Presidente da CMT prestigia abertura do Arraiá de Todos

Na noite de ontem, 22, o presidente da Câmara Municipal de Timbiras (CMT), vereador professor Manoel (PDT), participou da abertura do Arraiá de Todos, na praça da Juventude centro de Timbiras. O evento é realizado pelo Governo Municipal e terá a duração de 09 dias, contando com vários artistas, sendo nomes do cenário musical timbirense e artistas nacionais, além da participação de forró pé de serra e quadrilhas juninas, dentre outras apresentações.

Professor Manoel lembrou que o evento preserva a cultura nordestina, e acima de tudo é responsável por fomentar o turismo, bem como a geração de emprego e renda em Timbiras. “Fiz questão de estar aqui hoje, pois como bom nordestino que sou, valorizo a nossa cultura, e como cidadão e parlamentar Timbirense reconheço o quanto essa festa reacende o nosso turismo, e beneficia diversos vendedores ambulantes, donos de bares e restaurantes, além de trazer muita alegria para o nosso povo”, disse.

Por fim, o presidente da CMT parabenizou o prefeito do município, Dr. Antonio Borba (Patriota), pela realização do Arraiá de Todos. “A festa está muito linda, uma estrutura fantástica e eu não poderia deixar de parabenizar o nosso prefeito por esse evento. O sorriso no rosto de cada cidadão e cidadã aqui presente, mostra o quanto o Arraiá de Todos traz felicidade para os timbirenses” finalizou.

Fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios, por meio da execução de políticas públicas e ações para impulsionar os pequenos negócios, além de promover a geração de emprego e renda nas localidades. Este é foco principal do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), lançado nesta terça-feira (20), durante solenidade realizada no Centro de Convenções, em São Luís.

O Cidade Empreendedora é um desdobramento do Termo de Cooperação assinado em março deste ano, no 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela Famem , no qual a Federação comprometeu-se, dentre outros pontos, a apoiar na sensibilização e mobilização dos municípios, promovendo a divulgação de boas práticas e experiências bem-sucedidas das administrações municipais, garantindo assim, a unificação entre os interesses dos municípios, empreendedores locais e o bem-estar da população maranhense.

O governador Carlos Brandão destacou a participação dos 70 municípios beneficiados e o empenho da Famem nesse processo. “Esse programa vai trazer dias melhores para a população do nosso estado, uma importante parceria com a Famem e o Sebrae, que vai habilitar e capacitar dezenas de municípios, além de transformar a realidade local com ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social.” afirmou o governador.

Durante a cerimônia, o prefeito de Loreto, Germano Coelho, que representou a Federação e o presidente Ivo Rezende, ressaltou a força do movimento municipalista no Maranhão.

“É com muita alegria que estou aqui, fazendo parte desse importante programa. Estamos assistindo um novo momento, ao qual a Famem vem desempenhando um trabalho histórico e tornando o movimento municipalista cada vez mais atuante. A Federação, com as suas ações, vem buscando cada vez mais aproximação com os governos Federal e Estadual, executando diversos projetos, mas a luta em defesa dos municípios não para e, por isso, continuaremos trabalhando para fortalecer ainda mais essa pauta”, disse o prefeito.

De modo geral, o Cidade Empreendedora integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, com ações planejadas e executadas a partir dos interesses e vocação dos municípios, que vão desde a simplificação e redução do tempo de abertura das empresas, como a ampliação da participação dos pequenos negócios nas compras públicas, inserção da cultura empreendedora nas escolas, e, principalmente, a valorização dos produtores e empreendedores locais.

A Famem também participou da assinatura do decreto que instituiu o Programa Pré-Universitário com os municípios, que tem o intuito de contribuir com a formação continuada dos servidores públicos estaduais e municipais para o ingresso na educação superior, bem como promover a igualdade de oportunidade, ampliar os indicadores de acesso ao ensino superior no Maranhão e preparar os estudante para o ENEM e vestibulares.

O evento contou também com a participação do diretor-geral da Famem, Miltinho Aragão, do presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, representantes do governo, deputados estaduais, bem como os prefeitos e prefeitas contemplados pelo programa.

 

No município de Codó, o empresário Chiquinho FC segue firme recebendo apoio à sua pré-candidatura a prefeito da cidade. Dois vereadores já o apoiavam – Valdeci Calixto e Araújo Neto – e nesta quarta-feira,21, o vereador Evimar Barbosa usou seu tempo na tribuna da Câmara Municipal de Codó para também expressar apoio a FC.

Em seu discurso, o parlamentar enalteceu as qualidades de gestor da iniciativa privada com quatro décadas de sucesso pleno à frente do grupo FC Oliveira, com um conglomerado de empresas responsável por cerca de 2 mil empregos diretos e centenas de outros indiretos no Norte e no Nordeste do país.

“Tenho motivos de sobra para chegar aqui na tribuna desta Casa e declarar a minha decisão e a minha preferência pela pré-candidatura do nosso amigo Chiquinho FC. Em Eclesiastes 3 diz: Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito. Portanto acredito e tenho convicção que chegou o momento deste cidadão dar a sua contribuição como gestor público. Porque como gestor da iniciativa privada ele já vem há 40 anos mostrando sua capacidade de fazer gestão voltada para fazer resultados”, destacou o vereador.

O vereador também falou que a gestão pública precisa cada vez mais deste senso de urgência e de gestores diligentes para soluções dos problemas que mais afetam a população. “Um dos maiores desafios da democracia no mundo é atrair cidadãos competentes, profissionais em suas áreas, empresários de sucesso, para a vida pública. Pois na política, precisamos de pessoas competentes e que façam na gestão pública a história de sucesso que realizam em suas vidas profissionais e em suas empresas. Precisamos de gestores que façam do bem comum em sociedade uma grande história de sucesso”, concluiu Evimar.

Globo.com – O plenário do Senado aprovou, por 58 votos a 18, nesta quarta-feira (21) o advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). Não houve abstenção.

Zanin foi designado para a vaga pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato e na campanha ao Planalto em 2022.

Nas indicações de ministros ao STF, cabe somente ao Senado analisar a escolha. A votação é secreta. Não há votação na Câmara dos Deputados.

Aos 47 anos, considerando as atuais regras para aposentadoria no Supremo, ele poderá atuar por 28 anos no STF — até atingir 75 anos.

Este Blog já tinha batido o recorde de visualizações mensais em maio e acaba de bater novamente em junho.

POLÍTICA EM PAUTA

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a timbirense e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, sempre ouvindo os lados e fazendo uma análise imparcial dos fatos e das opiniões.

Obrigado, meus leitores. Timbiras vai pegar fogo com os bastidores da política e conto com a presença de vocês por aqui.

 

O Grupo Educacional Upaon-Açu emitiu nesta quarta-feira, 21, nota oficial informando que o Tribunal de Justiça Desportiva Escolar (TJDE) absolveu, por unanimidade, a escola da denúncia de racismo e determinou a recondução do time de futsal, anteriormente suspenso, aos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs).

De acordo com o comunicado, os auditores do TJDE atestaram “insuficiência de comprovação da autoria do fato denunciado à Comissão Disciplinar Especial dos JEL’s, pois nenhuma das pessoas ouvidas na audiência em 1ª instância soube identificar quem teria sido o autor da injúria mencionada na denúncia”.

“Mesmo enquanto a escola aguardava a análise do recurso junto ao TJDE, o calendário de competições dos JEL’s teve continuidade e se encerrou ainda em junho. Em razão disso, com a decisão em 2ª instância, a equipe de futsal da escola Upaon-Açu agora seguirá diretamente para a fase metropolitana, com talento e dedicação ao esporte como meio de integração e desenvolvimento saudável”, completa a nota.

A medida beneficia colaboradores e reflete a postura da atual gestão em reconhecer e incentivar o empenho dos servidores

A Câmara Municipal de Timon, através do presidente Celso Tacoani, anuncia a antecipação da primeira parcela do 13º salário para todos os servidores efetivos e comissionados da casa legislativa. Essa medida tem como objetivo valorizar o trabalho desempenhado pelos colaboradores e demonstrar o compromisso da atual gestão com os funcionários.

Segundo o presidente Celso Tacoani, essa antecipação é uma ação de reconhecimento e valorização dos servidores que contribuem diariamente para o funcionamento eficiente da casa legislativa.
“Nosso objetivo é proporcionar aos servidores um ambiente de trabalho no qual eles se sintam valorizados e motivados. A antecipação da primeira parcela do 13º salário é uma maneira de expressarmos nosso reconhecimento pelos esforços e dedicação de todos”, afirmou o presidente Celso.
A antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário para os servidores efetivos e comissionados é uma ação concreta que demonstra a seriedade e o respeito da Câmara Municipal de Timon em relação aos seus colaboradores.
Material enviado ao Blog do professor Gil.

O Banco Central informou nesta quarta-feira (21) que estima lançar o Pix Automático em abril de 2024.

O serviço permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, como contas de energia, telefone, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, seguros e clubes por assinatura.

Para isso, o usuário terá de conceder uma autorização prévia. A partir daí, os pagamentos serão feitos automaticamente, sem necessidade de o cliente autenticar cada transação. A autorização poderá ser feita pelo aplicativo do banco, QR Code ou Pix Copia e Cola. A autorização pode ser cancelada a qualquer momento.

De acordo com o BC, o Pix Automático será disponibilizado para empresas de qualquer segmento ou porte.

“A novidade irá ampliar o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam seus pagamentos recorrentes. Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população”, diz informe do BC.

O Pix Automático será gratuito para o pagador. Empresas serão tarifadas no momento do recebimento.

Além disso, o pagador terá opção, por exemplo, de limitar o valor da parcela a ser debitada.

Cronograma

O lançamento do Pix Automático foi debatido na segunda-feira (19) durante a 19ª Reunião Plenária do Fórum Pix, comitê consultivo permanente. Pelo cronograma, a previsão é publicação das regras do serviço em setembro de 2023, desenvolvimento de sistemas de outubro deste ano a fevereiro de 2024, realização de testes em março de 2024 e o lançamento em abril de 2024.

O Banco Central vem trabalhando no produto desde o final de 2021.

Em uma votação acirrada, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aprovou, por 15 votos a 6, uma proposta de resolução que modifica o Artigo 43 do Regimento Interno do tribunal. A medida tem como objetivo aprimorar a sistemática de composição da lista tríplice de candidatos(as) ao quinto constitucional do Ministério Público e da Advocacia, especialmente no que diz respeito à realização de audiência pública para análise dos requisitos necessários ao exercício do cargo.

A proposta inicial, que previa a sabatina dos candidatos e candidatas, foi retirada, sendo substituída por uma audiência pública. Durante essa audiência, os candidatos e candidatas terão até dez minutos para se apresentarem e exporem sua pretensão, respeitando a ordem em que figuram na lista sêxtupla.

A resolução aprovada pelo Órgão Especial do TJMA propõe a alteração do Regimento Interno, e caso a lista sêxtupla seja considerada conforme, será designada uma sessão para a formação da lista tríplice pelo Plenário do tribunal.

COMISSÃO

Com a modificação, a lista sêxtupla será encaminhada para uma comissão composta pelo presidente do Tribunal, que a presidirá, pelo 1º vice-presidente, pelo corregedor-geral da Justiça e por quatro membros do Órgão Especial, indicados pelo presidente. Caberá a essa comissão avaliar se todos os candidatos e candidatas preenchem os requisitos exigidos pela Constituição Federal.

Os(as) candidatos(as) que compõem a lista sêxtupla serão notificados para enviarem, no prazo de cinco dias, seus currículos e documentos relevantes ao presidente da comissão. Após a análise da documentação e caso a comissão considere suficiente para a instrução do processo de consolidação da lista sêxtupla, todos os dados fornecidos serão publicados no site do Tribunal.

Decorridos dez dias da publicação, ocorrerá a audiência pública, e em até três dias após sua realização, a comissão apresentará um parecer opinativo, recomendando a aprovação ou a devolução da lista ao órgão de origem para correções necessárias.

Por fim, caso o Órgão Especial decida pela conformidade da lista sêxtupla, será agendada uma sessão para a formação da lista tríplice pelo Plenário do Tribunal de Justiça. Caso contrário, a lista será devolvida ao órgão de origem para as devidas correções.

Essa alteração no processo de seleção busca trazer mais transparência e aperfeiçoar o critério de escolha dos candidatos(as) ao quinto constitucional, garantindo a conformidade com os requisitos constitucionais estabelecidos.

A cidade de São Luís pode ter um aumento no número de vereadores a partir de fevereiro de 2025.

A informação é do Portal Imirante, que destacou a iniciativa do vereador da capital, Chico Carvalho, quer aumentar de 31 para 33 parlamentares em São Luís.

O aumento será possível porque houve um aumento no número de habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pelos dados do IBGE, São Luís tem 1,109 milhão de habitantes. Esta população deve ser maior porque os números são referentes da 2020 e como o censo demográfico ainda está em curso, os dados podem ser diferentes.

Caso o aumento seja comprovado, São Luís pode ter dois vereadores a mais a partir de fevereiro de 2025.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade