MAIS UMA VEZ: Presidente professor Manoel cumpre agenda na zona rural no fim de semana

Neste sábado (17/06) o presidente da Câmara Municipal de Timbiras, professor Manoel, tendo ao seu lado o Secretário de Finanças, Paulo Vinicius e correligionários visitaram importantes localidades na zona rural.Na oportunidade ele visitou as seguintes localidades: Morro Branco, Lagoa Grande e Flores.

Várias lideranças politicas da zona rural acompanharam professor Manoel durante as visitas.

No sábado, pela manhã estiveram reunidos, na comunidade Lagoa Grande, à tardinha, com a comunidade das Flores, e região.
O professor Manoel cumprimentou e conversou  com todos os moradores e recebeu o carinho das pessoas presentes.

“Eu disse a vocês que seria apenas mais um que lutaria por todas as comunidades rurais, para somar com o povo”, disse o presidente Vereador professor Manoel.

 

Assessoria de Imprensa.

O programa Minha Casa Minha Vida começa a fazer contratações para novos projetos de unidades habitacionais a partir desta sexta-feira (16). O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho, em evento na cidade do Rio de Janeiro. 

Segundo o ministro, as primeiras portarias do programa foram assinadas na quinta-feira (15) e serão publicadas na tarde desta sexta, no Diário Oficial da União. “Com isso, os prefeitos, os empresários já podem começar a cadastrar seus projetos para que a gente possa começar a fazer as novas contratações do Minha Casa Minha Vida”, disse.

Jader Filho explicou que, neste primeiro momento, só serão aceitos projetos contratados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

“Na semana que vem, a gente assina o do rural [destinado a famílias da zona rural] e, logo posterior a isso, o das entidades [voltada para famílias organizadas de forma associativa]. Acredito que, até o final da semana que vem, todas as portarias estarão assinadas”.

O ministro explicou ainda que, das quase 83 mil unidades que estavam paralisadas quando o atual governo assumiu, no início do ano, 15 mil já foram retomadas. A previsão é retomar outras 25 mil até o fim do ano.

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), da qual suspendeu os efeitos da Constituição do Estado de Tocantins, vai atingir como avalanche a pretensão da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB).

Ocorre que, no dia 25 de maio, mês passado, o ministro Dias Toffoli, do STF, decidiu favorável a liminar da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ingressada pelo PSB do Tocantins e anulou a eleição antecipada da Mesa Diretora do biênio 2025/2026, criando, assim, um impacto significativo em todas as Assembleias do Brasil.

Assim como ocorreu no Tocantins, a eleição da da Assembleia do Maranhão será antecipada para manhã desta sexta-feira (16), através de projeto que alterou o regimento da Casa.

Na decisão que impediu a antecipação da eleição, o ministro pontuou que durante um mandato, outras personalidades ou grupos políticos podem ganhar projeção e o processo eleitoral deve ser feito no mesmo ano de exercício do mandato.

“A eleição periódica é mecanismo de alternância do poder político, evitando a perpetuação de determinado grupo por período indeterminado”, ressaltou Toffoli que, também, juntou na sua decisão manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e Advocacia-Geral da União (AGU) pela inconstitucionalidade da eleição antecipada.

A reportagem procurou, mas não conseguiu contato com a presidente Iracema Vale.

Partidos pretendem ingressar com Ação Direta de Inconstitucional para conseguir anular o pleito.

Blog do Neto Ferreira.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi reeleita para o biênio 2025/2026, nesta sexta-feira (16).

Durante sessão plenária realizada na última terça-feira (13), a parlamentar havia promulgado a Resolução Legislativa nº 1174/2023, oriunda do Projeto de Resolução Legislativa 034/2023, de autoria do deputado Antônio Pereira (PSB), permitindo a reeleição da Mesa Diretora da Alema.

Portanto, Iracema ficará à frente do poder Legislativo estadual até o final de 2026.

A Mesa Diretora eleita tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2025, em data e horário a serem definidos por ato da Presidência da Assembleia Legislativa.

A nova Mesa Diretora, que assume em fevereiro de 2025, ficou assim formada:
Presidente – Iracema Vale (PSB)
1º vice – Júlio Mendonça (PCdoB)
2º vice – Hemetério Weba (PP)
3ª vice – Fabiana Vilar (PL)
4ª vice – Andreia Rezende (PSB)
1º secretário – Antônio Pereira (PSB)
2º secretário – Roberto Costa (MDB)
3º secretário – Osmar Filho (PDT)
4º secretário – Gulherme Paz (Patriota)
Procuradora da Mulher – Drª Viviane (PDT).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da inauguração, nesta sexta-feira (16), do terminal em Rio Verde (GO) da empresa Rumo, concessionária da Ferrovia Norte-Sul. O evento marca a conclusão das obras da ligação ferroviária que é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos, pois conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo. A construção começou ainda na segunda metade da década de 1980. Ao todo, a ferrovia completa tem 2.257 quilômetros (km) e atravessa quatro regiões.

“A conclusão permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar. Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da Região Sudeste ou pelo Norte do país. Como resultado prático, desenvolvimento e geração de emprego para todo o novo corredor logístico”, disse o governo federal, em nota.

O evento em Rio Verde está marcado para as 10h30, com a presença do presidente Lula, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes da empresa responsável pela entrega do terminal e de autoridades federais, estaduais e municipais.

Iniciada em 1986, a Ferrovia Norte Sul evoluiu pouco nas primeiras décadas e só ganhou impulso a partir de 2007, quando passou a receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no segundo mandato de Lula. Nessa época, o trecho de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO) foi concedido para operação pela VLI Logística. Já a empresa Rumo passou a gerir o tramo centro-sul da ferrovia, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), em um trecho de 1.537 km. No interior de São Paulo, a ferrovia se conecta com a Malha Paulista, que vai até o litoral.

Nos últimos quatro anos, a Rumo construiu três novos terminais em São Simão (GO), Rio Verde (GO) e Iturama (MG). Segundo o governo, a empresa investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante. Além dos terminais, outras obras de infraestrutura foram necessárias para concluir a ferrovia, como a construção de quatro pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais, centenas de quilômetros de trilhos e inúmeros pátios, como o que faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista na cidade de Estrela D’Oeste (SP).

Potencial

Apesar do modal ferroviário ter recebido investimentos ao longo das últimas décadas, que somam mais de R$ 141,9 bilhões, segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o segmento ainda representa cerca de 21,5% do transporte de carga no país, inferior a países continentais como Rússia (81%), Canadá (34%), Estados Unidos (27%) e Austrália (55%).

De acordo com a ANTF, em 2021 mais de 93% do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos. O modo ferroviário responde pelo transporte de mais de 49% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de quase 53%. No transporte de milho, a ferrovia escoa 58% da produção, e no complexo de soja (soja e farelo) as ferrovias transportaram mais de 46% do volume exportado.

Turismo Social do Blog do professor Gil, oferece passeios e viagens a preços acessíveis, ampliando as possibilidades de lazer do público e estimulando o desenvolvimento econômico de várias localidades. Do turismo ecológico ao turismo cultural, da paisagem rural à praia, há muitas opções a serem exploradas, e todas elas apresentam aspectos de tradições e cultura únicos. Os diferenciais do Turismo no Blog do professor Gil estão na vertente educativa das ações, na qualidade dos serviços e na preocupação com a integração e inclusão social. Dessa forma, o Blog contribui para a experiência das pessoas, gera benefícios às populações locais e valoriza a cultura e o meio ambiente. O conceito de turismo responsável, presente nas ações do Blog, engloba o desenvolvimento sustentável e a solidariedade, tanto para aqueles que passeiam e viajam como para quem os recebe nos destinos.

Excursões e Passeios

As excursões e passeios do Blog do professor Gil não se limitam a atrações convencionais e pontos turísticos tradicionais. Os roteiros são inovadores e temáticos, e promovem diferentes visões, evidenciando a cultura, o meio ambiente e a história de cada localidade. Os viajantes vivenciam a troca de experiências com a população local, conhecem tradições e manifestações regionais, aprendem, e proporcionam aos destinos visitados a integração da comunidade e o desenvolvimento solidário, sobretudo, realiza sonhos. O melhor de tudo: com preços acessíveis.

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (15) a redução de R$ 0,13 no litro da gasolina vendida a distribuidoras de combustíveis. Com a queda do preço, de 4,66%, o litro passará a custar R$ 2,66 a partir desta sexta-feira (16). 

Como a gasolina vendida nas bombas tem adição de 27% de etanol anidro, a parcela do preço da Petrobras no preço do combustível vendido nos postos de gasolina será de R$ 1,94 por litro.

Segundo a Petrobras, caso os demais agentes da cadeia do combustível (distribuidoras e postos) mantenham os valores de suas parcelas, o preço médio ao consumidor final poderá atingir R$ 5,33 por litro, com base na última pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Destaca-se que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda”, diz a empresa em nota.

De acordo com o comunicado, “a redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional”.

Lula concedeu uma entrevista nesta quinta-feira a rádios de Goiás, para onde irá nesta sexta inaugurar a Ferrovia Norte-Sul, no município de Rio Verde.

A obra foi iniciada no Maranhão há 36 anos, em 1987, pelo então presidente José Sarney. E Lula disse que pretende levar o ex-mandatário, que tem 93 anos, para “finalmente” inaugurar a obra.

“Tem muitos empecilhos para fazer uma ferrovia dessa magnitude, com a questão de licenciamento, com as questões das licitações. Eu quero te dizer que no meu governo e no governo da Dilma, nós fizemos 90% dessa rodovia, 5% foi feito pelo presidente Sarney, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo presidente Temer e 5% foi feita pela empresa que é hoje concessionária dessa estrada”, declarou, ignorando os governos de Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Jair Bolsonaro.

Projetada para cruzar o país, do porto de Rio Grande (RS) ao porto de Itaqui (MA), o traçado original da ferrovia teria 4.100 quilômetros. A estrada que será inaugurada nesta sexta terá 2.200 quilômetros, ligando Açailândia (MA) e Estrela d’Oeste (SP).

A festança no Arraial da Assembleia será aberta nesta quinta-feira (15), às 18h, com vasta programação e ampla estrutura para receber o público. O roteiro no espaço junino, montado na área de estacionamento da Alema, se estende até o domingo (18).

Estamos com um arraial lindo, acessível e que será animado pelas melhores manifestações e artistas. Assim, contribuímos para o fortalecimento da cultura popular do Maranhão e para a geração de renda. Todos estão convidados a virem participar”, afirmou a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSD), destacando que tudo está sendo preparado com muito capricho para receber o público.

Durante as quatro noites, passarão pelo palco grandes atrações, incluindo também apresentações da Creche-Escola Sementinha e do Programa Sol Nascente. O roteiro destaca o Bumba Meu Boi de Maracanã, Boi Prenda de Cururupu, Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá e Boizinho Barrica, entre muitos outros.

A animação também ficará por conta do Coco Pirinã, Cacuriá de Dona Teté, Dança Portuguesa Império de Lisboa e outros. Na lista dos shows, Daysa e Banda, Thaís Moreno e Banda, Eric Andrade e Banda Reprise.

Estrutura e Mais Renda

A estrutura do Arraial da Assembleia dispõe de conforto e segurança para o público. São 10 barracas para comercialização de comidas típicas, como mingau de milho, arroz de cuxá, tortas e bolos.

Há parquinho infantil, para garantir diversão para as crianças; arquibancada e área de acessibilidade, voltada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Um setor de saúde estará à disposição e poderá ser acionado, em caso de necessidade. O Gabinete Militar da Alema também fez o planejamento para garantir toda a segurança no local.

Este ano, o Arraial da Assembleia contará, pela primeira vez, com um espaço reservado aos beneficiários do programa “Mais Renda”, do Governo do Estado.

Cada um dos 10 beneficiários do programa ocupará espaço próprio, ao lado do palco, e contará com equipamento padronizado para comercializar produtos diferenciados e que não serão vendidos nas barracas.

Estacionamento

O amplo estacionamento do Multicenter Sebrae, ao lado da Alema, será disponibilizado a quem for visitar o arraial.

Ônibus farão o translado do público do estacionamento até o arraial, com toda comodidade.

Transmissão

Quem preferir, também pode acompanhar toda a programação do Arraial da Assembleia no conforto de casa. É que as quatro noites de festa serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309) e no canal da Alema no YouTube.

PROGRAMAÇÃO DO ARRAIAL DA ASSEMBLEIA

DIA 15 – QUINTA-FEIRA

18h00 – Boi Sementinha e Sol Nascente

19h – Bumba Meu Boi Encanto da Ilha

20h – Bumba Meu Boi de Upaon-Açu

21h – Bumba Meu Boi de Maracanã

21h30 – Quadrilha Buscapé da Ilha

22h – Boi Prenda de Cururupu

22h30 – Grupo Alternativo Invasores do Tapuio

23h – Bumba Meu Boi de Morros

00h – Daysa e Banda

DIA 16 – SEXTA-FEIRA

19h – Bumba Meu Boi Encanto do São Cristóvão

20h – Coco Pirinã

21h – Bumba Meu Boi Itapera de Maracanã

22h – Dança Portuguesa Império de Lisboa

23h – Companhia Vem BB

23h30 – Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues

00h30 – Cacuriá de Dona Teté

01h30 – Thaís Moreno e Banda

DIA 17 – SÁBADO

19h – Quadrilha Fogueira Viva

19h30 – Bumba Meu Boi Lendas e Magias

20h30 – Cacuriá do Jhon

21h30 – Bumba Meu Boi da Madre Deus

22h30 – Bumba Meu Boi Tremor da Campina

23h – Bumba Meu Boi Estrela dos Lençóis

00h – Banda Reprise

01 – Boi da Maioba

DIA 18 – DOMINGO

18h – Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão

18h30 – Dança Portuguesa Vila Lusitana

19h – Pérola dos Lençóis

20h – Boi da Lua

21h – Companhia Barrica

23h – Boi de Sonhos

00h – Bumba Meu Boi de Axixá

01h – Erick Andrade

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade