Maranhão possui apenas 10 cidades com mais de 100 mil habitantes

De acordo com os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (28), o Maranhão possui 10 dos 217 municípios com mais de 100 mil habitantes.

O mais populoso é a capital São Luís que cresceu 2% entre 2010 e 2022, para 1,04 milhão de pessoas, segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já Imperatriz, localizada na região metropolitana do sudoeste maranhense, viu o seu número de habitantes subir 10% no período, para 273,1 mil e é a segunda que concentra mais pessoas.

Completando o pódio das cidades mais populosas do Maranhão, São José de Ribamar passou a ter 244,6 mil moradores no final de 2022. O munícipio, vizinho de São Luís, porém, se destaca entre os dados do IBGE, uma vez que a sua taxa de crescimento desde 2010 foi de 51%, a maior entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no estado.

Por outro lado, Codó, que fica a cerca de 200 km de distância de São Luís, teve uma queda de 3% no seu número de habitante, para 114,3 mil moradores.

A lista completa das dez cidades maranhenses mais populosas ficou na seguinte ordem: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Paço do Lumiar, Codó, Açailândia, Bacabal e Balsas.

A pesquisa do IBGE também aponta que o Maranhão tem uma população de 6.775.152.

– E MAIS 

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Fonte: Domingos Costa

O ex-vereador e empresário Nonato Sampaio surpreendeu a população de Codó ao divulgar um vídeo nas redes sociais anunciando sua pré-candidatura à prefeitura nas eleições municipais de 2024. Nonato justificou sua decisão diante do turbulento cenário político que a cidade enfrenta.

No vídeo, Nonato Sampaio expressou sua preocupação com os desafios enfrentados por Codó e ressaltou seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos codoenses. Ele enfatizou que sua pré-candidatura surge como uma alternativa sólida e comprometida com os interesses do povo.

O empresário destacou sua experiência como ex-vereador e ressaltou a importância de uma gestão transparente, participativa e voltada para as demandas reais da população. Sampaio enfatizou a necessidade de promover mudanças efetivas e combater os problemas enfrentados pelo município.

A pré-candidatura de Nonato Sampaio traz um novo elemento ao cenário político de Codó, despertando a atenção e o interesse da comunidade. Sua iniciativa demonstra o desejo de lideranças locais de buscar soluções para os desafios que a cidade enfrenta.

Com a confirmação de sua pré-candidatura, Nonato Sampaio inicia uma jornada de diálogo e mobilização junto à população de Codó, buscando apresentar suas propostas e ouvir as necessidades e anseios dos codoenses.

Blog do Acélio.

A Mega-Sena sorteia neste sábado (1º) um prêmio estimado em R$ 43 milhões. As seis dezenas do concurso  serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

A aposta mínima para a Mega-Sena custa R$ 5 (após reajuste no dia 30 de abril) e pode ser realizada também pela internet, até as 19h. A Mega fez três sorteios nesta semana: terça (27), quinta (29) e sábado (1º).

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Após a decisão do TSE de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), quer mais.

Nas redes sociais, o socialista disse que enviará requerimento à AGU pedindo que seja analisada a possibilidade de uma ação judicial contra Bolsonaro

Segundo ele, ao questionar o sistema eleitoral, o ex-presidente teria causado danos ao Poder Judiciário e deve pagar indenização.

Globo.com – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nesta sexta-feira (30). Com a decisão, a Corte declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, até 2030.

O julgamento começou em 22 de junho e terminou nesta sexta, na quarta sessão. Mesmo com recursos ainda possíveis ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão da Justiça Eleitoral já está valendo.

Bolsonaro foi condenado pela realização de uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro. O encontro, ocorrido em julho de 2022, foi transmitido pela TV oficial do governo.

Na reunião — realizada às vésperas do início do período eleitoral — o ex-presidente fez ataques às urnas e ao sistema eleitoral, repetindo alegações já desmentidas de fraudes.

Na sessão desta sexta, foram proferidos os votos de três ministros: Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

Veja como se posicionou cada um dos sete ministros da Corte:

Benedito Gonçalves, relator: pela condenação

Raul Araújo: pela absolvição

Floriano de Azevedo Marques: pela condenação

André Ramos Tavares: pela condenação

Cármen Lúcia: pela condenação

Nunes Marques: pela absolvição

Alexandre de Moraes: pela condenação

O Plenário do Senado aprovou esta semana um projeto de lei que estende o direito a atendimento prioritário para pessoas com transtorno do espectro autista, para pessoas com mobilidade reduzida e para doadores de sangue. O texto é um substitutivo da Câmara ao PL 1.855/2020, de autoria do senador Irajá (PSD-TO). Relatada pelo senador Lucas Barreto (PSD-AP), a proposta agora segue para sanção da presidente da República.

Já a Comissão de Educação (CE) confirmou, em turno suplementar, a aprovação de um projeto que determina diretrizes para garantir a segurança física e mental dos membros da comunidade escolar (PL 2.256/2019). O texto deverá ser enviado agora para votação da Câmara dos Deputados, exceto de houver pedido para votação em Plenário. A proposta, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), teve como relator o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

Dinheiro de menos, causa abstinência.

Dinheiro de mais, causa enfado com as coisas do mundo.

A vida é assim …

Enquanto mendigos imóveis morrem nas calçadas , outros desaparecem nas profundezas do mar por não terem mais onde ir .

O mendigo nada tem além da fome e sede de justiça.

O abastado, saciando do consumo que o dinheiro pode comprar, nada mais pode ter.

Um e outro são infelizes na existência.

Há sempre um estopim a encendiar as possibilidades de felicidade.

Feliz mesmo talvez seja o homem abandonado na cruz que por tudo ter, nada desejou.

Somos todos marionetes do mundo fadados às insatisfações do existir.

Garanta já sua vaga VALOR PROMOCIONAL, as 20 primeiras pessoas pagará apenas R$ 90.

Uma imperdível excursão de Férias para a Praia do Meio, em São Luís. A saída será dia 29 de Julho às 23:30h com retorno no domingo, dia 30 às 17:00h. Vagas limitadas.

PROMOÇÃO CASADINHA (2 pessoas)

informações pelo whatsapp (99) 982428505. O valor por pessoa é de R$ 100.

 

A Escola Cívico-Militar Codoense alcançou uma conquista histórica ao se consagrar como a grande campeã do 2º JECIM (Jogos Escolares Cívico-Militares), realizado na cidade de Redenção, no estado do Pará. Durante os dias 26 a 30 de junho, os atletas da delegação codoense mostraram todo o seu talento e dedicação, trazendo para sua cidade o troféu de campeões.

A equipe de Codó contou com mais de 80 pessoas, entre atletas, professores, pais de alunos, monitores e colaboradores, que se uniram em uma verdadeira demonstração de união e espírito esportivo. A presença da Secretária de Educação de Codó, Bárbara Lethicya, reforçou o compromisso da cidade com o evento e com o desenvolvimento integral dos estudantes.

Com um total de mais de 60 atletas representando a cidade, a participação da equipe codoense nos Jogos Escolares Cívico-Militares foi motivo de grande orgulho. Os jovens atletas mostraram um desempenho excepcional em diversas modalidades esportivas, destacando-se pela disciplina, determinação e habilidade.

Essa conquista só foi possível graças ao apoio irrestrito oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Prefeito Dr. José Francisco. A administração municipal proporcionou todo o suporte necessário para garantir a participação dos jovens atletas na competição. Desde o suporte logístico até o apoio financeiro, a Prefeitura de Codó reafirmou seu compromisso com a educação e o esporte.

O orgulho em relação aos jovens atletas é palpável em Codó. Eles representaram sua cidade com honra e dedicação, superando desafios e alcançando a vitória. A conquista no 2º JECIM é um marco histórico para a Escola Cívico-Militar Codoense Nagib Buzar e um estímulo para toda a comunidade.

Parabéns à Escola Cívico-Militar Codoense e a todos os atletas, professores, pais, monitores e colaboradores que contribuíram para essa conquista.

A revelação do vereador Magno Melo, que admitiu em discurso na Câmara Municipal de Tuntum a existência de Rachadinha na gestão Cleomar Tema, tem levado a população a questionar por que ainda não foi aberto processo disciplinar contra o parlamentar.

Também se questiona o fato de não haver qualquer movimentação no Legislativo para abertura de uma CPI.

Um procedimento foi aberto pelo promotor Wladimir Soares de Oliveira após discurso de Melo, que foi secretário de Educação na gestão anterior. Segundo ele, a mesma prática ocorreria na atual gestão.

O Município de Tuntum, por sua vez, é questionado do por ainda não ter aberto uma Tomada de Contas Especial na gestão da educação para apurar as denúncias do ex-secretário.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade