- Professor Gil
- Deixar Comentário

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) a lista de espera dos candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023. A pasta utiliza a relação para preencher as vagas eventualmente não ocupadas em instituições privadas de ensino superior.

O texto do edital que estabeleceu o cronograma e os procedimentos relativos ao processo seletivo, a eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá até o próximo dia 29 de agosto.
Os candidatos cujo nome consta na lista de espera deverão acessar a página do programa no endereço eletrônico, e complementar a inscrição para contratar o financiamento, no período de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da pré-seleção. Para isso, é preciso acessar a página do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, por meio da qual os candidatos também deverão acompanhar o resultado do processo.
A inclusão do nome do candidato na lista de espera assegura apenas a expectativa dele ser pré-selecionado às vagas para as quais se inscreveu neste processo seletivo, estando a pré-seleção condicionada à disponibilidade de vaga no grupo de preferência e nos cursos de opção, bem como a observância das demais regras do programa.
Criado em 2001, por meio de lei específica, o Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas participantes do programa e que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para participar do programa, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. A escala de financiamento varia conforme a renda familiar do candidato.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Filho de uma família de origem popular, o empresário e pré-candidato a prefeito João dos Plásticos tem visto com entusiasmo e alegria, o crescimento do seu nome para disputar a Prefeitura Municipal de Timbiras, nas eleições do próximo ano. João dos Plásticos tem sido bem avaliado nas redes sociais e no caminhar do dia a dia com as pessoas mais simples e humildes daquela cidade. “O projeto está muito bem definido, pé no chão e sabe aonde quer chegar”, declarou um profissional liberal.
E como João dos Plásticos vem “costurando” um projeto independente, ou seja, por uma via certa na política, o seu crescimento tem incomodado, causado preocupação e até muita dor de cabeça nos grupos políticos. A ‘situação’ tem como pré-candidatos: Paulo Vinicius, Neguinho das Flores, Wilson Vieira e Edmundo Luís. lembrando que, em todas as enquetes de sites, nos bairros e ruas da cidade o nome do conceituado Advogado Dr. Gledson Frazão sempre é apontado como um dos nomes mais bem avaliado pelos timbirenses. Já a oposição tem as pré-candidaturas de João dos Plásticos, Vereador professor Osmael, professor Walterli Lima, Chico do Foto e Dra. Ana Thamires. A impaciência se deve ao fato do acirramento das últimas eleições municipais, decididas em detalhes e da grande votação que o empresário transferiu para os seus deputados. “Nós seremos a opção de representar o novo. Vamos unir todos que pensam uma política diferente”, destacou João dos Plásticos.
Reconhecido pelos timbirenses como um homem batalhador, guerreiro, determinado e inteligente, João dos Plásticos tem trabalhado incansavelmente para o fortalecimento desse projeto político e a cada dia vem conquistando o respeito e admiração de seus conterrâneos. “Precisamos de ideias e projetos inovadores. Temos que pensar em Timbiras e nos timbirenses, e não apenas em cor partidária ou sistema político ”, Timbiras precisa avançar. declarou o pré-candidato a prefeito de Timbiras.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Hoje tive a satisfação de ter em mãos parte dos exemplares do meu livro “O PENSADOR, Paisagem Poética da Humanidade”. A escrita é antes de tudo uma forma de liberdade.
‘Escrever um livro nunca esteve num horizonte possível no passado, contudo, a obra é fruto de constantes descobertas e transformações’. Disse, professor Walterli.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ex-presidente da República, José Sarney, não demorou mais de 24 horas internado no Hospital UDI, em São Luís.
Depois de um acidente doméstico no domingo (16), Sarney, que completou 93 anos em abril, foi levado ao hospital e passou a noite em observação.
Já nesta segunda-feira (17), o ex-presidente recebeu alta hospitalar e retornou para casa.
Os exames apontaram que Sarney teve pequena área de isquemia cerebral, mas nada grave.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 17, a Comissão Eleitoral da Consulta Pública aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a), em cumprimento de decisão judicial, estabeleceu nova data da votação que definirá a composição da lista tríplice com os nomes indicados pela comunidade acadêmica para ocupar os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade.
A Comissão Eleitoral esclarece que a Consulta Pública regida pela Resolução nº 454/2023-CONSUN segue todas as normativas internas da Universidade e permanecerá na modalidade remota, por meio do sistema Helios Voting, visando um processo democrático e eficiente, que garanta a participação de toda a comunidade acadêmica.
Ficou definido que a votação ocorrerá na próxima sexta-feira, 21 de julho.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A publicação ‘Desempenho da Agricultura Maranhense em 2021’, lançada pelo Imesc, examina a lavoura temporária e a permanente, assim como as exportações dos produtos agrícolas maranhenses.
Os dados mostram que, no ano de 2021, o Maranhão teve um desempenho expressivo na produção agrícola, alcançando R$ 11,6 bilhões em valor de produção. Esse valor representou crescimento de 50,9% em relação ao ano de 2020.
Os principais produtos responsáveis por esse resultado foram a soja e o milho, os quais tiveram valores de produção de R$7,9 bilhões (+51,2%) e R$ 2,6 bilhões (+68,3%), respectivamente. O crescimento dessas culturas foi impulsionado pela alta demanda do mercado externo, que elevou os preços dos produtos.
Açaí é destaque
Na lavoura permanente do estado, o açaí foi o maior destaque. O valor de produção do fruto aumentou 194,8%, fazendo com que ele se tornasse o segundo produto mais importante da lavoura permanente maranhense.
Além disso, o Maranhão subiu da sétima para a terceira posição no ranking nacional de valor de produção de açaí, ficando atrás apenas do Pará e do Amazonas.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um carro bem conservado FORD Ka 2010 está disponível para venda com preço especial em Codó. Mais informações entre em contato através do WhatsApp: (99) 9 9647 – 9735.
Confira detalhes do veículo:
Vendo!
✅ Ford Ka 2010
✅ 92 mil km rodados
✅ Motor Zetec Rocam
(excelente motor)
✅ Em dias – No ponto de transferir para o comprador.
Contato: 99 996479735









- Professor Gil
- Deixar Comentário
O empresário timbirense João dos Plásticos participou na última quinta-feira (13) do 3º Encontro Líder Cocais, realizado em Caxias. O programa LIDER é uma iniciativa do Sebrae para mobilizar, qualificar e integrar lideranças expressivas e legítimas de um território para a criação, formulação e implantação de um movimento de desenvolvimento econômico regional sustentável.
Também estiveram presentes no encontro Orlando Ayres, analista do Sebrae de Timon, o Diretor do Senai de Caxias, Adilson Reis, o Analista Técnico Sebrae de Timon, Evandro Júnior, o empresário Edvan Amâncio, o Diretor da Uema de Timon, Professor Vladimir, o vereador Gentil, de Caxias, além de empresários, gestores municipais, entidades do terceiro setor e representantes do Sebrae Maranhão.
Projeto Líder SEBRAE
O Projeto Líder é um programa do Sebrae, criado em 2007, e vem integrando vários municípios. Desde então, tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado entre as lideranças do poder público, das entidades privadas e do terceiro setor, através da sociedade civil organizada.
Para o empresário João dos Plásticos, o Projeto Líder Cocais é um passo importante na formação de líderes e integração de ações em toda região e no Maranhão, para fortalecer os municípios e regiões de todo estado, integrando outras lideranças que fazem a diferença. “Esta participação demonstra o interesse e a integração de lideranças de toda região em iniciativas que fomentem o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade regional e estadual. Precisamos desenvolver nossa região juntos. É muito importante que as lideranças estejam mobilizadas e qualificadas, para entender as demandas regionais, e assim construir, implementar e desenvolver o empreendedorismo”, finalizou o empresário.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Recebi, há pouco, os números do Google Analytics trazendo uma geral dos acessos ao blog do professor Gil. Os resultados não poderiam ser mais animadores. Batemos um novo recorde. De 2022 para 2023 o crescimento foi de milhões de visualizações, saindo de 4 milhões para 8,5 milhões de acessos.
Com isso, o blog continua líder absoluto e disparado na preferência dos leitores Timbirenses, com presença destacada também em toda região maranhense, sobretudo, em vários países do mundo. Em usuários únicos, também houve crescimento nas casas dos milhões, marca das mais gratificantes.
“Quem acessa o Blog do professor Gil chega exclusivamente pela sua página”, diz o responsável pela área técnica do servidor. Segundo ele, o blog está inserido entre os mais acessados da região, com uma plataforma toda própria e que agrada em cheio aos seus leitores.
Tudo isso é resultado de um trabalho criterioso, que persegue um padrão de qualidade, com elevado compromisso com a verdade, voltado para os interesses mais nobres dos nossos leitores, razão de tudo, nosso grande incentivador. Obrigado Deus!
Obrigado, leitor!
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O pré-candidato e líder político Júnior Corvelo, realizou vasta agenda neste fim de semana, onde prestigiou grandes eventos e reuniões com amigos e apoiadores para dialogar e fortalecer novas alianças na cidade de Timbiras e ao mesmo tempo reafirmou seu compromisso e apoio a pré-candidatura do Empresário João dos Plásticos.
“Timbiras só tem a ganhar com a pré-candidatura desses dois grandes homens, que prometem mudar os rumos desta cidade, trazendo um grande projeto político de desenvolvimento, dignidade e respeito para o povo desta cidade”, destacou uma liderança politica.
Emocionado, o pré-candidato a vereador, Júnior Corvelo, afirmou que vai trabalhar incansavelmente para trazer a esperança de dias melhores para os cidadãos timbirenses. “Sinto-me honrada em estar aqui, nessa cidade que tanto precisa de cuidado e acima de tudo respeito para com sua população. E tenho certeza que ao lado de João dos Plásticos, vamos transformar essa realidade”, ressaltou.






