- Professor Gil
- Deixar Comentário
Pesquisa eleitoral realizada pela empresa EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião, publicada pelo JP neste domingo(18), mostra que o ex-governador e ministro da Justiça, Flávio Dino, é a maior liderança política de São Luís.
Dino obteve 15% das intenções, enquanto o governador Carlos Brandão teve 10,1%. O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, vem em seguida com 7,4% das citações.
A apuração foi realizada de forma presencial nos últimos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023, entrevistando 1 mil e 20 eleitores da capital maranhense com idade a partir de 16 anos. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição.
Eleição para prefeito
Nos três cenários apurados pelo instituto, o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lidera a disputa pela reeleição na frente dos outros atuais postulantes ao cargo.
Braide aparece com 29,6% de votos. Em segundo lugar, com 18,6%, está o deputado federal Duarte Júnior, seguido pelo ex-prefeito Edivaldo Júnior, em terceiro lugar, com 14,7%.
O estudo aponta ainda o deputado Neto Evangelista na quarta posição, com 8,2%. O deputado Wellington do Curso aparece em quinto lugar, com 5,3%.
Embolados na faixa de 2% estão o deputado Yglésio Moyses (2,7%), o presidente da Câmara, Paulo Victor (2,5%) e o deputado Carlos Lula (2,5%). Branco/nulo somam 7,7% e não sabem ou não responderam totalizam 24,9%.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles, envolveu-se em um acidente na noite deste domingo, 18, na BR-222, na altura do povoado Leite, próximo a Vargem Grande, por volta das 19h30.
O veículo em que ela se dirigia a São Luís colidiu com um motociclista, que morreu no local.
Segundo as primeiras informações, a vítima invadiu a contramão.
Além da prefeita, estavam no carro o marido dela, uma segunda mulher e motorista. Eles foram atendidos em uma unidade hospitalar de Itapecuru-Mirim.
Com informações do Blog do Gilberto Léda.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Na tarde deste domingo, 18, professor e Blogueiro Gil de Timbiras, visitou o amigo e Empresário Cardozinho, pré- candidato a Vereador de Codó.
O objetivo foi parabenizar o Empresário Cardozinho pelo seu excelente trabalho à frente do Solidariedade – Codó.
Na oportunidade, os amigos falaram sobre os importantes projetos discutidos e as projeções futuras, visando o crescimento tanto de Timbiras, quanto de Codó.
“Sou amigo do Cardozinho pré – candidato a Vereador, de Codó e presidente deste importante partido que é o Solidariedade, não poderia deixar de vir pessoalmente dar um abraço e parabenizar o Cardozinho pela condução do Partido”. Frisou professor Gil.
“O nosso papel é trabalhar, mas também propor soluções e ser a voz da população. Fico feliz com o trabalho que estamos desempenhamos como presidente do Solidariedade e nos colocamos a disposição para continuar trabalhando por um bem comum, que é Codó”, destacou o Empresário Cardozinho.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O professor Leonardo Soares, pré-candidato a vice-reitor da UFMA, tem longa trajetória na Universidade, como estudante e pesquisador até alcançar a condição de um dos professores mais destacados da Instituição. Com perfil dinâmico, mediador, inovador e enérgico, Leonardo Soares representa uma agenda plural, bem como possui todos os predicativos para colaborar com a próxima gestão da UFMA. É considerado um dos principais jovens pesquisadores na área ambiental do Maranhão, integrando equipes de projetos de desenvolvimento nas áreas de tecnologia ambienta e social.
Destaque que é revelado pelos prêmios e horarias. No ano de 2022, Leonardo foi agraciado com a maior honraria da Câmara Municipal de São Luís, a medalha “Simão Estácio da Silveira”. A justificativa para concessão da comenda foram os relevantes trabalhos prestados para formação de recursos humanos e desenvolvimento de projetos estruturantes de pesquisa e extensão para a cidade de São Luís.
Os números demonstram a dedicação do docente. De acordo com o currículo Lattes, disponível na plataforma do CNPq, orienta e coorienta quatro pesquisas em nível de doutorado, três de mestrado e seis estudos de iniciação científica/monografia. São 13 orientações em andamento e 47 concluídas, fomentadas com os projetos e parcerias dos laboratórios coordenados pelo professor. Na sua carreira, Leonardo já publicou 48 artigos científicos, 25 capítulos de livros e organizou 4 livros com temáticas ambientais e correlatas. Recentemente, publicou 3 artigos científicos na revista “MARINE POLLUTION BULLETIN, periódico de alta relevância no debate mundial sobre poluição ambiental. Também é revisor de 11 periódicos científicos.
Na pós-graduação, é Professor Permanente do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena da Rede PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UESC), Professor Permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFMA e Professor Permanente do Mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA. Coordenou a proposta de adesão do doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFMA, aprovada recentemente para início das turmas em 2024.
Leonardo coordena atualmente três projetos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). São pesquisas estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão, com temáticas transversais a questões socioambientais.
Fundador da Rede Água, participou de importantes pesquisas de monitoramento dos recursos hídricos no Estado do Maranhão, como o Zoneamento Ecológico Econômico e Monitoramento Ambiental do rio Itapecuru, inclusive, foi o organizador do “Livro Mais Itapecuru”. Atualmente,está orientando pesquisa pioneira para avaliar a poluição por microplástico nos rios Itapecuru e Grajaú, em uma rede de pesquisa que agrega com outras universidades brasileiras.
Na sua trajetória, destaca-se a participação no projeto “Monitoramento dos Indicadores do Milênio nos Municípios do Entorno da Refinaria Premium I (MA)” entre os anos de 2011 e 2013, o qual foi bolsista pela ONU Habitat. Sua dedicação à UFMA é surpreendente, pois mesmo com as atividades de gestão acadêmica, permaneceu atuando no ensino para a formação de recursos humanos.
Segue o currículo lattes do professor Leonardo Silva Soares:http://lattes.cnpq.br/5352983119262178
Texto enviado ao Blog do professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Os últimos episódios de discriminação racial no futebol chamam a atenção para o debate sobre mudanças na legislação para combater esse tipo de crime. A nova Lei Geral do Esporte, que unifica a legislação esportiva brasileira, foi publicada na última quinta-feira (15), no Diário Oficial da União, após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com vetos. 

Entre os trechos retirados está a criação da Autoridade Nacional para Prevenção e Combate à Violência e à Discriminação no Esporte (Anesporte). A instituição proposta seria responsável por elaborar políticas de combate à violência, invasões e às diversas formas de discriminação nas arenas esportivas.
Entre as punições que poderiam ser imediatamente aplicadas pela própria Anesporte estava o impedimento imediato dos suspeitos de envolvimento nesses crimes de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até cinco anos.
Segundo declarações da ministra dos Esportes, Ana Moser, o veto aconteceu por questões legais, já que a lei teve início com um projeto de iniciativa da Comissão Diretora do Senado Federal e a criação de órgão do Poder Executivo deve partir de uma proposta do governo federal.
A senadora Leila Barros (PDT-DF), que é ex-atleta e participou ativamente dos debates sobre a nova legislação, considerou que os vetos são parte do processo legislativo, já que as regras de tramitação não permitem ao governo federal emendas ao texto aprovado. “Em razão disso, houve a necessidade de manter a Lei Pelé em vigor, para evitar vácuos na legislação esportiva”, explicou Leila.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também manifestou, por meio de nota, que considera um avanço o maior rigor e aumento das penas trazidas na nova lei, em relação aos atos de discriminação em espaços esportivos.
“Esse tema é de extrema importância e a CBF já havia se antecipado e revisado o Regulamento Geral de Competições para impor penalidades mais severas.”
Mesmo sem a Anesporte, a nova legislação traz pontos importantes para atuação das autoridades esportivas em relação aos crimes de discriminação. No Artigo 201, que estabelece pena de reclusão de um a dois anos, e multa para torcedores envolvidos em brigas de torcida. O sétimo parágrafo do artigo duplica a pena para casos em que as brigas envolvam racismo, ou infrações cometidas contra mulheres.
Sistema nacional
A LGE também prevê a criação do Sistema Nacional do Esporte (Sinesp), que unifica as instituições desportivas, por meio de um Plano Nacional do Esporte. A previsão é de que o plano seja elaborado com diversidade e participação social de municípios, estados e Distrito Federal é outro aspecto organizativo, que prevê mecanismos para “erradicar ou reduzir as manifestações antiesportivas”.
Dentro das atribuições previstas para as entidades participantes do novo Sinesp, descritas no Artigo 11, estão a adoção de medidas de combate à violência, corrupção, racismo, xenofobia, homofobia, sexismo e qualquer outra forma de discriminação, uso de substâncias ilegais e métodos tipificáveis como dopagem.
Até a regulamentação da lei, na forma de uma instituição executora, os entes do Sinesp devem enfrentar as mesmas limitações atuais para fiscalizar e executar as penalidades que já existiam em leis anteriores à nova legislação, como é o caso do Artigo 158, que trata do acesso e de permanência do espectador no recinto esportivo.
Portar cartazes, bandeiras, símbolos, mensagens ofensivas, ou entoar cânticos preconceituosos seriam motivos suficientes para que torcedores fossem barrados na entrada das arenas, ou, até mesmo, retirados dos locais. Como não há uma entidade responsável para atuar nos espaços esportivos, crimes dessa natureza precisam aguardar os trâmites judiciais e, muitas vezes, quem os comete permanece frequentando as arenas esportivas.
Segundo Lelia Barros, o presidente Lula assinou um despacho para que o Ministério do Esporte encontre, em até 90 dias, a solução legislativa para preencher as lacunas criadas pelos vetos. “Estarei juntamente com o Ministério do Esporte trabalhando nas respostas para garantir uma legislação esportiva justa, igualitária e eficiente” afirma a senadora.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Prefeitura de Coelho Neto tem se empenhado em investir em melhorias e no desenvolvimento do município, visando incentivar os cidadãos e proporcionar um ambiente propício para o crescimento e bem-estar da comunidade. Sob a gestão do prefeito Bruno Silva, uma série de ações tem sido integradas, buscando atender às demandas da população de forma eficiente e abrangente.
Uma das iniciativas em destaque é o programa Viva Zona Rural, que fomenta o desenvolvimento das áreas rurais do município. A administração pública realiza uma força-tarefa de reforma das escolas na área rural e, desta vez, foi contemplado o povoado Cocal.
A reforma das escolas é um passo fundamental para oferecer uma educação de qualidade às crianças e jovens de Coelho Neto. Através dessa ação, a Prefeitura demonstra o compromisso em proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, valorizando a infraestrutura educacional e promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião realizou o seu primeiro levantamento para as eleições municipais de 2024 em São Luís. Nos três cenários apurados pelo instituto, o prefeito Eduardo Braide lidera a disputa pela reeleição na frente dos outros atuais postulantes ao cargo. Os números se referem à pesquisa estimulada, quando, aos entrevistados, são apresentadas as opções de escolha.
No levantamento, com uma mostra de 1.020 eleitores, Braide aparece com 29,6% de votos. Em segundo lugar, com 18,6%, está o deputado federal Duarte Júnior, seguido pelo ex-prefeito Edivaldo Júnior, em terceiro lugar, com 14,7%.
O estudo aponta ainda o deputado Neto Evangelista na quarta posição, com 8,2%. O deputado Wellington do Curso aparece em quinto lugar, com 5,3%.
Embolados na faixa de 2% estão o deputado Yglésio Moyses (2,7%), o presidente da Câmara, Paulo Victor (2,5%) e o deputado Carlos Lula (2,5%). Branco/nulo somam 7,7% e não sabem ou não responderam totalizam 24,9%.
ESPONTÂNEA – Na espontânea – quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta –, Eduardo Braide lidera com 19,1%, contra 9,8% de Duarte Júnior, na segunda colocação.
Edivaldo Júnior ocupa o terceiro lugar, com 8,6%. Em quarto, aparece Neto Evangelista, com 3,9%. Ele é seguido por Wellington do Curso, com 2,1%, na quinta colocação. Na sexta posição vem Yglésio Moyses (PSB), com 1,1%.
Embolados na faixa de 0,5% estão, nesse cenário, Paulo Victor (0,9%), Carlos Lula (0,8%), Rubens Júnior (0,5%) e Lahésio Bonfim (0,4%). Branco/nulo somam 4,3% e não sabem ou não responderam totalizam 48,5%.
REJEIÇÃO – O Epo – Inteligência também perguntou aos entrevistados se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes – com base numa lista apresentada para escolha de uma das alternativas –, em qual deles não votaria de jeito nenhum. O prefeito Eduardo Braide foi o mais rejeitado entre as oito opções, com 18,4%.
O ex-prefeito Edivaldo Júnior surge na segunda posição entre os mais rejeitados, com 13,9%. Wellington do Curso aparece em terceiro com 10,0%, seguido por Neto Evangelista, na quarta posição, com 6,3%.
As menores rejeições são de Carlos Lula (5,9%), Paulo Victor (5,1%), Duarte Júnior (4,1%) e Yglésio Moyses (2,7%). Branco/nulo somou 8,6% e não sabem ou não responderam totaliza 24,9%.
METODOLOGIA – A apuração foi realizada de forma presencial nos últimos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023, entrevistando 1 mil e 20 eleitores da capital maranhense com idade a partir de 16 anos. A pesquisa foi feita com recursos próprios para um estudo sem tendência ou interesse de quem contrata.
A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição.
PROPOSTA – O cientista social Zé Filho, que atuou por 15 anos na Escutec, define o EPO com três pilares: “experiência, credibilidade e confiança”, que surge com “proposta de um conceito inovador no mercado de pesquisas no Maranhão”.
O EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião é composto por remanescentes da empresa Escutec, liderada durate muitos anos no Maranhão pelo empresário e jornalista Fernando Júnior. “O EPO surgiu com a missão de levar credibilidade e confiança nos levantamentos que têm um papel fundamental na democracia para informar aos eleitores sobre os candidatos”, afirmou Zé Filho.
“Contamos com uma filosofia de trabalho que alia tecnologia e transparência na execução da metodologia adotada nas pesquisas realizadas. Não importa o tamanho ou a exposição que o instituto de pesquisa tenha, mas, sim, os procedimentos que influenciam em seus estudos e processos”, destacou José Brito, cientista social, que atuou por 15 anos na Escutec.
Além de prometer revolucionar com o mercado de pesquisas eleitorais, fornecendo informação correta, confiável e aplicada de forma totalmente científica e segura, o mais novo instituto está atuando no ramo com pesquisa de mercado, opinião pública e política.
“Além da referência histórica, nossa empresa oferece estrutura, tecnologia de ponta, profissionais gabaritados na atuação no mercado de pesquisas. Acredito que nenhum instituto de pesquisa conseguirá ofertar algo similar”, completou Natália Carvalho, CEO do EPO.
O resultado completo da pesquisa sobre a eleição de São Luís para 2024 e a metodologia aplicada estão disponíveis no site do instituto. Para acessar, basta clicar no endereço eletrônico: www.estrategiapesquisas.com. (Do Jornal Pequeno)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Ação Mulheres de Timbiras, ocorreu neste sábado, 17, na zona rural de Timbiras, na comunidade Lagoa Grande, onde aconteceu um grande evento esportivo/ cultural envolvendo diversas comunidades rurais.
A convite dos moradores da região, o Grupo Mulheres em Ação, juntamente com outros parceiros, desenvolveram diversos serviços na área da saúde, e foram representados por profissionais da área, sob orientação de um médico.
Os profissionais proferiram orientações. “Mulher sábia é mulher que se cuida”, fornecendo várias dicas para a saúde da mulher. Também fizeram aferição de pressão, dentre outros serviços.
O Blog do professor Gil, parabeniza todos do Grupo Mulheres em Ação, pelo excelente trabalho desenvolvido para a comunidade timbirense.





- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Vereador Junão de Timbiras prestigiou, na manhã deste sábado (17), de uma Grande Vaquejada do Parque da Lagoa Grande.
O evento voltou a reunir a vaqueirama de Timbiras e várias cidades do estado, movimentando e cada vez mais impulsionando o crescimento desse esporte aqui no município. Nesta última edição, foram muitos prêmios, com disputa em várias categorias.
Grande incentivador das vaquejadas no município de Timbiras, Junão diz ter ficado muito feliz, está ao lado de todos os amigos que os acompanharam. Comentou o Vereador.







