Câmara aprova reajuste de 8,2% dos servidores de São Luís

Depois de muitas idas e vindas por parte da prefeitura de São Luís, a Câmara Municipal aprovou na integralidade a proposta sem emendas do projeto de reajuste dos servidores da capital.

A proposta concede um aumento de 8,2% de aumento retroativo ao mês de maio e já deve ser pago na próxima folha (julho).

O projeto causou muita discussão porque a Câmara havia apresentado emendas para incluir outras categorias no reajuste, mas a prefeitura dizia que não poderia incluir pelo impacto financeiro. Depois de ter vetado o próprio projeto para não incluir as emendas, o prefeito Eduardo Braide enviou novamente a proposta que foi aprovada hoje na íntegra pelos vereadores.

O presidente da Casa, Paulo Victor, afirmou que a Câmara fez o gesto de aprovar logo para que os servidores não continuassem sendo prejudicados pela intransigência da prefeitura em relação às emendas. “A Câmara pactuou por empatia aos nossos servidores de não apresentar mais nenhuma emenda pra não continuar esse estica e puxa e assim aprovamos o projeto”.

O presidente da Câmara Municipal de Timbiras, Vereador professor Manoel, a convite do presidente da Câmara de Codó Vereador Antonio Luz, levou uma comitiva de correligionários para encontro com o Secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

A reunião ocorreu nesta quarta-feira (5 ) em São Luís.

Na ocasião, mostrando seu poder de articulação e amizade junto ao governo, ao lado do amigo Vereador Antonio Luz, o presidente da Câmara de vereadores de timbiras reforçou compromissos que visam parcerias, investimentos e melhorias para a cidade de Timbiras. Também foram debatidos assuntos diversos e as demandas de ambos os presidentes.

Além da troca de ideias sobre o legislativo, com o Secretário Orleans Brandão. Os presentes avaliaram a possibilidade de participação em projetos de cooperação técnica com as câmaras municipais, entre outras demandas para o desenvolvimento de Timbiras. “ Fico muito feliz foi um encontro bastante produtivo. É notável que o amigo Orleans Brandão tem um grande poder de articulação junto ao Governo do Estado, uma dedicação muito forte em prol do Maranhão e realiza um trabalho maravilhoso nesta Secretaria de Assuntos Municipalistas. É importante fazermos essa integração entre os Poderes Legislativos, tanto de Timbiras quanto a Câmara de Vereadores de Codó. Portanto, é uma honra estar tratando de pautas tão importantes que venham beneficiar a nossa querida cidade de Timbiras e sua população”, destacou o presidente professor Manoel.

No próximo domingo (9), os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Timbiras devem realizar a prova de conhecimentos, uma das etapas do processo eleitoral que vai escolher 10 novos integrantes para o Conselho Tutelar. O exame será às 8h na Escola Newton Neves, Avenida Idelfonso Moreira, centro de Timbiras.

Estão aptos todos os candidatos que tiveram inscrição homologada e que se inscreveram para o exame.

No edital de divulgação da lista dos candidatos aptos a realizarem a avaliação, também foi publicada a bibliografia de referência para a prova objetiva e discursiva, que será assessorada pelo Instituto Brasileiro de Seleção e Projetos (Ibrasp). O exame constará de 30 questões, sendo 25 referentes ao conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outras cinco de Informática, além de redação.

O processo eletivo é dividido em quatro fases: apresentação de documentos que comprovam o preenchimento dos requisitos para a candidatura; prova de conhecimentos sobre o ECA, informática e redação; avaliação física e psicológica; e eleição direta.

Entre os requisitos mínimos para participar, estão ter reconhecida idoneidade moral, ter mais de 21 anos de idade, residir e ter domicílio eleitoral em Timbiras há, no mínimo, dois anos, e ter experiência mínima de dois anos na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Também fazem parte das qualificações mínimas, a graduação superior completa e a participação em cursos de capacitação específica sobre o ECA com carga horária mínima de 40 horas, realizados nos últimos cinco anos, entre outras.

Nesta segunda-feira (03), os secretários estaduais de educação fecharam uma proposta com mudanças no Novo Ensino Médio ao Ministério da Educação (MEC).

O modelo atual está em vigor há dois anos, mas tem sido alvo de muitas críticas. Diante da situação, o MEC abriu uma consulta para debater o assunto.

Um dos pontos defendidos é a possibilidade de reduzir a carga horária das disciplinas optativas e aumentar as matérias básicas obrigatórias.

O secretário de Educação do Maranhão e vice-governador, Felipe Camarão (PT), esteve representando o estado maranhense e destacou o encontro.

“Entregamos hoje a representantes do Ministério da Educação, a proposta com ajustes na implementação do Novo Ensino Médio. Esperamos que os componentes curriculares importantes voltem a ter maior carga horária, que o ENEM seja ajustado ao novo modelo, que haja a adequação da formação inicial docente e uma maior compreensão dos itinerários formativos, bem como das eletivas, tutoria e projeto de vida. Agora, vamos aguardar os próximos passos do Ministério na esperança de que seja encontrado o melhor caminho para os nossos estudantes”, disse Camarão.

O fortalecimento do nome do pré-candidato, Júnior Corvelo, para disputar, uma vaga na Câmara Municipal de Timbiras é comprovado por meio do apoio de lideranças políticas, pertencentes ao bloco da oposição ao prefeito municipal, além de entidades representativas e o povo em geral,  que a cada dia expressam apoio a pré-candidatura do jovem líder politico Júnior Corvelo.

Júnior Corvelo está sempre presente no dia a dia dos timbirenses para prestigiar inúmeros eventos ao lado do companheiro e pré-candidato a prefeito de Timbiras João dos Plásticos. A população timbirense avalia bem a pré-candidatura de Júnior Corvelo, que caminha rumo, para uma cadeira no Legislativo Municipal.

O pré-candidato Júnior Corvelo já mantém contato também  com várias comunidades rurais, pessoas ligadas ao comércio, entre outras entidades. Daqui em diante, Júnior Corvelo lembra que há uma forte agenda para que o nome de Júnior Corvelo chegue à sociedade. “Assim, ele crescerá muito mais nas pesquisas”.

Vamos aguardar e conferir!

 

 

Reeleito e sempre com o compromisso de transformar e trabalhar  por Timbiras, o vereador professor Manoel tem batalhado dia e noite em busca de melhorias para o povo de Timbiras. A população já sente os resultados do seu trabalho em todas as áreas, o Vereador vem trabalhando para o povo.

“Fui eleito pelo povo, para trabalhar para o povo, mesmo com as dificuldades diárias, continuo buscando melhorias para nosso lugar. Muita coisa boa ainda está por vir tenham certeza disso. Meu gabinete está com as portas abertas para o povo”. afirmou o presidente Vereador professor Manoel.

O Blog do professor Gil parabeniza este grande Parlamentar e Presidente pelo o excelente trabalho desenvolvido em prol de todos os timbirenses.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade