Após assalto, vereador Astro de Ogum diz estar bem

O vereador de São Luís, Astro de Ogum, teve sua casa invadida e assaltada por bandidos, neste sábado (15).

A informação é que cinco elementos, dois armados, invadiram a residência do vereador no Olho D’Água e além de praticarem o assalto ainda amarram algumas pessoas que estavam no local.

O vereador Astro de Ogum, que não chegou a encontrar com os criminosos, gravou um vídeo, após o ocorrido, para dizer que está bem e pedir mais segurança para a área.

Vale recordar que a vereadora de São Luís, Fátima Araújo, em setembro do ano passado, também teve sua residência assaltada.

Brasília – Ex-ministro Alexandre de Moraes, que vai para o STF, transmite o cargo ao novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio, em solenidade no ministério (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, usaram as redes sociais neste sábado (15) para condenar a agressão sofrida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes em um aeroporto, em Roma. Segundo informações divulgadas por veículos de imprensa, o magistrado foi hostilizado na capital italiana e seu filho chegou a ser agredido com um soco no rosto.

“Até quando essa gente extremista vai agredir agentes públicos, em locais públicos, mesmo quando acompanhados de suas famílias? Comportamento criminoso de quem acha que pode fazer qualquer coisa por ter dinheiro no bolso. Querem ser ‘elite’ mas não tem a educação mais elementar”, criticou Dino em sua conta no Twitter.

Pacheco usou a mesma plataforma para condenar o ato. Ele considerou “inaceitável” a agressão sofrida pelo magistrado e sua família e afirmou que tal comportamento distancia do país do progresso.

“Mais do que criminoso e aviltante às pessoas, às instituições e à democracia, esse tipo de comportamento mina o caminho que se visa construir de um país de progresso, civilizado e pacífico”, disse Pacheco.

“Todos os lados precisam colaborar para que o antagonismo fique no campo das ideias e das ações legítimas. Se a Nação, ainda dividida, não é capaz de substituir o ódio pelo amor, que o faça ao menos pelo respeito”, acrescentou o senador.

Vários outros parlamentares se manifestaram. As deputadas Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) estão entre eles. “O ato é fruto do ódio e da ignorância desses que sempre alimentaram um projeto autoritário, antidemocrático e violento para o nosso país”, disse Jandira.

“Os agressores já foram identificados e inquérito instaurado pela Polícia Federal. Que paguem no rigor da Lei. Nossa solidariedade ao ministro e família”, acrescentou.

Já o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que atribui ao STF a competência para julgar ações antidemocráticas, afirmou que tentará votar o texto em agosto.

“A agressão de ogros contra Alexandre de Moraes mostra que é hora de punir os crimes de ódio, alguns já tipificados. Vamos enquadrar a intolerância política, como propus no ‘pacote da Democracia’. Vou procurar o relator Veneziano do Rego e o Presidente para votarmos em agosto”.

Aproveite as últimas vagas para uma emocionante excursão com destino a São Luís! PRAIA DO MEIO, Serão momentos inesquecíveis, dia 30 de julho, e você não pode perder essa oportunidade.

Durante a viagem, promovida pelo Departamento de Turismo do Blog do professor Gil, você terá a chance de explorar as belezas naturais de São Luís. Desfrute das paisagens deslumbrantes, exuberantes, emocionantes da Praia do Meio rica em histórias e tradições.

Para tornar essa experiência ainda mais especial, oferecemos um pacote promocional por apenas R$ 95 à vista. Garanta seu lugar o quanto antes e não deixe essa oportunidade escapar. Seja rápido, pois as vagas são limitadas!

Para mais informações e reservas, entre em contato pelos número (99) 98242 – 8505. Nossa equipe estará disponível para esclarecer todas as suas dúvidas e auxiliá-lo(a) no processo de reserva.

Não perca essa chance de embarcar em uma viagem repleta de aventuras, diversão e descobertas. Junte-se a nós nessa excursão incrível e viva momentos inesquecíveis em São Luís – PRAIA DO MEIO Aproveite e faça parte dessa experiência única.

