- Professor Gil
- Deixar Comentário
O IBGE divulgou nesta quarta-feira (28) os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022.
A população da cidade de Timbiras (MA) chegou a 26.484 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -5,4% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.
No estado do Maranhão, a população é de 6.775.152, o que representa um aumento de 3,05% quando comparado ao Censo anterior.
No ranking de população dos municípios, Timbiras está:
na 58ª colocação no estado;
na 408ª colocação na região Nordeste;
e na 1.277ª colocação no Brasil.
A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Timbiras tem uma densidade demográfica de 17,82 habitantes por km² e uma média de 3,5 moradores por residência.
O Censo
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.
O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.
Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
Esta matéria foi produzida de modo automático, com dados fornecidos pelo IBGE. Se houver novas informações relevantes, a reportagem pode ser atualizada.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Como esperado, o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Jair Bolsonaro (PL), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, caminha para um resultado negativo para o ex-presidente da República.
O julgamento foi retomado nesta quinta-feira (29), o placar estava 1×0 pela inelegibilidade de Bolsonaro, com o voto ministro relator Benedito Gonçalves.
Nos votos desta quinta, o primeiro foi do ministro Raul Araújo, que divergiu do relator e foi favorável a Bolsonaro. Só que na sequencia, outros dois ministros, Floriano Marques e André Ramos Tavares, votaram pela inelegibilidade do ex-presidente da República.
Com o placar de 3 a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos, a sessão foi novamente suspensa e será retomada nesta sexta-feira (30), às 12h.
Ainda faltam votar os ministros: Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do TSE.
É aguardar e conferir.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Sala do Empreendedor oferece prestação de serviço gratuita pela Administração Municipal e pelo Sebrae/MA, e busca promover o desenvolvimento social e econômico do município.
A Sala do Empreendedor é a materialização do conteúdo que representa o pleno atendimento aos preceitos legais com abordagem da simplificação dos processos de abertura, alteração e baixas das empresas. A estrutura é um canal de contato permanente do Poder Público com os empreendedores para solucionar desafios, esclarecer dúvidas e transmitir informações essenciais ao setor empresarial, além de ser uma ferramenta importante para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico local por meio do crescimento dos pequenos negócios.
De acordo com o presidente da Câmara de vereadores professor Manoel, o número de habitantes está aumentando nos últimos anos, o que é importante para o desenvolvimento territorial e, por isso, precisamos criar estruturas e oportunidades. Nossa função como como representante do povo é melhorar a qualidade de vida de todos os moradores, incentivando o potencial e a proatividade de cada um”. Timbiras ganhará muito com a Sala do Empreendedor”, que tem um papel importante no município e servirá de apoio para as pequenas iniciativas de novos negócios que surgirão, reforçou . “O Poder Legislativo aprova ações como essa, que buscam fortalecer a economia local e impactam diretamente na geração de emprego, renda e melhoria do movimento econômico”, enfatizou o presidente do Poder Legislativo professor Manoel ao desejar um trabalho próspero a todos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Depois de muito trabalhar nos bastidores a favor do governo Lula (PT) em articulações na Câmara, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) parece mesmo ter fechado com o petista.
Nesta quarta-feira, 28, ele e os membros da sua bancada – a esposa Detinha, Júnior Lourenço e o Pastor Gildenemyr, todos também do PL – foram recebidos pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT-SP).
Do encontro também participou José do Carmo Siqueira, assessor especial da Secretaria de Governo da Presidência da República – responsável no PT por tratar de assuntos políticos e institucionais relacionados ao Maranhão.
“Hoje participei de uma reunião com o Ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, juntamente com a bancada maranhense do PL. Discutimos sobre melhorias para o nosso estado, incluindo o trabalho na BR 316. Estamos comprometidos em continuar buscando melhoria para o Maranhão!”, destacou Josimar em suas redes sociais.
Lourenço e Detinha também repostaram imagens do encontro. Sempre pressionando pelo segmento evangélico do seu eleitorado, Gildenemyr não fez publicações sobre a reunião.
Vale destacar que recentemente os liberais maranhenses tornaram-se alvo do partido após votar a favor do governo no caso do PL da reestruturação dos ministérios.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Na tarde do último dia 24 de fevereiro, ocorreu a expulsão de um casal homoafetivo, composto por dois homens, pelo proprietário do bar O Pioneiro. Nesta quarta-feira (28), a juíza Lívia Maria Costa Aguiar, titular do 10º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, decidiu que o casal deverá receber uma indenização de R$ 22 mil.
A sentença também impõe ao estabelecimento a obrigação de afixar um cartaz contra a discriminação sexual, de acordo com a Lei 11.827/2022, e publicar uma nota de retratação nas redes sociais, mantendo-a visível por um período de 30 dias.
No incidente, o dono do bar pediu à garçonete que transmitisse sua mensagem à mesa onde o casal estava. A funcionária informou aos clientes: “O proprietário do estabelecimento pediu que eu dissesse que ele está incomodado com a presença de vocês aqui”.
As vítimas compartilharam o ocorrido nas redes sociais e acionaram a polícia, que testemunhou ofensas do proprietário em relação à orientação sexual dos clientes. A data de hoje, em que a sentença foi proferida, coincide com o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+.
- Professor Gil
- 1 Comentário
A segunda edição da Feira Mulher Empreendedora, idealizada pelas mulheres do Bairro São Sebastião em Timbiras, foi um verdadeiro sucesso. O evento proporcionou às empreendedoras participantes a oportunidade de apresentar seus negócios, interagir e trocar experiências, contribuindo para o desenvolvimento de seus empreendimentos.
Ao proporcionar essa oportunidade às mulheres, a Feira Mulher Empreendedora do Bairro São Sebastião evidencia a importância do empreendedorismo feminino e sua crescente participação na economia. Com a exposição de produtos e serviços, as empreendedoras conseguiram maior visibilidade e reconhecimento de suas habilidades, competências e contribuições para a sociedade e a economia local. Dentro da programação houve músicas e sorteios de brindes.
A Feira destacou-se pela presença de mulheres empreendedoras de várias seguimentos e produtos, enfatizando a importância da diversidade e inclusão no mundo dos negócios. Essa iniciativa demonstra o compromisso dos organizadores em criar um ambiente propício para que todas as mulheres, independentemente dos seus negócios, possam crescer e prosperar em seus empreendimentos, valorizando cada uma e aquecendo a economia da cidade de Timbiras.
Para os organizadores foi um momento de muita integração. Quanto a figura da MULHER ser tão importante em todas as áreas, essa edição da Feira permitiu potencializar e trazer mais visibilidade para as mulheres que por muitas vezes se ver diante das dificuldades ter que usar de suas habilidades para empreender, assim se faz necessário continuarmos apoiando e melhorando para agregar o Ser Mulher Empreendedora na cidade, no estado e no Brasil.
Na próxima edição a Prefeitura de Timbiras é convidada a colocar iluminação, fica a dica.
Confira abaixo as fotos da Feira da Mulher Empreendedora do Bairro São Sebastião:







- Professor Gil
- Deixar Comentário
Santo é considerado o porteiro do céu.
Neste 29 de junho, São Pedro, em algumas comunidades rurais, é tão celebrado quanto os outros santos católicos venerados no mês de junho.
Tem procissão, fogueira e até folguedos em muitos lugares. Entre tantas reflexões sobre o santo, considerado o protetor das viúvas e a rocha da igreja, sem dúvida a mais popular é a de Dono das Chaves do Céu.
A história, os símbolos, e ícones celebrados hoje, reforçam as fortes ligações destas manifestações religiosas com a rotina dos homens e mulheres do campo, que lidam com agricultura ou outras atividades voltadas para a produção de alimentos, como a pesca.
Há cidades que concentram todos os festejos junino em São Pedro. Coincidência ou não, muitas destas cidades ficam em regiões de forte produção agrícola, onde milhares de agricultores esperam todos os anos pela sagrada chuva para plantar.
São vários os sinais de ligação. Para começar, basta prestar atenção na imagem sacra usada pelos católicos para representar São Pedro.
A mais popular traz um homem olhando sempre para o alto. Não por acaso, a celebração é realizada na primeira semana do inverno, período em que muitos agricultores estão arando a terra ou plantando. De olho no céu, alguns evocam São Pedro para pedir chuva e uma boa safra.
Significado das chaves Segundo os teólogos, as “chaves” que sempre acompanham São Pedro guardam muitos significados. Uma chave é marrom e representa a terra. A outra é azul e representa o céu.
A fama de “porteiro dos céus” vem de uma passagem bíblica contida no Evangelho de Mateus. No texto, Jesus diz para Pedro: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”. O trecho fez São Pedro entrar para história como o santo que guarda as chaves celestiais e tem o poder de abrir e fechar tudo o que o devoto imaginar.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Foi perdido na tarde de ontem (28), por volta das 16 horas, no percurso Olaria até o Bairro Anjo da Guarda um aparelho celular Samsung cor lilás.
Quem encontrou ou encontrar, favor entrar em contato através do telefone 9 8446 – 3251, falar com Jacó ou Bárbara. Oferece recompensa.
Todo celular tem uma identificação que chamamos de IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Fazendo uma analogia, é como se o IMEI fosse o número do chassi de um carro, ou seja, um para cada celular.
O IMEI é formado por uma numeração separada em quatro grupos: 000000-00-000000-0.
Com essa numeração você pode encontrar o seu celular em caso de perda ou roubo e utilizar esta
identificação para registrar uma ocorrência na polícia ou até mesmo bloquear as funções do seu aparelho.
#Timbiras | O Arraiá de Todos termina nesta sexta-feira (30/06). A festa junina organizada pela Prefeitura está sendo realizada na Praça da Juventude, com entrada franca. Além das apresentações a atração de hoje será a Banda Fruta Nativa. O local também dispõe de barracas de bebidas e alimentação.
Viva São Pedro 29 de junho




