Cremerj aponta que a cada 3 dias um médico é agredido no estado do Rio

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) divulgou um levantamento nesta segunda-feira (24) apontando que, a cada três dias, um médico sofre algum tipo de agressão durante a atividade profissional no estado. Os dados são do Portal da Defesa Médica, lançado pelo Cremerj em novembro de 2018, com a finalidade de agir com rapidez em casos mais graves, como de agressão e de exercício ilegal da medicina.

Com relação aos casos de violência durante a atividade profissional, o Portal da Defesa Médica contabilizou, entre dezembro de 2018 e junho deste ano, 546 ocorrências de médicos que sofreram algum tipo de agressão, seja ela física ou verbal. A situação nas unidades públicas é a mais complicada. Do total de casos contabilizados, 67% aconteceram nessa rede.

O documento aponta que 75 médicos foram agredidos fisicamente no ambiente de trabalho, de dezembro de 2018 a junho de 2023. O caso mais recente aconteceu com a médica Sandra Bouyer, que levou socos e pontapés durante o plantão no Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, em Irajá, na zona norte da capital, no dia 16 deste mês. Enquanto Sandra estava sendo agredida, uma paciente, de 82 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não pôde ser socorrida pela médica. A paciente foi a óbito. Já Sandra precisou levar pontos na boca e teve escoriações pelo corpo.

Médicas, as principais vítimas

A maioria das agressões registradas pelo Cremerj ocorreu contra mulheres – em torno de 61% dos casos. Somente este ano, de janeiro a junho, 62,5% dos episódios envolveram médicas.

“Os números são preocupantes. É inadmissível que um médico seja agredido durante o seu exercício profissional. O que vimos nesta semana, quando uma médica foi covardemente agredida, infelizmente não foi pontual. Por isso, estamos buscando meios para aumentar a segurança para os médicos em seu ambiente de trabalho”, afirma o presidente do Cremerj, Guilherme Nadais.

O Cremerj vem atuando para garantir segurança para os médicos no ambiente de trabalho. Com o Portal da Defesa Médica, o conselho oferece aos profissionais que registram a violência sofrida em sua plataforma orientação sobre como proceder nessas situações.

Em junho, o Cremerj aprovou uma resolução que determina que todas as unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro forneçam segurança para garantir a integridade física dos médicos e demais profissionais que atuam nesses estabelecimentos. A normativa também torna compulsória a notificação ao conselho sobre a ocorrência de violência contra médicos dentro desses estabelecimentos e indica também que seja oferecido apoio administrativo e psicológico à vítima.

Um homem morreu, na tarde desta segunda-feira (24), depois ser arrastado por uma enxurrada no bairro Recanto dos Pássaros, em São Luís.

O corpo da vítima, identificada como Otelino de Oliveira Dutra, de 52 anos, foi encontrado no Jardim Tropical I, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, a cerca de dois quilômetros do local em que havia sumido.

A enxurrada que levou a vítima se formou após uma forte chuva que atingiu a Grande São Luís, no início da tarde desta segunda. Além de enxurradas, a chuva provocou vários alagamentos em diversos pontos da Região Metropolitana.

De acordo com populares, Otelino de Oliveira estava consumindo bebida alcoólica, por volta de 13h30, quando foi arrastado pela enxurrada, próximo à localidade Valinha, no Recantos dos Pássaros.

“Foi confirmado, por vários populares, que avistaram o cidadão percorrendo uma rua, onde tinha um grande volume de água, e ele foi orientado para se retirar. Mas ele decidiu seguir caminho e foi quando ele foi arrastado pela enxurrada”, informou o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMMA, o major Wendel.

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada e fez as buscas pela vítima. Otelino foi encontrado por volta das 16h, já sem vida, no acesso à alameda São José, no bairro Jardim Tropical I, em São José de Ribamar, por detrás do Cemitério São Lázaro da Estrada da Mata, na região do bairro Cidade Olímpica.

A chuva forte desta segunda gerou um grande volume de água na região, que a água transbordou o córrego e atingiu várias residências, sendo que no início das buscas pela vítima, os bombeiros ainda presenciaram populares tirando água de dentro de casa.

O CBMMA orienta que, em casos de chuva, a população evite trafegar em ruas que estejam alagadas ou com a correnteza muito forte e que permaneçam, dentro do possível, dentro de suas casas ou em locais seguros. E, em qualquer anormalidade, acionar os órgãos de segurança pública.

Vai começar a maior e melhor Feira Agropecuária da região. A 49ª edição da Expo Codó 2023. Um encontro de oportunidades. De 29 de julho a 06 de agosto, no Parque de Exposição Walter Zaidan. Com parque, exposição de animais, oficinas, cursos, palestras e muito mais!

E na Área de Shows, grandes atrações musicais confirmadas, confira:

Dia 29 de julho tem Klessinha e Hamilton Paiva
Dia 30 de julho tem Lucas Aboiador e Francys Jack

E durante os dias de ExpoCodó, várias atrações farão a festa como: Fruta Nativa, Forroneja, Antony Silva, Forró Digdon, Vicente Estilizado, Maycon Thiago, Sil Sil, Carlos Cantor, Nailson Ribeiro, Cris Lima, Balanço Forte.

Prepare-se para ExpoCodó 2023, a maior feira de agronegócios do Maranhão!!!

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (21) dois projetos de lei que pretendem endurecer o combate a crimes contra a democracia. Os textos foram assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia no Palácio do Planalto.

As duas propostas, chamadas de “Pacote da Democracia”, preveem aumento de penas e a adoção de sanções financeiras a suspeitos de crimes do tipo.

Os projetos estão incluídos no Programa de Ações na Segurança (PAS), lançado pelo governo nesta sexta. O pacote inclui ainda um novo decreto de regulamentação de armas de fogo, medidas contra violência nas escolas e antecipação do repasse de recursos aos estados para ações na área.

Os projetos ganharam impulso após os atos golpistas de 8 de janeiro, quando radicais aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram a depredaram as sedes dos três poderes, em Brasília

Endurecimento de penas e sanções

Segundo o governo, um dos projetos de lei altera o Código Penal, para dispor sobre as causas de aumento de pena aplicáveis aos crimes contra o Estado Democrático de Direito. O texto prevê penas de reclusão:

  • De 6 a 12 anos para quem organizar ou liderar movimentos antidemocráticos;
  • De 8 a 20 anos para quem financiar movimentos antidemocráticos;
  • De 6 a 12 anos, mais pena correspondente à violência, para crimes que atentem contra a integridade física e a liberdade do Presidente da República, do Vice-Presidente da República, do Presidente do Senado Federal, do Presidente da Câmara dos Deputados, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Procurador-Geral da República, com fim de alterar a ordem constitucional democrática;
  • De 20 a 40 anos para crimes que atentem contra a vida das autoridades citadas acima, com fim de alterar a ordem constitucional democrática.

A versão atual do Código Penal prevê apenas:

  • Pena de reclusão de 4 a 8 anos para quem tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais;
  • Pena de reclusão, de 4 a 12 anos, além da pena correspondente à violência, para quem tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído.

A proposta prevê ainda que, se o crime foi cometido por funcionário público, haja a perda automática do cargo, função ou mandato eletivo.

O texto também determina a proibição de a pessoa física envolvida em atos antidemocráticos contratar com o Poder Público e de obter subsídios, subvenções, benefícios ou incentivos tributários.

Inclui ainda a possibilidade de suspensão de direitos de sócio e de administrador, enquanto perdurarem subsídios, subvenções ou benefícios ou incentivos tributários, nos casos em que o condenado participar de sociedade empresária por decisão judicial motivada.

Medidas financeiras

O outro projeto de lei anunciado pelo governo prevê o acréscimo de um trecho ao Código de Processo Penal para permitir a apreensão de bens, o bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros de suspeitos de financiar atos antidemocráticos, em qualquer fase do processo, e até antes da apresentação de denúncia ou queixa.

O candidato apoiado pela atual gestão da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, foi o grande vencedor da consulta prévia da UFMA.

Para reitor, Carvalho teve 43,5%; Luciano Façanha teve 36,38%; Isabel Ibarra 15,78% e Wener Miranda 3,59%.

Os três primeiros vão formar a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Lula.

Para vice-reitor, Leonardo Soares ficou com 29%; Zefinha Bentivi teve 25,15% e Ridvan Fernandes com 13,42%.

O presidente Lula também decidirá entre os três quem será o vice-reitor.

Desde o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito, o professor Walterli Lima vem avançando e consolidando a sua pré-campanha em Timbiras. O Educador vem mantendo uma agenda de encontros e de reuniões com cada vez mais pessoas na zona urbana e na zona rural do município.

O professor Walterli Lima tem sido recebido por moradores dos bairros e dos povoados, a exemplo de inúmeras visitas às famílias nos bairros Olaria, Mutirao, Horta e forquilha.
Neste sábado, 22 de julho, o pré-candidato a prefeito esteve nos povoados São José, Lagoa do São José e região.