O Parque de Exposição Walter Zaidan está passando por uma grande e completa transformação, e já está na reta final das obras de reforma e revitalização de todo seu espaço. E o presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI), Yuri Corrêa, falou sobre os últimos ajustes e preparativos para dois grandes eventos: o Arraial do Município e a 49ª ExpoCodó, agradecendo a parceria do Município, Governo do Estado e dos sócios da ACRIVI

“Estamos aqui já na reta final, nos últimos preparativos para a 49ª ExpoCodó, onde estamos aqui hoje entregando parcialmente parte das obras de reforma do Parque Walter Zaidan, onde a Prefeitura irá usar o nosso espaço para fazer o Arraial do Município. E aqui quero frisar e agradecer ao Governo do Estado por toda parceria com a doação dos bloquetes que estão sendo feitos o calçamento aqui no Parque de Exposição, agradecer ao Município, que entrou com a limpeza e a iluminação do parque, e aos sócios, que esses sim foram de grande importância para a revitalização e a reforma deste parque onde contribuíram para que tudo isso pudesse estar acontecendo”, declarou

O presidente aproveitou a oportunidade para convidar a todos para os dois grandes eventos que acontecerão entre os meses de julho e agosto. “Então, aguardamos todos vocês no Arraial no Município, que iniciará agora dia 13 e vai até o dia 16 e na 49ª ExpoCodó, que irá do dia 29/07 a 06/08”, concluiu o presidente da ACRIVI, Yuri Corrêa.

Prepare-se para ExpoCodó 2023, a maior feira de agronegócios do Maranhão!!!
De 29 de julho à 6 de agosto – no Parque de Exposição Walter Zaidan.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite deste sábado (15) com destino a Bruxelas, na Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. O embarque está previsto para às 22h, na Base Aérea de Brasília. Haverá uma parada técnica para abastecimento, no Aeroporto Internacional do Recife. Pela agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, a previsão de chegada na capital belga é 16h10, horário local (11h10 pelo horário de Brasília).

Ao todo, cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro, que ocorrerá oficialmente nos dias 17 e 18. A delegação brasileira levará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais.

Embora não figure entre os principais temas da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, as negociações para conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul podem ser objeto das conversas. Compõem o Mercosul a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

Segundo o Itamaraty, Lula levará ao evento o posicionamento brasileiro em relação às últimas exigências do bloco europeu para aprovar a assinatura do tratado – que incluem, entre outras coisas, a previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.

Agenda

Embora ainda não esteja totalmente fechada, a agenda do presidente Lula prevê reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus.

O chefe do governo brasileiro terá encontros com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Também já foram confirmados compromissos com os representantes da Áustria e da Suécia.

Na segunda-feira (17), Lula participa do Fórum empresarial União Europeia – América Latina, pela manhã. À tarde, ocorre a sessão de abertura da Celac. No dia seguinte, ocorre a Cúpula da Celac-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira (19).

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei 026/2023, de autoria do deputado Carlos Lula (PSB), que trata da preferência de vagas para irmãos no mesmo estabelecimento de ensino público.

O projeto garante a preferência de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede estadual de ensino, desde que a instituição ofereça turmas do mesmo nível educacional pretendido.

Na justificativa do projeto, o deputado Carlos Lula assinala que o artigo 227 da Constituição Federal confere especial proteção à criança, ao adolescente e ao jovem, estabelecendo, com total prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, colocando-os a salvo de toda forma de negligência ou discriminação.

O deputado acrescenta que a Constituição também reconhece o direito à educação nos artigos 6º, 205 e 208, enfatizando seu importante papel na sociedade brasileira. Nos termos do artigo 205, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 53, garante às crianças e adolescentes o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

O projeto de lei visa concretizar esse direito e dar maior eficácia à norma protetiva, garantindo aos irmãos na mesma etapa ou ciclo o direito de frequentarem a mesma unidade de ensino.

Para o deputado Carlos Lula, garantir o mesmo estabelecimento de ensino para a família traz inúmeros benefícios, pois contribui para aprofundar o envolvimento dos pais com a comunidade escolar, que podem direcionar sua atenção para um único espaço; constrói a mesma referência escolar para os irmãos, que, quando positiva, fortalece o vínculo deles com a escola; facilita o intercâmbio de livros e materiais didáticos, muito importante para famílias mais carentes, além de trazer para o ambiente familiar uma logística mais fácil de administrar, acarretando custos menores.

Carneiro Neto

Hoje é um dia especial, é aniversário do nosso amigo e Diretor do Departamento de Iluminação Pública de Timbiras, Carneiro Neto, que neste sábado, 15 de julho, completa mais um ano de vida. São 70 anos de muitas realizações.

Que nos anos vindouros possa prosseguir atingindo seus objetivos da vida.

Que a sua vida continue sempre em ritmo ascendente, com muito crescimento, realizações pessoais e profissionais.

Desejamos a você muitas felicidades, saúde, paz, alegrias e grandes vitórias. Que Jesus lhe abençoe sempre. Agradeço a Deus pela nossa amizade.

Uma singela homenagem do Blog do professor Gil.

Mais uma vez os eventos festivos na cidade de Imperatriz, com dinheiro público, não acontecerá.

Neste fim de semana, em homenagem aos 171 anos da segunda maior cidade do Maranhão, teríamos a realização de shows com artistas locais e também tendo como atração nacional o cantor Zé Felipe.

No entanto, a Prefeitura de Imperatriz afirmou que os shows de 171 anos de aniversários foram cancelados por conta de uma determinação judicial, através da juíza Ana Lucrécia Bezerra Sodré, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Imperatriz. Veja abaixo.

Após a Nota da Prefeitura de Imperatriz, a magistrada emitiu uma Nota negando que a Justiça tenha cancelado os eventos em comemoração aos 171 anos da cidade. A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Imperatriz afirmou que existe uma decisão judicial, mantida pelo Superior Tribunal de Justiça, proibindo empenho de verbas públicas para eventos festivos enquanto persistir a grave situação do serviço público, em especial no setor da Saúde. Veja abaixo.

Vale lembrar que, na semana passada, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, nas redes sociais, reclamou publicamente das posturas do Ministério Público e do Poder Judiciário do Maranhão.

Assis Ramos afirmou que Imperatriz seria a única que não pode fazer festa. O prefeito lembrou os festejos juninos que o Governo do Maranhão e outras cidades realizaram, mas sem a interferência do Ministério Público e nem decisões da Justiça para impedir os eventos. Assis Ramos classificou de “hipocrisia”.

“Imperatriz é a única cidade que não pode ter festa? Agora em junho tivemos um mês de festa em todo o estado, várias bandas nacionais e locais animaram o melhor São João do Brasil. Tudo muito bonito! Mas aí vêm as perguntas: não existem buracos nas rodovias do Estado, nas ruas de São Luís e em outras cidades do Maranhão? A saúde está ótima nesses lugares? Claro que não! Então, por que só o prefeito Assis Ramos não pode patrocinar o aniversário da cidade? É muita hipocrisia junta, minha gente”, disse Assis Ramos.

O certo é que, enquanto não forem estabelecidos critérios mais claros e simples para os posicionamentos do Ministério Público e do Poder Judiciário sobre eventos festivos com dinheiro público, as decisões serão sempre questionadas e farão ilações políticas partidárias.

14/07/2023 – Estragos feito pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. Foto: Defesa Civil/RS

Depois da passagem do ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição e alagamentos em várias cidades do Sul e Sudeste do Brasil, a previsão para esta sexta-feira (14) é de que uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas dos termômetros nessas regiões do país.

14/07/2023 - Estragos feito pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. Foto: Defesa Civil/RS
Ventos fortes causam estragos no interior do Rio Grande do Sul – Defesa Civil/RS

segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Rio Grande do Sul é de que os ventos percam intensidade, mas o céu permaneça com muitas nuvens. Há possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas não devem passar dos 13 graus Celsius (ºC), com mínima de 8ºC. No Paraná, a mínima prevista é de 5ºC e a máxima de 14ºC. Em São Paulo, os termômetros podem chegar a 10ºC na mínima e 16ºC na máxima.

Há risco de geada moderada em uma faixa que se estende do Rio Grande do Sul, até o extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Os efeitos do ciclone extratropical ainda deixam o mar grosso e com condições para ressaca em uma faixa que se estende por todo o litoral sul, com ondas que devem ultrapassar os 3 metros, com picos de até 4,5 metros.

14/07/2023 - Estragos feito pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. Foto: Defesa Civil/RS
Frente fria mantém temperaturas baixas no Sul e Sudeste – Defesa Civil/RS

Mortes

Vendaval, fortes chuvas e granizo devastaram cidades e deixaram quatro pessoas mortas em diferentes estados das regiões Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul um homem de 68 anos morreu após a queda de uma árvore sobre uma casa. A estimativa da Defesa Civil do Rio Grande do Sul é de que mais de 17 mil pessoas foram afetadas pelos pela passagem do ciclone extratropical. Os desabrigados são 234 e há ainda 331 desalojados.

Na cidade de Brusque, em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte de um homem de 40 anos, após a queda de uma árvore sobre a escada em que ele estava. Após terem sido acionados, os bombeiros constataram que o homem havia sofrido um trauma cranioencefálico depois de cair de uma altura de 3 metros.

14/07/2023 - Estragos feito pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. Foto: Defesa Civil/RS
Nível dos rios subiu em várias cidades gaúchas – Defesa Civil/RS

No litoral de São Paulo, os efeitos do ciclone também foram sentidos na forma de ventos fortes, que causaram a derrubada de árvores. Um galho que caiu sobre um cabo de alta-tensão, causou a morte de uma idosa de 80 anos.

Em São José dos Campos, uma jovem de 24 anos foi atingida por uma árvore enquanto fazia aula de autoescola. Ela chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e foi levada ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade