- Professor Gil
- Deixar Comentário
Como era esperado, o ministro relator, Benedito Gonçalves, apresentou seu voto, nesta terça-feira (27), e decidiu pela inelegibilidade do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), no julgamento que vai acontecendo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar de defender a inelegibilidade de Bolsonaro, o relator entendeu que o ex-presidente foi o único responsável pela reunião com embaixadores que ocorreu a 76 dias antes das eleições, com isso não condenou da mesma foram o ex-candidato à vice-presidente, general Braga Netto.
Segundo o ministro Benedito Gonçalves, ficou configurado abuso de poder político no uso do cargo e houve desvio de finalidade no uso do “poder simbólico do presidente e da posição do chefe de Estado” para “degradar o ambiente eleitoral”.
Após o voto do ministro relator, o julgamento foi suspenso e será retomado na quinta-feira (29). Os próximos votam serão dos ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE), Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal.
O ministro relator, Benedito Gonçalves, foi nomeado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 2008, pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
É aguardar e conferir, mas para muitos o resultado do julgamento no TSE será de 6×1 pela inelegibilidade de Bolsonaro.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Dia de São Pedro, celebrado nesta quinta-feira (29), contará com uma grande programação, na capela do padroeiro da comunidade Boa Esperança da CIT. A capela de São Pedro faz parte da paróquia de São Francisco.
Confira a programação:
Pela manhã
Santa Missa às 11:00h
Almoço comunitário às 13:00h
Pela tarde
Procissão às 16:00h
Torneio de Futebol às 16:30h
À noite:
Novena às 18:30h
Arraial e noite cultura a partir das 19:30h.
Contamos com a participação de todos.
atenciosamente: Solange Martins – Presidenta da Comunidade Boa Esperança da CIT.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O promotor Wladimir Soares de Oliveira determinou notificação para esclarecer as chamadas “rachadinhas” em Tuntum após fala do vereador Magno Melo.
O edil, que foi secretário de educação entre janeiro de 2017 a dezembro de 2020, admitiu na tribuna na Câmara que havia prática de ‘rachadinha’ na gestão anterior e ainda afirmou que o mesmo acontece na atual gestão em Tutum.
Diante de representação criminal apresentada, o promotor quer que sejam indicadas as pessoas envolvidas em eventual ilícito criminal. Confira o termo.


- Professor Gil
- Deixar Comentário
É muito comum ouvirmos nos dias de hoje as pessoas falarem que “não gosto de política”, “prefiro não me envolver com essas questões”, “todos os políticos são ladrões”.
No dia a dia, quando se fala de política, geralmente se pensa nela como uma coisa ruim e distante, como se fosse assunto apenas para os especialistas ou políticos. Ou então até mesmo, pensamos que a política só se restringe ao voto. Mas será que é isso mesmo? Afinal, o que você tem a ver com a política?
Bom, apesar da existência de corrupção e de manipulação de ações para atender interesses específicos no ato político, temos que entender que esse quadro negativo só poderá mudar através da própria política. Isso porque a política é o instrumento de ação de transformação da sociedade.
Portanto, podemos entender que política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis e normais de conduta dessa vida, nesse espaço, e, sobretudo, ao ato de decisão que afetará todas essas questões.
A política não se limita aos governantes e à profissão em si, mas abarca também uma participação na associação dos moradores do seu bairro, por exemplo, para debater sobre problemas existentes e possíveis soluções para melhorar a vida daquele local, ou quando você articula com seus amigos de escola para tentar deliberar sobre assuntos relacionados ao bem comum, como contribuir com a limpeza da escola, propondo a instalação de lixeiras de reciclagem e, consequentemente, facilitar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
A política é tão presente na vida das pessoas que até quando você decide não participar da política, você também está agindo politicamente, pois está deixando que as coisas permaneçam do jeito que elas estão e não vê necessidade de mudança.
Daí a importância da participação cidadã. Se muitos permanecerem apáticos, deixando as decisões para terceiros, um grupo limitado acabará comandando sem oposição as decisões mais importantes do nosso país e os nossos interesses poderão não ser atendidos. Dessa forma, temos uma responsabilidade política e exercê-la também é uma forma de participação.