“Sabemos da grandeza da luta que é a intenção de poder trabalhar por Timbiras, principalmente quando se pode elaborar e se colocar em prática as ações públicas que podem melhorar a vida da população em geral. É por intermédio da política e da gestão administrativa que poderei fazer isto, e sei que tenho força de vontade e capacidade para realizar. É por esta causa que estou à disposição do povo, para ouvir cada timbirense, do jovem ao adulto, e para juntos, seguirmos neste objetivo de tornar Timbiras um lugar cada dia melhor para viver”, esclarece o professor Walterli.

Professor Walterli e professor Abercio em visitas à população timbirense.

TEXTO ENVIADO PELA ASSESSORIA DO PROFESSOR WALTERLI.

Graças a um gol de Hannah Wilkinson, a Nova Zelândia derrotou a Noruega por 1×0, na manhã desta quinta-feira (20), no Eden Park, em Auckland, na partida que abriu a edição 2023 da Copa do Mundo de futebol feminino. Com o triunfo, a seleção neozelandesa assumiu a liderança do Grupo A do Mundial com três pontos. 

Contando com uma das principais jogadoras do certame, a atacante Ada Hegerberg, a Noruega era apontada como favorita diante das donas da casa. Porém, quem se saiu melhor no primeiro tempo foi a Nova Zelândia, que criou a primeira oportunidade clara de gol logo aos quatro minutos com chute de longe da volante Steinmetz, mas a bola acabou indo para fora.

Pelas norueguesas, a melhor oportunidade na etapa inicial saiu justamente dos pés de Ada Hegerberg, aos 36 minutos, quando Hansen encontrou a centroavante, que finalizou de primeira, mas Stott conseguiu cortar.

Após o intervalo, a Nova Zelândia transformou a sua superioridade em vantagem logo aos dois minutos. A equipe da casa saiu em contra-ataque rápido pela direita. Jacqui Hand avançou em velocidade e cruzou rasteiro para o meio da área, onde a centroavante Hannah Wilkinson teve apenas o trabalho de escorar de direita para superar a goleira Mikalsen.

A Noruega quase empatou aos 13. Hegerberg fez boa jogada pela esquerda e encontrou Haavi, que cruzou para Maanum, que finalizou com perigo. Mas quatro minutos depois as donas da casa responderam com belo chute de fora da área de Indiah-Paige, que obrigou a goleira Mikalsen a se esticar para fazer grande defesa.

Buscando a igualdade, a equipe norueguesa passou a oferecer espaços na defesa, o que a equipe da casa aproveitou para criar boas oportunidades em jogadas de transição rápida, como a criada aos 30 minutos que terminou em bomba de Percival, que foi para fora.

Cinco minutos depois, as visitantes criaram a sua melhor oportunidade de marcar, quando Tuva Hansen bateu de primeira e a bola explodiu no travessão do gol defendido por Esson. Aos 44 minutos, Percival teve a oportunidade de marcar o segundo da Nova Zelândia, mas a volante desperdiçou uma cobrança de pênalti.

A partir daí, a equipe da casa mostrou muita vontade para segurar a vantagem até o apito final para garantir a sua primeira vitória em uma partida de Copa do Mundo de futebol feminino.

Cerimônia de abertura

Antes de a bola rolar, o Eden Park foi o palco da cerimônia de abertura da competição, que contou com um espetáculo – música e dança – que mostrou um pouco da cultura dos povos originários da Oceania, que recebe a competição pela primeira vez na história. O evento também apresentou as 32 equipes que participam do Mundial.

Além disso, a plateia respeitou um minuto de silêncio pelas vítimas de um tiroteio registrado na noite da última quinta-feira (19), nas proximidades do hotel no qual a seleção da Noruega estava hospedada em Auckland, para o jogo de abertura do Mundial feminino.

Estreia do Brasil

A seleção brasileira, que busca o inédito título da Copa do Mundo, estreia na primeira fase da competição a partir das 8h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira. O confronto contra o Panamá vale pelo Grupo F, que também conta com França e Jamaica.

O ex-presidente da República, José Sarney, fez questão de agradecer o apoio e a solidariedade que recebeu após sofrer um acidente doméstico sofrido no último fim de semana e passar cerca de 24 horas internado.

“Estou extremamente comovido e agradeço a todos os brasileiros, especialmente os maranhenses, que, no momento desse problema de saúde, se solidarizaram comigo por orações, demonstrações de carinho e apreço. Já estou bem, já voltei às minhas atividades. Quero agradecer a todos que tiveram esse gesto de bondade e solidariedade”, afirmou Sarney.

O ex-presidente, após a alta hospitalar, segue se recuperando em sua residência em São Luís.

Sarney recebeu a visita do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), além de ligações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade