- Professor Gil
- Deixar Comentário
Excursão será realizada no dia 02 de julho, locais de saídas: Codó (vereda e parque ambiental), Timbiras ( posto pré sal). Contato para mais informações (99) 982428505.
Pousada Pedra Grande em Morros-MA.
A Pousada Pedra grande está situada numa área integrada com a natureza, oferecendo uma área de lazer com acesso a banho de rio num ambiente em harmonia com natureza onde os hóspedes podem usufruir do relaxamento necessário para fazer frente ao “stress” do dia a dia das grandes cidades.
Dispõe de vasta área verde para quem gosta de contemplar a natureza numa completa estrutura à sua disposição. Aqui você dispõe de muita qualidade em atendimento, hospedagem e benefícios realçados num preço acessível aos visitantes.
A Pousada Pedra Grande possui chalés equipados com ar condicionado, tv e frigobar. Temos ainda, um maravilhoso café da manhã com variedades de pratos, estacionamento interno e com total segurança para seu veículo.
Possuímos 54 chalés, onde em cada um você encontrará um ambiente arejado, com muita luz natural e bastante confortável, além de privacidade, decoração personalizada e aconchegante, tudo construído e pensado no seu bem estar. Proporcionamos ao seu dia, um delicioso café da manhã, self-service e excelente atendimento, temos ainda dois restaurantes maravilhosos onde você poderá apreciar deliciosos pratos regionais.
A Pousada Pedra grande possui também três salões de convenções para a realização de eventos diversos, seja ele social ou empresarial,um com capacidade para 200 pessoas e outros dois com capacidade para 90 pessoas.
Depois de todas essas vantagens, que podemos oferecer a você amigo visitante, não perca a oportunidade de conhecer este lugar paradisíaco, estamos a sua espera!
Queremos que você e sua família desfrute deste local tranqüilo e cheio de paz.
Sintam-se totalmente à vontade e conte conosco para fazer da sua estadia na Pousada Pedra Grande, momentos inesquecíveis.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anular a condenação do ex-deputado federal Eduardo Cunha a 15 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.

Por 3 votos a 2, a decisão foi tomada em sessão virtual da Segunda Turma da Corte, modalidade na qual os ministros inserem votos no sistema eletrônico e não há votação presencial.
A maioria dos ministros aceitou os argumentos apresentados pela defesa de Cunha e entendeu que o processo deveria ter sido conduzido pela Justiça Eleitoral, e não pela Justiça Federal em Curitiba.
O caso envolve acusação de que Cunha teria recebido propina proveniente de contratos da Petrobras para a construção de navios-sonda.
Em 2021, em outra decisão sobre competência, a Segunda Turma também enviou para a Justiça Eleitoral uma condenação contra Cunha. Nesse caso, o ex-parlamentar foi condenado a 15 anos e quatro meses de prisão pelo então juiz Sérgio Moro pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Defesa
Em nota, a defesa do ex-deputado declarou que a decisão do STF confirma a “perseguição contra Cunha”
“A decisão do Supremo fez justiça e confirma aquilo que a defesa sustenta desde o início do processo e que agora está ficando claro para todo o país: Eduardo Cunha, assim como outros inúmeros réus, foi vítima de um processo de perseguição abusivo, parcial e ilegal e julgado por uma instância manifestamente incompetente”, afirmou a defesa.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Aprovado no dia 17 de maio, o reajuste de 8,2% aos servidores públicos da Prefeitura de São Luís ainda não poderá ser pago no fim deste mês, como havia sido planejado.
A informação é do secretário de Governo da Prefeitura de São Luís, Emilio Murad.
Segundo ele, uma série de emendas aprovadas pelos vereadores acabaram inviabilizando o reajuste prometido.
Murad aponta que as emendas gerariam um impacto financeiro de quase R$ 800 milhões, além de ter um reflexo na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O secretário adiantou ainda que o PL, apresentado pelo Executivo, após a alteração feita pela Câmara de São Luís, precisará ser vetado.
“Fizemos todos os estudos de impacto necessários para que o prefeito pudesse conceder o maior reajuste da história aos servidores do Município, que era de 8,2%. Contudo, as emendas aprovadas pelos vereadores, projetam um impacto financeiro na ordem de R$ 794 milhões, com reflexo direto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Com isso, a concessão do reajuste foi inviabilizada, não restando outra alternativa a não ser vetar o projeto aprovado pela Câmara Municipal”, disse Emilio Murad.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Ministério da Saúde vai reunir profissionais da saúde dos 217 municípios para discutir “O futuro da Atenção Primária à Saúde (APS) no Maranhão”. Esta é a primeira edição do Saúde Itinerante’, que acontece no dia 2 de junho, no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa.
O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, é presença confirmada no evento e vai ministrar a palestra “Atenção Primária do Futuro: desafios e perspectivas”. Desde que assumiu a pasta, Nésio tem sido um árduo defensor do aumento da cobertura vacinal, que é uma das estratégias executadas na APS. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a taxa de vacinação infantil caiu de 93,1% para 71,49% no Brasil.
A Atenção Primária à Saúde é responsável por um conjunto de ações de saúde, que abrange a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a vigilância em saúde. A APS é o primeiro contato do usuário com o Serviço Único de Saúde (SUS).
No Maranhão, o evento é realizado por meio das parcerias entre Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Bancada Federal do Maranhão e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM). A Assembleia Legislativa e o Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Maranhão (COSEMS/MA) também apoiam a iniciativa.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O governador Carlos Brandão tem mostrado cada vez mais afinidade com o ex-presidente José Sarney e seu circulo político. O Clã está bem contemplado no governo Brandão com a poderosa secretaria de Infraestrutura, a Agência de Mobilidade Urbana e a comunicação (que apesar do secretario ser próximo da família Brandão, também é considerado de confiança dos Sarneys).
Como ponto forte da relação, a filiação do irmão do governador ao MDB e sua ascensão à presidência do partido. O partido é historicamente comandado pelo grupo Sarney no Maranhão.
Neste sábado (27), Brandão esteve em visita a Sarney ao lado dos ministros (Planejamento e Orçamento) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República). Os auxiliares do presidente Lula estiveram no Maranhão participando da plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024–2027.
Cada vez mais alinhado com Sarney, Brandão consegue o melhor interlocutor com o presidente Lula. Como é de conhecimento geral, Lula e Sarney tem muita proximidade desde que o oligarca era presidente do Senado e ajudou o petista na contenção do escândalo do Mensalão. Com este forte elo, Brandão não precisa das bênçãos de Flávio Dino para chegar ao governo federal. A maior prova foi a presença de dois fortes ministros na conversa com Sarney.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Com a comunicação, feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, da abertura de duas vagas na categoria jurista no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), advogados que pleiteiam entrar para a Corte Eleitoral já se inscreveram para a disputa.
Serão duas vagas abertas, decorrentes do fim dos biênios das juízas eleitorais Anna Grazziella Neiva, no dia 17 de agosto de 2023, e Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, no dia 9 de novembro de 2023.
Para a primeira, concorrem a própria Anna Graziella, além de Rafael Lima Moreira Sauaia, Tarcísio Almeida Araújo, Erno Sorvos, Gabriel Pinheiro Corrêa Costa, Mauro Henrique Ferreira Gonçalves Silva, Luís Paulo Correia Cruz, José Cavalcante de Alencar Junior, Gilson Ramalho de Lima, Elias Gomes de Moura Neto e Jorge Bezerra Ewerton Martins.
Para a vaga de Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, que encerra no dia 9 de novembro de 2023, ela própria também concorre, além de Rodrigo Maia Rocha, Américo Botelho Lobato Neto, Bertoldo Kligen Barros Rêgo Neto, Alteredo de Jesus Neris Ferreira e Arlindo Barbosa Nascimento Júnior.
Após a formação, o TJMA encaminhará duas listas tríplices ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é quem fará as nomeações.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A juíza Márcia Capanema, da Justiça Eleitoral, determinou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella, ex-prefeito do Rio, e a aplicação de multa de R$ 433.290. Ele é acusado de montar esquema para impedir reportagens sobre a saúde no Rio. A magistrada também determina que Crivella fique inelegível nos oito anos subsequentes à eleição municipal de 2020.
A decisão é resultado de ação ajuizada pela coligação “É a vez do povo!” (PT e PCdoB), feita em 2020. Na ação, Crivella é acusado de “prática de abuso de poder de autoridade e conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais, com base na Constituição. A coligação afirma que ele montou um esquema para “monitorar e impedir a interlocução de cidadãos com profissionais de imprensa” com o intuito de barrar informações sobre o sistema de Saúde do Rio em período eleitoral. Para isso, usou servidores públicos municipais, que ficaram conhecidos como Guardiões do Crivella. A acusação identificou os servidores, em desvio de função, utilizados pelo ex-prefeito do Rio.
Na sentença, a magistrada disse que a decisão tinha “caráter pedagógico-preventivo” e também demonstrava o repúdio à “conduta moral e ilegal perpetrada”.
A assessoria de Marcelo Crivella afirma que o deputado entrou com recurso.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um caso de racismo ocorrido no último domingo (21) gerou muita repercussão nos Jogos Escolares Ludovicenses com manifestação de repúdio inclusive do governador Carlos Brandão. Durante a partida de futsal, na categoria infanto, no Ginásio Costa Rodrigues, entre Colégio Upaon-Açu, da rede particular, e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), da rede pública estadual, um aluno/jogador do IEMA afirmou ter sido alvo de ataques racistas.
A Comissão Disciplinar Especial dos JEL’S decidiu por suspender a equipe pelo período de 180 dias e aplicar uma multa de um salário mínimo, convertido em cestas básicas. Com a suspensão por este prazo, a equipe de futsal do Upaon-Açu, na categoria infanto, já está eliminada da competição. O time do IEMA irá substituir o Upaon-Açu na disputa.
Com informações do Blog do Jorge Aragão.
Agente anda
Que nossa semana seja abençoada. Tudo com Deus, é possível. E todo esforço, tem recompensas.