As relações sociais são permeadas pela política, seja no âmbito familiar – quando queremos ir numa festa e para isso precisamos dialogar e convencer os nossos pais a nos deixar ir (lembrando que política refere-se a relações de poder, de interesse e tomada de decisão) – como na formação de um time de futebol do bairro – quando são atribuídas responsabilidades para alguns, através de candidaturas e eleições. Nesses casos também ocorrem mini processos políticos.
Quando estamos parados em um ponto de ônibus para irmos à escola, enquanto alguém com melhores condições está indo de carro, não estamos pensando em política. Contudo, se pensarmos que para conseguir o nosso pé-de-meia é necessário algumas condições, aí sim, estamos vivendo a política.
Ora, mas como assim? Vamos explicar: para adquirir um automóvel de luxo, provavelmente seja necessário um trabalho que pague bem. Isso envolve ter oportunidade de planejarmos a nossa própria vida, de juntar dinheiro, de investir. De uma maneira ou de outra, essa condição está relacionada a fatores políticos, pois é um processo político que vai definir as condições para a acumulação do pé-de-meia.
Por exemplo, se não há oportunidade de educação para todos, consequentemente, uns terão mais dificuldade para atingir os objetivos do que outros. Se não há uma política econômica que favoreça o desenvolvimento e o acesso a oportunidades de trabalho bem remunerado, é grande a chance de que apenas alguns poucos tenham essa oportunidade.
Por isso, é importante você se informar e participar da política, pois ela é a condução da nossa própria existência coletiva, que será refletida na nossa experiência individual, ou seja, na nossa educação ou não, na nossa saúde ou não, na nossa oportunidade de acesso ou não.
Dessa forma, a política não é um mecanismo exclusivo de políticos e muito menos envolve apenas discursos, eleições e promessas falsas. Não é algo distante de nós; pelo contrário, faz-se presente em nossas vidas, por menor que seja o assunto abordado. A política foi criada para que possamos debater discutir e questionar questões, sem que seja preciso a utilização da violência. Através dela, foram estabelecidas regras, leis e normas, bem como o estabelecimento de direitos e deveres para conduzir as nossas ações.
A natureza, a essência e o funcionamento da política têm que ser voltadas para a busca do interesse e bem comum. E cabe a nós participar desse processo, para contribuir e construir uma política mais desejável, afinal, no sentindo mais amplo da palavra, somos todos políticos.
E agora, ainda acha que você e a política não têm nada a ver?
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Faltando um pouco mais de vinte dias para o início da Copa de Mundo de Futebol Feminino, a treinadora do Brasil, Pia Sundhag, nesta terça-feira (27), anunciou a lista de jogadoras convocadas.
A treinadora anunciou uma relação com 23 nomes, sendo 11 estreantes em Mundiais e com mais três suplentes em caso de lesão.
Entre as convocadas estão duas jogadoras maranhenses – a goleira Camila, que atua no Santos-SP e a meia-atacante Ary Borges que joga no Racing Louisville-EUA, foram confirmadas pela treinadora sueca. Veja abaixo a lista completa.
Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);
Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians);
Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville);
Atacantes: Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
As três suplentes são: Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).

A Copa do Mundo será realizada na Nova Zelândia e Austrália. O Brasil está no Grupo F e estreia no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide. Depois, joga contra a França, dia 29, em Brisbane, e Jamaica, dia 2 de agosto, em Melbourne.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Seguem em estágio avançado as obras de revitalização total do Parque Walter Zaidan para receber milhares de codoenses e visitantes durante os nove dias da 49ª ExpoCodó. Já em reta final, o parque começa a ganhar uma nova e ampliada forma para a edição 2023 de uma das maiores feiras de agronegócio da Maranhão. Equipes estão trabalhando na colocação de pavimentação com bloquetes em várias áreas e na construção e reforma das estruturas que irão receber expositores e o grande público.
Todos os espaços para a acomodação e a exposição dos animais estão sendo reformados e melhorados, bem como os espaços para a praça de alimentação e de eventos culturais. Dentre as novidades da ExposCodó 2023 está o retorno dos leilões de animais, cuja a área está sendo totalmente reformada e modernizada. Estruturas fixas para amplos sanitários também estão sendo construídas para o maior conforto do grande público.
Para o presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI), Yuri Corrêa, as obras são fundamentais para o projeto destinado ao Parque de Exposições, que tem por objetivo fortalecer as atividades do agronegócio e, ao mesmo tempo, promover um calendário de eventos que valorizem a cidade de Codó e criem opções para a população durante todo o ano.
“As obras por aqui não param. Os currais estão todos calçados, faltando apenas colocar o meio fio e a iluminação, os postes nos locais, grama já fechando pra ficar pronta pra nossa pista de julgamento, o nosso Tatersal de leilão já quase finalizado, banheiros prontos, finalizando o segundo banheiro, as novas ruas já também em fase de finalização, faltando apenas os meios fios e essa semana vamos iniciar já é o calçamento da nossa área de show, ou seja, aqui um verdadeiro canteiro de obras, onde nós iremos receber o maior público de toda a história da ExpoCodó, vamos também essa semana iniciar a reforma dos pavilhões, e vai ficar tudo pronto e bonito pra receber a população de Codó e de toda região”, concluiu o presidente.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Feira da Mulher Empreendedora do Bairro São Sebastião é um evento para fomentar, fortalecer e promover as mulheres empreendedoras ou que desejam empreender através de exposições, oficinas, palestra, culinária, aprendizado, experiências, entre outras coisas incríveis.
O evento será aberto para todos os públicos para visitação e acontecerá amanhã dia 28 de junho, a partir das 17h00, em frente a Escola Manoel Burgos, em Timbiras.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Mais um trágico acidente ocorreu, nesta terça-feira, 27, na BR-135.
Na altura do Campo de Perizes, uma ambulância com uma paciente colidiu lateralmente com outro veículo e acabou tombando na rodovia.
Felizmente, desta vez não houve mortes. Mas a paciente e um acompanhante ficaram feridos.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão em atendimento à ocorrência.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís condenou o Banco Santander pelos prejuízos causados a consumidores pela interrupção repentina do acesso aos sistemas virtuais oferecidos por aplicativo e internet, entre os dias 15 e 19 de junho de 2019.
A Ação Civil Pública foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC – MA) e se estende para os consumidores de todo o país, que foram prejudicados.
“O alcance da decisão, naturalmente, estende-se a todo o território nacional, atendendo-se aos limites objetivos e subjetivos da demanda”, ressalta o juiz Douglas de Melo Martins, titular da vara, na sentença.
O juiz condenou o Banco Santander a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 2 milhões, que deverá ser revertida ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, criado pela Lei Estadual nº 8.044/2003. O banco também deverá pagar indenização por danos morais individuais no valor de R$ 500,00 aos consumidores dos seus serviços ofertados por meio dos sistemas virtuais.
Interrupção dos sistemas virtuais
O IBEDEC-MA afirmou na ação que, entre os dias 15 e 19 de junho de 2019, usuários do banco sofreram com a interrupção repentina do acesso aos sistemas virtuais oferecidos pela empresa (aplicativo e internet), o que causou transtornos aos consumidores e cidadãos, direta e indiretamente afetados, conforme amplamente noticiado.
O IBEDEC pediu, na ação, a condenação do banco a pagar dano moral coletivo no valor de R$ 6 milhões e, como de dano moral individual, R$ 30 mil para cada usuário prejudicado.
Reclamações
O Santander alegou que foram registradas apenas 14 reclamações em seus sistemas relacionadas à instabilidade do sistema digital e que essa quantidade é insignificante comparada ao número de clientes que o banco possui na região, e, ainda, que isso não impediu os consumidores de realizar transações, porque o banco oferece outros canais, como atendimento telefônico, caixas eletrônicos, agências, dentre outros.
No entendimento do juiz, a situação deu motivo para responsabilizar o banco pelos danos causados em razão da falha na prestação do serviço, sejam de ordem material ou moral.






