Ex-prefeito fala em união da oposição para vencer eleições de 2024 em Timbiras

 Um Ex-prefeito de Timbiras busca a união de nomes fortes da oposição para derrotar o atual gestor, Dr. Antonio Borba.
Um Ex-prefeito de Timbiras, entrou em contato com o Blog do professor Gil e afirmou nesta quarta-feira (12) que a oposição no município não se dividirá e caminhará unida para derrotar o atual prefeito, Dr. Antonio Borba (Patriota), nas eleições de 2024.

O Ex-prefeito destacou a importância da união de nomes influentes da política local, como o Empresário João dos Plásticos, Vereador professor Osmael, Dra. Ana Thamires, professor Walterli, Rosinha das Flores, Chico do Foto, entre outras forças políticas. Segundo ele, todos estão trabalhando juntos para fortalecer a oposição e enfrentar o poderio financeiro e político do atual prefeito nas eleições.

O Ex-prefeito criticou a postura do prefeito Borba, afirmando que seu egocentrismo afasta muitos aliados e prejudicado a gestão municipal. Segundo relatos populares, a falta de companheirismo e a busca constante por holofotes estão corroendo a base do atual governo, abrindo espaço para a união da oposição.

Com anos de experiência política e conhecimento sobre a realidade de Timbiras, o Ex-prefeito acredita que é possível formar um grupo sólido e coeso, capaz de vencer nas urnas e mudar o rumo da política local. Ele busca aproveitar a insatisfação com o atual gestor para trazer os diferentes grupos de oposição para o mesmo lado e construir uma alternativa viável para o município.

A grande questão que permanece em aberto é qual será a posição do governo do estado nas eleições municipais de Timbiras. A decisão do governo estadual pode ser decisiva para o sucesso ou fracasso da estratégia do Ex-prefeito e a oposição unida.

O cenário político de Timbiras se mostra cada vez mais complexo e incerto. No entanto, a união da oposição é uma demonstração de que a política local está se mobilizando para enfrentar o atual prefeito e buscar uma mudança na gestão municipal.

Vamos aguardar e conferir!

Fachada do instituto nacional de meteorologia (INMET), em Brasília.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta a população da Região Sul do Brasil para a chegada nesta quarta-feira (12) de um ciclone extratropical em decorrência de uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai.  

“Este sistema irá se configurar no decorrer de hoje sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 quilômetros por hora (km/h). Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos”, informa o Inmet.

O Instituto prevê ainda acumulados diários de até 100 milímetros de chuva em algumas áreas do estado. De acordo com o instituto, os ventos devem diminuir de intensidade partir da quinta-feira (13), quando o ciclone extratropical deve se deslocar para o Oceano Atlântico e perder força.

Esse ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar pelo país, causando baixas temperaturas, não apenas no Sul, mas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou alteração do expediente do Governo do Estado em dois jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol na Copa do Mundo, na primeira fase.

Assim como fez nos jogos da seleção masculina na Copa do Qatar, Brandão altera o expediente para o servidor público estadual nas partidas durante a semana. Em dois jogos, na fase de grupos, o expediente acontecerá a partir das 14h.

“Informo que, nos próximos dias 24 de julho e 2 de agosto, por ocasião dos jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo, o expediente da administração pública do estado do Maranhão ocorrerá a partir das 14h, exceto para serviços essenciais”, afirmou Brandão.

A Copa do Mundo Feminina em 2023, ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Será a primeira vez na história do torneio que ele terá dois países sediando os jogos da competição, Austrália e Nova Zelândia.

Entre as convocadas estão duas jogadoras maranhenses – a goleira Camila, que atua no Santos-SP e a meia-atacante Ary Borges que joga no Racing Louisville-EUA.

A estreia da seleção brasileira será contra o Panamá, na segunda-feira, 24 de julho, às 8h (de Brasília). Na sequencia, joga contra a França, no sábado, 29 de julho, às 7h (de Brasília). Para encerrar sua participação na fase de grupos, o Brasil enfrenta a Jamaica na quarta-feira, 2 de agosto, às 7h (de Brasília).

O Representante Comercial da FC Oliveira João Pedro de Jesus, tem recebido diversas manifestações de carinho da população timbirense pela forma como vem desenvolvendo seu trabalho,  comerciante carismático com muita humildade.

João Pedro, nascido em Codó, é neto do Ex-suplente de Vereador o saudoso Cantanhede do camarão, tem uma bagagem no mercado  comercial,
em Codó, Timbiras, Cajazeiras, km 17 e Canto do Coxo.

João Pedro realiza visitas pessoalmente a cada semana em Timbiras e tem recebido diversas homenagens que chegam sob forma de depoimentos e demonstrações de carinho por parte da população atendida.

“Essa é uma profissão muito gratificante “Representante Comercial” que realizamos ao lado dessas pessoas maravilhosa e competente. Vamos juntos!“. registra o Representante Comercial da FC João Pedro.

O resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre já pode ser consultado no Portal na internet. 

Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) está ofertando 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas. Os candidatos pré-selecionados devem acessar o portal.

Financiamento

O Fies é um programa instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com indicação positiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

A partir de 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (11), por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 236/2023, de iniciativa do Poder Executivo, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício financeiro de 2024. A matéria dispõe sobre diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária (LOA) de 2024.

A LDO cumpre disposições do artigo 165 da Carta Magna e da Constituição Estadual, e do artigo 4º da Lei Complementar Federal 191, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Justificativa – Na Mensagem Governamental nº 38 de encaminhamento da matéria à Assembleia, o Poder Executivo esclarece que a proposição dispõe sobre as metas, prioridades e normas da Administração Pública.

“Tem como base a premissa do nosso compromisso com a manutenção e ampliação dos importantes investimentos que estão sendo realizados em nosso Estado, simultaneamente ao responsável cumprimento das obrigações da dívida, do custeio da máquina pública e dos salários dos servidores ativos e inativos”, esclarece o texto, assinado pelo então governador em exercício, Felipe Camarão (PT).

“Sem abdicar de uma gestão fiscal eficiente e responsável que adota, com transparência, a afetiva qualidade e controle dos gastos públicos, darei continuidade às iniciativas de enfrentamento das injustiças sociais, ampliando as condições de infraestrutura educacional, atuando, no estímulo à geração de emprego e renda, no fortalecimento e ampliação da segurança pública, da infraestrutura e logística, na promoção dos direitos humanos, na universalização do saneamento básico, além das diversas ações nas áreas de habitação, saúde, turismo, juventude, esporte e lazer”, justifica.

De acordo com o texto normativo, os Orçamentos Fiscal, da Seguridade Social e de Investimentos serão elaborados em consonância com as metas e prioridades estabelecidas para o exercício de 2024 constantes na Lei do Plano Plurianual 2024-2027.

Em ritmo firme, o professor Walterli Lima, liderança política do Partido dos Trabalhadores (PT), vem realizado uma intensificação de sua pré-campanha a prefeito no município de Timbiras, o que vem refletindo positivamente, que já se percebe na boa aceitação do seu nome junto ao eleitorado local.

Professor Walterli tem cumprido agenda de visitas por todo o município de Timbiras, tanto na zona urbana como na zona rural, e vem crescendo e se consolidando de forma surpreendente em popularidade na preferência dos timbirenses, notadamente para a disputa do cargo de prefeito, prova disto foi a receptividade carinhosa que teve o pré-candidato petista nos encontros com os moradores dos povoados Brejinho, Melancias, Santa Antônio da CIT, Pastorinha , Baixa do Morro e São Thomé.

Ao falar sobre as visitas às localidades, ocorridas nesse sábado (08) e neste domingo (09), o professor Walterli Lima se expressa dizendo que “é com grata e grande satisfação que comunico a todos os timbirenses a percepção de crescimento da nossa pré-candidatura a prefeito, pois notamos uma elevação maior do nosso nome perante o povo, em especial nestas povoações da zona rural do bairro São Sebastião. Reafirmo o meu compromisso com todos os habitantes do nosso município, na luta e na busca incansável por ações administrativas que melhorem a qualidade de vida e a dignidade da nossa população. Estamos avançando, e com a ajuda de Deus e do povo, chegaremos ao objetivo de proporcionar as políticas públicas necessárias para Timbiras.”

Texto enviado pela Assessoria do professor Walterli.

O pré-candidato a prefeito de Timbiras, Empresário João dos Plásticos vem apoiando e incentivando a prática esportiva no município.

João dos Plásticos investe na prática esportiva como forma de inclusão social, contribuindo para o combate e prevenção às drogas, promovendo a qualidade de vida da população timbirense.

Em contato com o Blog do professor Gil, o Empresário João dos Plásticos destacou a sua preocupação em incentivar o esporte na cidade e a sua decisão de realizar grandes investimentos na área. “Quero trabalhar a cada dia por Timbiras, e estou trabalhando em todas as áreas, devemos sempre aliar cuidados com a saúde à prática de esportes”, destacou o timbirense João dos Plásticos.

Embora a base do governador Carlos Brandão (PSB) conte com múltiplos candidatos, o que é natural dada a postura conciliatória do chefe do executivo, é evidente sua preferência pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB).

A relação entre os dois é de perfeita sintonia e inquestionavelmente frutífera, como comprovado pelos resultados das duas edições do São João do Maranhão e do Carnaval deste ano, que foram organizadas sob a liderança de Paulo Victor enquanto secretário de Cultura (Secma) de Brandão e mesmo com a articulação junto ao sucessor Yuri Arruda.

Nenhum governador conseguiu uma relação tão harmoniosa com o legislativo de São Luís quanto Brandão durante o mandato de Paulo Victor como presidente da Câmara. Em várias ocasiões, o governador esteve na Casa legislativa municipal para ouvir demandas e apresentar soluções para os problemas da cidade.

Da mesma forma, a reciprocidade se fez presente, com numerosas comitivas lideradas por Paulo Victor visitando o Palácio dos Leões e sendo recebidas de maneira privilegiada e atenciosa, graças à boa relação entre os líderes políticos. Nunca vereadores de São Luís tiveram tanto acesso aos Leões.

O trabalho conjunto de Brandão e Paulo Victor tem trazido benefícios significativos à população de São Luís, agora ampliados com o pacote de obras anunciados pelo governo, e a parceria entre os dois tende a restabelecer a harmonia entre os palácios vizinhos da Praça Pedro II, caso seus objetivos mútuos se concretizem.

 Júnior Corvelo, ganhou mais fortes adesões ao seu nome para pré-candidato a vereador de Timbiras. Trata-se de mais 3 novas lideranças políticas. Antonio Soares (São Sebastião), professora Valdiza Rodrigues e Daniel Araújo (liderança da Juventude).
O ato de adesão aconteceu neste final de semana, em Timbiras. Júnior Corvelo tem avançado na articulação política com partidos e lideranças, que também já apoiam sua pré-candidatura como vereador de oposição, juntamente com o Empresário João dos Plásticos.

“É uma grande alegria receber o apoio dessas novas lideranças que a partir de hoje andarão conosco nesse projeto. Temos esse sonho de trabalhar muito mais por Timbiras”, diz Júnior Corvelo.

Conheça as novas adesões:

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade