Pinheiro: André da Ralpnet reúne mais de 500 participantes em encontro de lideranças políticas

No último dia 2 de julho, o pré-candidato aprefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, reuniu uma expressiva quantidade de líderes políticos, líderes comunitários e políticos de mandato, como os vereadores Edinildo Rodrigues e Sandro Lima, em um encontro de lideranças realizado em sua fazenda, que fica localizada no Povoado São Sebastião.

O encontro, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, foi um importante momento de diálogo e articulação política. A presença maciça de lideranças políticas, comunitárias e políticos já em mandato demonstrou o apoio e a confiança depositados em André da Ralpnet como pré-candidato a prefeito de Pinheiro.

Durante o evento, André da Ralpnet teve a oportunidade de expor sua visão para a cidade de Pinheiro. Em seu discurso, ele destacou a importância de uma gestão transparente, participativa e comprometida com o desenvolvimento do município, e ressaltou a necessidade de investimentos em áreas como saúde, educação, infraestruturageração de empregos e amparo aos jovens.

Diversos líderes políticos presentes no encontro também tiveram a oportunidade de expressar seu apoio à pré-candidatura de André da Ralpnet. Eles ressaltaram sua experiência, capacidade de diálogo e comprometimento com as demandas da população de Pinheiro.

O evento se destacou pela atmosfera de engajamento e entusiasmo dos participantes. As discussões sobre os desafios enfrentados pelo município e as possíveis soluções foram intensas e produtivas. O encontro permitiu a troca de ideias entre as lideranças políticas presentes, consolidando uma rede de apoio que certamente será fundamental durante a pré-campanha eleitoral de André.

O encontro também contou com a presença de representantes de diversos setores da sociedade civil. Comunitários, membros de organizações não governamentais e líderes de movimentos sociais também estiveram presentes, enriquecendo as discussões e ampliando o espectro de vozes envolvidas no projeto político de André.

Ao final do evento, André da Ralpnet ressaltou que o encontro foi apenas o começo de uma jornada política que buscará envolver cada vez mais a população.

O prefeito Eduardo Braide reencaminhou à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei que garante o reajuste de 8,2% aos servidores municipais. O reajuste, maior da história, será para os efetivos (ativos e inativos), comissionados e serviços prestados.

“Nosso compromisso segue firme. O reajuste dos nossos servidores será retroativo a 1° de maio, tão logo seja aprovado pela Câmara”, reforçou o prefeito.

O percentual de 8,2% é fruto de estudos das equipes técnicas do Município, que calcularam os impactos financeiros, resguardando a lei de responsabilidade fiscal.

O Projeto agora será apreciado pelos vereadores e, conforme anunciado pelo prefeito Eduardo Braide, assim que aprovado, será sancionado; e o reajuste dos servidores será pago na folha de julho, retroativo a 1° de maio.

Equipe KW Produções emite nota criticando o cantor Ricardo luz, após o cantor ter negado subir ao palco.

Entenda o caso

O cantor Ricardo luz surpreendeu a todos da produção e principalmente o público presente ‘Regueiros’ de Timbiras durante o seu show que estava previsto para acontecer neste domingo (02), alegando o cantor de que não estava com 100% do seu cachê.

O artista não cumpriu o contrato e ainda desrespeitou todos os Regueiros de Timbiras.

Em comunicado envido ao Blog do professor Gil, a equipe da KW Produções repudiou a atitude do cantor.

 

Nota:

“Em respeito ao público e aos fãs que acompanham o artista Ricardo luz e que compareceram para curtir o show em Timbiras no Buteco da Lulu, viemos a público esclarecer o ocorrido na data de ontem, 02 de julho. Ricardo luz estava contratado para fazer o show na noite de hoje, conforme contrato entre a produção e a (empresa do cantor) responsável pela contratação e organização.

A equipe ainda explicou o que aconteceu durante o evento.

“No caso o que aconteceu em Timbiras, o artista e sua produção estavam prontos. Ricardo luz não subiu ao palco de forma estúpida e amadora, uma vez que a apresentação estava dentro dos parâmetros previsto em contrato”, continuou.

Por fim, a equipe lamentou o ocorrido mais uma vez: “Existe um TAC (Termo de ajuste e conduta) que no dia (02/07) o evento iria acontecer na forma do contrato, conforme acordado entre as partes, na qual ninguém pode alegar ignorância ou desconhecimento disso. Lamentamos o ocorrido e repudiamos toda e qualquer forma de desrespeito com os profissionais envolvidos e principalmente com o público que nitidamente ficou revoltado com a situação na cidade de Timbiras que é, sem duvida, uma das maiores fãs do cantor que existe”.

Reafirmamos o nosso compromisso com a responsabilidade e a qualidade dos nossos eventos.

KW Produções.

O Blog entrou em contato com a assessoria do cantor, mas até o fechamento da matéria não teve nenhum retorno, reiteramos ainda que estamos a inteira disposição, caso o cantor queira se manifestar.

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem vão as urnas esse ano nos dias 1 e 2 de outubro para escolher a nova direção que vai comandar o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão para o triênio 2024/2026. O atual presidente José Carlos vai tentar a reeleição com a Chapa 2 – Enfermagem Forte e Valorizada, porém outros quatro grupos vão estar na concorrência.

A chapa vencedora vai defender mais de 30 mil profissionais que atuam em todo o estado do Maranhão. A principal bandeira para os próximos anos será o cumprimento do pagamento do novo piso salário da enfermagem.

Veja quais chapas concorrem para a eleição do Coren/MA:

Chapa 1 – Despertar Ético – Liderada por Antonia Cristiane Souza Pereira Padilha

Chapa 2 – Enfermagem Forte e Valorizada – Liderada por José Carlos Costa Araújo Júnior

Chapa 3 – Unir, Fortalecer e Avançar – Liderada por Cleia Varão Marinho

Chapa 4 – Enfermagem para todos – Liderada por Alessandro Freitas Martins

Chapa 5 – Valorização pela enfermagem – Liderada por Djayna Serra Nunes

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Ministro aposentado Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrido neste domingo, 2/7, em Brasília/DF.

O Tribunal de Justiça do Maranhão manifesta solidariedade com a família e amigos desse grande jurista brasileiro. Entre várias atividades exercidas, Sepúlveda Pertence foi membro do Ministério Público do Distrito Federal, aposentado arbitrariamente pelo AI-5 em 1969, sendo nomeado ministro do STF em 1989, com a redemocratização do país.

O ministro foi reconhecido por sua notável atuação em todos os campos a que se dedicou como advogado, Procurador-Geral, Ministro e Presidente do STF, cargo no qual permaneceu até 20 de maio de 1997.

O jurista exerceu suas funções na mais alta Corte com brilho e independência até se aposentar em 2007, sem jamais abandonar a luta em prol da democracia e do fortalecimento das instituições republicanas. Que a história e o exemplo de vida desse grande jurista sirvam de inspiração para prosseguirmos na labuta diária pelo amadurecimento institucional do Brasil.

Desembargador Paulo Velten

Presidente do TJMA

A Lei Paulo Gustavo está viabilizando o maior investimento direto em cultura da história do Brasil: são 3,8 bilhões de reais disponíveis para todo o Brasil. Estados, municípios e o Distrito Federal têm até o dia 11 de julho para solicitar os valores. Para isso, os gestores municipais e estaduais devem enviar os planos de ação, que indicam como vão utilizar esses recursos, para o Ministério da Cultura por meio da plataforma TransfereGov. Após a aprovação e assinatura do Termo de Adesão, as cidades e os estados já começam a receber.

Para o estado do Maranhão, o valor disponível é de 146,5 milhões de reais, sendo 81,2 milhões para o governo estadual e 65,3 milhões para o conjunto dos municípios. Os primeiros a cumprirem as exigências, já estão recebendo os recursos.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, faz um chamamento à participação de todos os estados e municípios. “Depois de muita luta, a Lei Paulo Gustavo é uma realidade e vai garantir o investimento de 3,8 bilhões de reais no setor cultural de todo o Brasil. É o maior valor da história! Mas, para que os recursos cheguem para todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e beneficie toda a sociedade, é preciso que o estado e os municípios enviem os Planos de Ação para o Ministério da Cultura. O prazo termina dia 11 de julho e o Ministério da Cultura está com uma verdadeira força-tarefa para garantir que nenhuma cidade fique de fora. Então, não deixe para a última hora. Cultura é um direito de todas as pessoas!”.

Os fazedores e fazedoras de cultura terão acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública executadas pelos estados, municípios e Distrito Federal. E, como resultado, a população poderá acessar uma série de ações culturais, como cursos, festivais e cinemas itinerantes.

A Lei Paulo Gustavo é um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de Covid-19 que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença. Saiba mais em gov.br/cultura. Fonte: Brasil 61

Um jovem conhecido como ‘Maykon do grau’, conhecido por cometer infrações de trânsito e publicar vídeos das redes sociais, morreu ao colidir contra um caminhão na BR-222, no Maranhão.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na manhã deste sábado (1º), na região do Povoado Leite, que fica a cerca de 156 km de São Luís.

‘Maykon’ na verdade se chamava Marcos Antônio dos Santos Mesquita e tinha 21 anos. Nas redes sociais, costumava postar diversos vídeos empinando a moto, em uma manobra conhecida como ‘dar um grau’. Isso era realizado mesmo em vias públicas, como rodovias, e próximo dos pedestres.

Em um dos vídeos, ele debocha e coloca um áudio de uma mulher que reclama de que ele estaria ‘na mira da polícia’ justamente por postar na internet as infrações de trânsito. Nos comentários, uma pessoa diz que ‘pega nada’, em referência à polícia, e Marcos responde com risadas

Ainda segundo a PRF, não se sabe se Marcos havia empinado a moto no momento do acidente. Porém, ele bateu na traseira do caminhão quando estava em alta velocidade , segundo as informações preliminares. A causa da morte foi trauma na cabeça, por estar sem capacete.

Do G1,MA

O Censo Demográfico, divulgado na semana passada pelo IBGE, deve modificar a quantidade de vereadores em cerca de nove municípios maranhenses.

A Constituição Federal estabelece uma tabela que define o número de parlamentares nas casas legislativas, baseado na população da cada município.

De acordo com o novo Censo Demográfico, dois municípios do Maranhão, Raposa e Chapadinha, tiveram um aumento significativo da população e mudaram de faixa, podendo ter um aumento na quantidade de vereadores. Cada um desses dois municípios pode ganhar mais dois vereadores.

Na contramão, sete municípios do Maranhão – Conceição do Lago-Açu, Bom Jesus das Selvas, Monção, Lago verde, Joselândia, Nova Olinda e Senador La Rocque – apresentaram uma redução significativa da população e devem perder representantes nos parlamentos municipais. Cada um desses municípios deve perder dois vereadores.

Capital – Em São Luís, o crescimento populacional ficou abaixo do que alguns esperavam. O vereador Chico Carvalho queria criar duas vagas na Câmara de Vereadores por conta do aumento da população da capital.

Existia a expectativa que São Luís alcançasse mais de 1,050 milhão de habitantes, podendo ter 33 vereadores, mas o resultado foi que a capital chegou a 1,037 milhão, devendo permanecer com 31 representantes no parlamento municipal.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, divulgou Nota alertando para os impactos que o novo Censo Demográfico, divulgado nesta semana, pelo IBGE pode gerar em boa parte dos municípios brasileiros.

A CNM destaca que “os dados não representam com fidedignidade a realidade do país” e já pede uma nova contagem populacional para 2025. O presidente ressaltou que cerca de 770 municípios irão sofrer perdas. Veja abaixo a Nota da CNM.

Representando o movimento municipalista, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para os impactos do Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 28 de junho. Para a entidade, os dados não representam com fidedignidade a realidade do país e impacta diretamente nos recursos transferidos aos Entes locais, especialmente em relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a diversos programas federais que consideram o porte populacional.

Segundo a publicação, a população brasileira teve uma redução de aproximadamente 4 milhões de habitantes frente à prévia do Censo divulgada no final de dezembro de 2022 e 10 milhões em relação às estimativas populacionais divulgadas em 2021. Desvios muito acentuados entre a população estimada e a efetiva, conforme se mostrou neste Censo, apontam para erros de estimativas com sérias consequências para a gestão municipal. Por entender a relevância dessa radiografia para o país, a Confederação vai atuar junto ao Congresso Nacional e ao Executivo para que uma nova contagem populacional seja realizada já em 2025 a fim de levantar dados efetivos e corrigir as distorções decorrentes do levantamento.

Destaca-se que a Lei 8.184/1991, em seu art. 1°, determina que o Censo Demográfico deve ser realizado a cada dez anos, sendo que o último havia ocorrido em 2010 apresentando informações sobre número de habitantes do território nacional, características da população e como vivem os brasileiros. Já a contagem populacional é realizada a cada cinco anos com o objetivo principal de atualizar as estimativas populacionais de cada Município, mas não foi feita em 2015. Além da não realização desses levantamentos, o Censo Demográfico teve atrasos e intercorrências graves decorrentes da falta de verbas e estrutura destinadas à sua realização.

Diante disso, a CNM acompanhou com atenção e preocupação os inúmeros relatos de gestores municipais sobre problemas enfrentados na ponta durante a coleta, a exemplo da dispersão dos recenseadores, que tiveram salários pagos com atraso, da falta de qualificação de pessoal e estrutura do IBGE, e de outros problemas na coleta, e que foram refletidos nos resultados previamente divulgados pelo IBGE no final de 2022.

Pela análise da CNM, 770 Municípios vão ter perdas de coeficiente do FPM; 4.523 se mantiveram estáveis; e 249 irão ganhar. Aproximadamente 61% dos Municípios dos Estados do Amazonas e de Rondônia perderam coeficientes, seguido dos Municípios do Amapá (33%), do Pará (33%) e de Alagoas (32%). Quando se analisam os dados por Região, 29% dos Municípios do Norte perderam coeficientes, enquanto o percentual para o Nordeste é 18%; para o Centro Oeste e Sudeste, 11%; e para o Sul, 8%.

Outro ponto se refere à imputação da população (que se refere à técnica para elevar a população nas cidades em que foram observados problemas de coleta). Do total de 203 milhões de habitantes, 195 milhões foram obtidos a partir da coleta de população e 8 milhões acrescidos a partir de estimativas de imputação. A agregação dos percentuais de população imputada indica que os maiores esforços do IBGE ocorreram em São Paulo (quase 6% da população total). Também estão acima da média as cidades localizadas em Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. No outro extremo, Paraíba e Roraima apresentaram imputações inferiores a 1% da população total.

Preocupada com as fragilidades que a estimativa a partir dos dados preliminares do Censo 2022 já apontava, a CNM apresentou proposta, sancionada e transformada na Lei Complementar 198/2023, que beneficiará imediatamente 1.019 cidades. O texto mitiga as perdas imediatas dos Municípios que tiveram queda de coeficiente e repassa os ganhos para aqueles que aumentaram de faixa populacional ainda em 2023, com a obrigatoriedade de publicação de nova decisão do Tribunal de Contas da União em dez dias. A CNM também atua como amicus curiae nas ADPFs 1042 e 1043, que discutem aspectos de constitucionalidade da Decisão Normativa do TCU editada com base na contagem populacional parcial e estimativas do IBGE.

Paulo Ziulkoski
Presidente da CNM

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade