- Professor Gil
- Deixar Comentário
A pesquisa EPO de intenções de votos para prefeito de São Luís, divulgada no fim de semana, levantou também quem são os vereadores mais atuantes da capital maranhense.
Na opinião dos entrevistados, a mais atuante é a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), seguida por Marquinhos Silva (União) e Marquinhos Silva (Republicanos).
A consulta, no entanto, deve levar todos os parlamentares a uma reflexão: segundo o EPO, 38% dos eleitores ludovicenses não sabem, não conhecem os vereadores ou não quiseram responder à pesquisa. E para 29% nenhum deles tem trabalho elogiável.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma bebê de um ano de idade se engasgou e acabou morrendo após ingerir uma tampinha de um frasco de vitamina, no bairro Vila Embratel, em São Luís.
De acordo com a polícia, o caso aconteceu na noite da última segunda-feira (19), quando a mãe da bebê, chamada Luna Costa Pereira, encontrou a filha engasgada e tentou um resgate às pressas.
Ela levou Luna de carona até o bairro Jambeiro, onde havia uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os socorristas, no entanto, não conseguiram salvar a vida da bebê.
O caso foi registrado no Plantão de Polícia do Itaqui-Bacanga.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Será na Praça da Juventude
A tradicional festa junina promovida pela Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Arraiá de todos, acontece em nove dias, com música, quadrilha, forró e barracas de comida e artesanato típicos.
A festa terá início no dia 22 de junho, quinta-feira e segue até o dia 30 de junho. A população contará com a mesma infraestrutura da festa que acontece tradicionalmente na Praça da Juventude, com barracas típicas, atrações musicais e culturais, queima de fogos dentre outras atrações”, disse.
Diversos grupos de música sertaneja, arrocha e forró se apresentarão nos palcos da Praça da Juventude. Além da música, o Arraial de todos, também oferece várias barracas.
No local o público encontrará alimentação, artesanato e brincadeiras. Os visitantes poderão degustar comidas típicos juninos, como mingau, cachorro quente, pipoca, e aquela cerveja gelada, entre outras e vão se divertir.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Experiente com alto grau de conhecimento o ex-Vereador e grande líder político, Chaguinha da Câmara está na memória afetiva da população codoense, isso coloca o Ex-Vereador e grande líder politico como o principal personagem da política no ano que vem.
As eleições municipais de 2024 ainda estão 16 meses à frente, mas o codoense sabe de cor os nomes dos principais atores políticos. Um deles é do Chaguinha da Câmara e tudo leva a crer que já topou o desafio.
Reconhecido pela população, Chaguinha ganhou novamente a confiança do codoense para a eleição do ano que vem. Muitos analistas, afirmam que Chaguinha da Câmara mais uma vez obterá expressivos triunfos no município.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Vereador Enéas quer ouvir as explicações do Secretário Municipal de Esportes.
O vereador Enéas do Cecílio, enviou à presidência da Câmara Municipal de Timbiras o requerimento em que convoca o Secretário Municipal de Esportes, Maurílio Corrêa, para prestar esclarecimentos. “Usamos de nossas prerrogativas para convocar o Secretário em atendimento às manifestações dos treinadores e atletas da Escolinha de Futebol e esportistas do município”, explicou o vereador, que relacionou os assuntos a serem abordados: Um espaço para os atletas usarem o Estádio, que está sendo negado pelo secretário.
Uma Escolinha que já revelou e revela grandes atletas para o país e que já fazia parte do calendário esportivo da cidade há vários anos e não está tendo espaço para treinar.
Enéas explicou que ainda não foi definida a data da sessão, onde o Secretário de Esportes fará seus esclarecimentos, mas informou que ela será marcada em breve, pois os colegas Vereadores se mostraram bastante solícito com o tema. “Será, sem dúvida, uma excelente oportunidade para o Secretário Maurílio Corrêa se explicar, porque ele tem sido muito questionado”. Finalizou o Vereador.
Assim que a data de sua convocação for marcada o Blog do professor Gil vai divulgar massivamente e convidar os interessados no assunto a participar da reunião.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Projetos de lei, indicações e pedidos de providências são discutidos pelos vereadores.
Nesta segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Timbiras realizou mais uma Sessão Ordinária, na qual foram debatidas diversas questões relevantes para o município.
Durante a sessão, foram aprovadas pautas importantes, abrangendo projetos de lei, indicações, requerimentos e pedidos de providências.
Um dos destaques da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei, proposto pelo Poder Executivo Municipal. O projeto dispõe sobre as exigências para uma associação e entidade ser considerada de utilidade pública.
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Timbiras demonstrou o comprometimento dos vereadores em discutir e aprovar pautas relevantes para a comunidade, buscando sempre o progresso e bem-estar do município.
#Camara de Timbiras. Presidente Vereador professor Manoel.
- Professor Gil
- 3 Comentários
Oposição em Timbiras tem conversas avançadas buscando a união em torno de um único nome e encaminham a vitória nas eleições municipais de 2024.
Dentre os nomes que surgem para representar a oposição, destaca-se o Empresário João dos Plásticos.
À medida que as eleições de 2024 se aproximam, o cenário político em Timbiras começa a desenhar uma estratégia inédita. O candidato do governo poderá enfrentar uma frente única da oposição, numa coalizão sem precedentes, com o objetivo de assumir a liderança municipal.
João dos Plásticos representante mais bem avaliado em todas as pesquisas e segundo colocado nas eleições de 2020, afirmou ao Blog do professor Gil, que defende a união da oposição em torno de uma única candidatura. Ele, que tem experiência em gestão municipal, manifestou-se favorável à ideia da oposição marchar com um único candidato determinado por um grupo eventualmente formado.
“Não vejo dificuldade em caminharmos juntos, um candidato definido por um eventual grupo que venha a ser montado,” a população vai escolher um nome forte, determinado, experiente e que mais agregar para enfrentar o sucessor do prefeito Borba disse, João dos Plásticos, destacando a importância de uma frente unificada contra o governo atual.
Lideranças, consideram união indispensável, que também expressam preocupação com o futuro de Timbiras, acredita que a eleição de 2024 será um marco de mudança em comparação à de 2020, quando pelo menos quatro candidatos disputaram a prefeitura contra o então prefeito. Segundo um Analista, ouvido pelo Blog do professor Gil, os integrantes da oposição precisam avançar nos diálogos. A necessidade de unidade é o principal aprendizado dos últimos pleitos e ela deve ir além das conversas.
“Precisamos aprender com as eleições passadas. O número fragmentado de candidatos favoreceu o governo na época. A união é crucial neste momento,” enfatizou um líder político.
Dentre os nomes que surgem para representar a oposição, destaca-se o Empresário João dos Plásticos. Mesmo sendo frequentemente citado em debates políticos locais, conhecidos como “forasteiro”. Sobre as eleições de 2024, ele já se pronunciou publicamente que pretende concorrer à prefeitura.
Outro potencial candidata é a Dra Ana Thamires, que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2020, tendo Rosinha das Flores como vice na chapa. Agora, a questão que se coloca é se eles irão repetir apontar cada um pro lado ou decidirá apoiar João dos Plásticos como cabeça de chapa, dentro desta coalizão inédita. Tudo indica que com a União da oposição, os timbirenses poderão assistir a uma reviravolta política inesperada nas eleições de 2024.
Vamos aguardar e conferir! O Blog está atento a toda movimentação politica e a qualquer momento teremos mais novidades.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O prefeito de Cantanhede, Raimundo Nonato Borba Sales, pode ser penalizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por descumprir o limite máximo de despesa com pessoal.
O Acompanhamento da Gestão Fiscal, procedimento que integra as rotinas da Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), revelou que treze municípios maranhenses estão acima do limite máximo de despesa com pessoal. São eles: Açailândia, Água Doce do Maranhão, Alto Parnaíba, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Cantanhede, Centro Novo do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Lago Verde, Marajá do Sena, Miranda do Norte e Matões do Norte.
Consolidados no relatório de análise de informações dos entes fiscalizados, o resultado é obtido por meio do envio eletrônico dos Relatórios de Gestão Fiscal ao TCE, que se dá mediante declaração homologada ou retificada no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Além de infrações a exigências constitucionais e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), esses entes municipais estão sujeitos às penalidades previstas na Lei nº 10.028 que trata, entre outros, dos crimes contras as finanças públicas. Em seu artigo 5º, a lei estabelece: deixar de ordenar ou promover, na forma e nos prazos da lei, a execução de medida para redução do montante da despesa total com pessoal que houver excedido a repartição do Poder no limite máximo”.
A infração prevista é de multa de trinta por cento (30%) dos vencimentos anuais do agente responsável, sendo o pagamento de sua responsabilidade pessoal.
Na esfera do TCE, a Secretaria de Fiscalização abriu prazo de cinco dias para que o seu Núcleo de Fiscalização I abra os procedimentos específicos de fiscalização visando a aplicação dos artigos 10 e 12 da Instrução Normativa do órgão sobre a questão. Em casos de representação já abertas pelo Ministério Público de Contas (MPC), os processos deverão ser instruídos no prazo máximo também de cinco dias, assim que tais processos sejam encaminhados à unidade técnica responsável pelos atos de instrução processual.








