brasileiros, aparentemente, quase ninguém. Pelo menos é o que entrevistados de todo o país confidenciaram à Preply, plataforma de idiomas que, recentemente, buscou desvendar a linguagem do amor dentro dos relacionamentos amorosos de Norte a Sul. À especialista, quase 70% dos respondentes foram enfáticos: ou se declaram todos os dias ou dizem que amam seus parceiros e parceiras regularmente, também demonstrando o sentimento de outras maneiras. “Amor”, “vida” e “bebê” são os apelidos mais usados pelos internautas questionados no levantamento.
Para descobrir qual o “idioma emocional” oficial do Brasil, no último mês, 700 pessoas das cinco regiões nacionais compartilharam de que formas comunicam o amor no dia a dia, os termos que fazem parte do vocabulário dos casais e as palavras mais românticas da nossa língua. Além da frequência com que falam “eu te amo”, eles ainda puderam revelar os idiomas que fazem o coração bater mais forte.
Principais conclusões
-
“Tempo de qualidade” é a linguagem do amor que melhor descreve os brasileiros;
-
Provando que a timidez não tem vez no país, a maioria dos entrevistados disseram falar “eu te amo” diariamente ou pelo menos com regularidade aos parceiros;
-
“Amor”, “vida” e “bebê” são os apelidos de casal favoritos de Norte a Sul;
-
Depois da palavra “amor”, “paixão” é o termo mais romântico em português;
-
Ranking dos idiomas mais românticos é formado pelo francês, português e italiano.
Quando dizer “eu te amo”? Sempre!
Embora não exista frequência certa para dizer que se ama o próprio parceiro, a maior parte dos entrevistados tenderam a concordar que, em um relacionamento amoroso, o “eu te amo” deve fazer parte da rotina do casal. Não por acaso, quase 70% dos respondentes relataram se declarar todos os dias (35%) ou com regularidade (32%), mesmo entre aqueles que preferem demonstrar o sentimento de outras maneiras.
Os mais reservados, por sua vez, se dividem entre quem prefere falar “eu te amo” em ocasiões especiais (19%), como durante surpresas românticas ou aniversários de namoro, bem como as pessoas que afirmaram quase nunca dizer tais palavras (11%) por terem certa dificuldade.
Tempo de qualidade como base do amor
Nem ganhar presentes, nem receber elogios. Quando o assunto é a linguagem afetiva dos brasileiros, eis a forma como eles disseram se sentir mais amados: nos momentos em que seus parceiros lhes dedicam tempo de qualidade (32%), estando presentes de corpo e alma durante as ocasiões a dois. Sabe aquele jantar sem distrações, passeio ao ar livre ou noite de jogos em que não há espaço para as preocupações do dia a dia? É exatamente isso o que indicaram esperar nossos entrevistados, fãs de uma companhia bem desfrutada.
Na comparação com as demais linguagens do amor descritas pelo terapeuta Gary Chapman, que identificou as cinco expressões amorosas mais comuns entre as pessoas, ainda apareceram aqueles que se veem valorizados diante de palavras de afirmação (elogios, encorajamentos verbais) (25%), afetos via proximidade física (20%) e atos de serviço (13%) — ou seja, ações práticas como uma ajuda na rotina doméstica ou em tarefas pessoais.
E quanto à demonstração afetiva por meio dos presentes? Aparentemente, essa não é uma maneira de expressar o amor tão chamativa para os brasileiros. Prova disso é o fato de que, no levantamento, menos de 10% dos respondentes afirmaram se sentir amados quando presenteados por alguém, valorizando muito mais o esforço de seus parceiros para além do material.
“Mozão”, “vida” e “bebê” são os apelidos de casal favoritos no Brasil
Se existe algo que resume bem o carinho dentro de uma relação amorosa em qualquer lugar do mundo são os apelidos românticos, capazes até mesmo de reaproximar os “pombinhos” depois de uma briga daquelas. Do engraçado ao mais fofo, opções não faltam dentro do nosso português, que conta com expressões inusitadas e quase intraduzíveis como “meu pitico” ou “minha tchutchuca”.
Em meio a tantos termos carinhosos, descobrimos que os brasileiros possuem os seus favoritos. Esse é o caso da própria palavra “amor”, utilizada como vocativo (“oi, meu amor!” ou “te amo, amor”) por parte de 85% dos respondentes. Também acompanham a expressão mais usada pelos casais todos os seus derivados: “mozão”, “mozin”, “mô” e “momô”, por exemplo.
Transmitindo a sensação de que tais parceiros são de fato essenciais, o segundo lugar do pódio de apelidos fofos preferidos é ocupado pela palavra “vida” (20%), que ainda compartilha o topo da lista de termos mais usados com “bebê” (16%), “meu bem” (15%) e “querido” ou “querida” (15%) — as duas últimas também utilizadas como apelidos para amigos ou demais pessoas próximas.
“É uma tendência profundamente humana e inata adaptar criativamente a linguagem de acordo com nossas necessidades e é assim que os apelidos se desenvolvem. Oferecer apelidos carinhosos cativantes um ao outro é um momento breve, mas significativo, que promove e solidifica os relacionamentos, pois aumenta o sentimento de pertencimento”, comenta Sylvia Johnson, líder de Metodologia da Preply.
Estas são as palavras mais românticas da língua portuguesa
Para além dos apelidos de casal, pedimos que os brasileiros indicassem quais seriam, em suas opiniões, as palavras mais românticas de toda a língua portuguesa. Assim como a palavra “amor”, escolhida por mais de 80% das pessoas, foram elencadas “paixão” (42,5%), “
Houve ainda quem tenha relacionado o adjetivo a escolhas menos evidentes, tais quais “doçura” (16%), “
Francês, a língua do amor
Com mais de 7 mil línguas faladas ao redor do planeta, é de se imaginar que a batalha pelo título de “idioma mais romântico do mundo” seja acirrada, certo? Errado. Isso porque, conforme mostram nossos resultados, seis em cada dez brasileiros entrevistados elegeram o francês (60%) como a opção queridinha no quesito romance, à frente inclusive do próprio português. De toda maneira, a língua falada no Brasil não ficou para trás, encabeçando o segundo lugar da lista (56%).
Complementam o TOP 5 idiomas mais românticos o italiano (40%), espanhol (
“Como raramente desassociamos nossas impressões sobre um idioma de certos estereótipos e imaginários populares, é possível dizer que muito da ‘aura romântica’ da língua francesa decorre da própria visão que temos da França, com costumes e locais considerados românticos não apenas no Brasil”, conclui a líder de Metodologia da plataforma.
Metodologia
De 6 a 13 de junho de 2023, foram entrevistados 700 brasileiros de todas as regiões do país no intuito de compreender o que podemos chamar de “linguagens do amor”. Para tal, os respondentes responderam a cinco diferentes questões, todas elas envolvendo a relação entre comunicação, idiomas e relacionamentos amorosos. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Mixirico ressaltou aos moradores do bairro São Sebastião sobre a importância das parcerias e alianças com a população, segmentos organizados da sociedade e associações. Para ele, essa união se faz necessária para abrir um diálogo por Timbiras e futuramente possa oferecer serviços públicos de qualidade ao cidadão. “Quero poder andar de mãos dadas com cada um para que possamos, juntos, melhorar Timbiras”, finalizou Mixirico, sendo aplaudido.

- Professor Gil
- Deixar Comentário

A bandeira tarifária para o mês de agosto continuará verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores brasileiros. 

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a decisão foi tomada por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. A bandeira está no patamar verde desde abril de 2022 e a expectativa da Aneel é que esse cenário seja mantido até o final do ano.
A bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. O SIN é a malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.
Criado em 2015, o mecanismo das bandeiras tarifárias tem o objetivo de dar transparência ao custo real da energia elétrica. As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Governador Carlos Brandão (PSB) anunciou que pagará os salários dos servidores estaduais no dia 1º de agosto. Esta é a primeira vez, em duas décadas, que o chefe do executivo realizará o pagamento no início do mês subsequente.
Ao contrário dos ex-governadores Jackson Lago, Roseana e Flávio Dino, que sempre efetuaram os pagamentos dentro do próprio mês trabalhado, o atual governador optou por uma abordagem inédita, pagando os salários fora do mês corrente. Essa mudança no calendário de pagamento pode ter impactos significativos nas finanças dos servidores estaduais, que estavam acostumados a receber seus vencimentos de forma antecipada. O que também gera impacto em toda a cadeia econômica do estado.
É importante que o Governo estadual justifique e esclareça as razões por trás dessa alteração, garantindo a transparência e o entendimento por parte dos servidores e da população em geral, já que todos são afetados. Certamente, a pontualidade no pagamento dos salários é fundamental para garantir a estabilidade financeira e a confiança dos funcionários públicos no estado.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Sintserm ainda não desistiu da luta pelo 13º salário dos professores contratados da Prefeitura de Codó. Na manhã desta quinta-feira, 27, sindicalistas concederam entrevista ao jornalista Acélio Trindade revelando que o governo de Zé Francisco sequer respondeu aos ofícios protocolados que buscam informações a respeito.
“Diante disso nós continuaremos a luta destes trabalhadores que é, mais uma vez, protocolarmos uma denúncia junto ao Ministério Público”, afirmou professor Marcos
A representação, conforme professor Antonio Celso, será protocolada ainda hoje, 27, no prédio da promotoria de Justiça.
Os sindicalistas também cobraram um posicionamento dos 19 vereadores de Codó que continuam calados sobre este assunto que atinge dezenas de profissionais.

Blog do Acélio
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Ainda há lugares disponíveis para a excursão com destino a Praia do Meio, em São Luís, que acontece neste final de semana, dia 30 de julho.
Com saída em frente o Parque Ambiental Codó e Posto Pré-sal 1 Timbiras. Durante o trajeto, o grupo se diverte com atrações, que canta melodias clássicas da cultura brasileira. Também será possível conhecer outras atrações e pontos turísticos.
Reservas e informações pelo telefone (99) 98242-8505.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Durante todo o mês de julho, o deputado Roberto Costa realizou a entrega de mais de 30 toneladas de frangos no projeto ‘Frango na Mesa’, em Bacabal. O projeto, que é idealizado pelo deputado Roberto Costa com o apoio do governador Brandão, já beneficiou mais de 15 mil famílias bacabalenses de diversos bairros do município, incluindo a zona rural.
O projeto visa a garantia da comida na mesa do bacabalense, que ainda se encontra em situação de insegurança alimentar. O parlamentar entregou o alimento nos bairros Trizidela, Mangueira, Presídio, Novo Bacabal, Setúbal, Cohabinha, Areia, Parque Rui Barbosa, Pantanal, Avenida Mearim, Prainha, Alto Bandeirante, Vila São João, Areal, Juçaral, Chapadinha, Avenida Mearim e Pau D’arco, zona rural do município.
Roberto afirma que “o mês de julho tem sido um mês de muita alegria para Bacabal, com mais uma temporada do nosso projeto ‘Frango na Mesa’. Essa é uma oportunidade de levarmos o alimento para a mesa das famílias bacabalenses, além de ser um momento de estarmos mais próximos do nosso povo e conhecer de perto as necessidades de todos. E esse é o nosso compromisso: amar a cidade, mas, acima de tudo, amar o povo de Bacabal”, enfatiza o deputado.
Seu Joaquim, morador do povoado Pau D’arco, na Zona Rural, expressou a sua satisfação: “ele está em todo lugar, ele está a todo momento. Era isso que eu queria. Pra esse eu tiro o chapéu”, pontuou.
Dona Maria, também moradora da zona rural, afirmou que “nunca viu outros fazendo essas coisas que ele faz, como abraçar o povo levando alimento e carinho. Eu moro aqui desde pequena e nunca vi. E eu gosto muito das pessoas que se lembram de nós. Eu gosto muito dele, gosto demais”, afirma.









