- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Prefeitura de Viana decidiu antecipar, mais uma vez, o pagamento dos servidores públicos municipais deste mês de abril. Os salários, que deveriam ser pagos somente em março, estarão na conta na próxima quinta-feira, dia 27, antes mesmo do pagamento do Governo do Estado.
A prática não é novidade. A administração municipal está há 19 meses consecutivos pagando adiantado o funcionalismo público. Colocar a casa em ordem seria tarefa mais simples se a gestão não tivesse encontrado tantos problemas. Logo após assumir, o prefeito Carrinho Cidreira não obteve nenhuma informação sobre recursos, transferências recebidas, pagamentos efetuados, licitações realizadas pela gestão anterior. O Ministério Público do Estado chegou a ingressar com ação judicial, exigindo que o ex-prefeito Magrado Barros fornecesse todas as informações, sob pena do pagamento de multa de 10 mi reais diários. Além disso, repasses federais foram bloqueados.
“Quando iniciamos a administração, os cofres públicos eram verdadeiras caixas pretas. Tivemos que realizar um recadastramento dos servidores públicos para saber a real situação das finanças”, explica o secretário municipal de Administração e Planejamento, advogado Ramon Nunes. O município também concedeu, este ano, reajuste salarial aos professores acima da determinação do Ministério da Educação. No final do ano passado, a Prefeitura também pagou o montante de 12 milhões de reais aos profissionais da Educação, sendo que os professores com duas portarias chegaram a receber 19 mil, 692 reais e 62 centavos pagos em setembro e dezembro.
A boa performance financeira de Viana tem surpreendido até mesmo os adversários com os investimentos que vêm sendo feitos no município, além dos salários pagos, antecipadamente, todos os meses. “Não existe fórmula mágica para colocar as finanças em ordem. Existe seriedade, responsabilidade e cumprimento da lei. A população de Viana sabe hoje que o prefeito Carrinho tem compromisso e não é um aventureiro”, enfatiza o secretário Ramon.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Comissão Mista de Orçamento se reunirá nesta terça-feira (25), a partir das 14h30 para apreciar o projeto de Lei do Congresso Nacional que destina R$ 7,3 bilhões para pagar o piso nacional da Enfermagem.
A matéria é relatada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O texto vai a voto sem emendas, o que deve facilitar sua votação na CMO. A articulação entre os líderes prevê que o texto esteja pronto para o plenário do Congresso analisá-lo já na quarta-feira (26).
“Esse PLN assegura os recursos necessários para que os estados, o Distrito Federal e os municípios possam pagar o piso salarial da Enfermagem. É uma demanda justa para atender profissionais de todo o país. Estamos diante da última etapa para consagrar uma luta de décadas. É a valorização do SUS, bem como de toda a categoria”, justificou a senadora do Maranhão.
A sessão conjunta com Câmara e Senado está convocada para o meio-dia da quarta-feira.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

O ex-presidente José Sarney (MDB) abriu as portas da sua residência no Lago Sul, e recebeu amigos e autoridades na noite desta segunda-feira, 24, para comemorar o aniversário de 93 anos.
A festa foi organizada pela ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney (MDB).
Na lista de convidados, nomes dos mais diversos espectros políticos, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ex-presidente Michel Temer (MDB); os ministros do STF Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDV); a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann; os ex-governadores do DF José Roberto Arruda e Paulo Octávio; o procurador-geral da República, Augusto Aras; e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.
O presidente Lula (PT), que cumpre missão oficial em Portugal, não compareceu, mas parabenizou o ex-presidente por telefone – assim como Marcelo Rebello, presidente português.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), também compareceu ao evento, assim como diversos políticos do estado.




- Professor Gil
- Deixar Comentário
A seccional maranhense da OAB divulgou no início da noite desta terça-feira o resultado da eleição geral para a formação da lista de 12 advogados que seguem concorrendo à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional.
Dois candidatos considerados fortes ficaram fora da lista. O advogado do governador Carlos Brandão, Flávio Costa, e a advogada da família Sarney, Anna Garziella Neiva.
O conselho se reúne para formar a lista sêxtupla, na quinta-feira (27), às 9h.
Confira os doze que seguem na disputa:
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é visto pelo eleitor como o sucessor de Jair Bolsonaro em 2026, caso o ex-presidente fique inelegível. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também é lembrada, mas aparece em segundo lugar. Os números são um detalhamento exclusivo para a Coluna de uma pesquisa da Genial/Quaest, na qual entrevistados respondem à questão: “Se Bolsonaro não puder se candidatar, quem ele deve apoiar?”. Tarcísio é citado por 21% dos entrevistados, já Michelle, por 15%. Em seguida aparece o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), com 10%, e Flávio Bolsonaro, com 5%. Entre os que disseram ter votado em Bolsonaro no 2º turno – ou seja, os bolsonaristas – Tarcísio tem a preferência de 35% e Michelle, de 25%.
A resposta “nenhum deles” foi a opção de 25% dos entrevistados, o que sugere que há muita gente que ou não crê na inelegibilidade ou aposta em outro nome. Tarcísio tem mais vantagem entre os eleitores do Sudeste: 26% deles dizem vê-lo como herdeiro do bolsonarismo em 2026. Ele também é mais lembrado pelo eleitor mais velho (com mais de 60 anos). Nesta faixa etária, Michelle aparece em terceiro, atrás de Romeu Zema.
Tarcísio também é mais citado pelo eleitor de renda mais alta (acima de 5 mínimos). Já Michelle marca mais do que Tarcísio no eleitorado feminino e no Sul, onde ela aparece como a sucessora de Bolsonaro para 22% dos eleitores ante 18% de Tarcísio. Michelle empata com o governador entre os mais pobres (com renda até 2 mínimos) e entre os mais jovens (16 a 34 anos).
A Genial/Quaest ouviu 2.015 pessoas entre 13 e 16 de abril. (Estadão)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Na próxima segunda-feira, dia 24 de abril, das 8h às 17h, a advocacia maranhense terá a oportunidade de participar da formação da lista para a escolha do próximo desembargador do Estado.
A OAB disponibilizou um vídeo do passo a passo sobre como votar no canal do YouTube e nas redes sociais. Para assistir, acesse https://www.youtube.
A votação será on-line, por meio da plataforma ELEJA. O link da plataforma é: https://oabmacd.elejaonline.
Para acessar a área de votação, é preciso conectar o seu certificado digital. Caso você não tenha certificado digital, dirija-se até um dos pontos presenciais disponibilizados pela OAB/MA em São Luís e nas Subseções. Lá, haverá uma equipe para prestar o devido suporte a você.
São 36 candidatos concorrendo a uma vaga. Da votação do dia 24 de abril serão compostas duas listas sextuplas, uma com advogados e outras com advogadas.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O portal G1 fez um levantamento para saber quais são os governadores com os salários mais altos do Brasil. O ranking mostrou que o salário mais alto é o do governador do Amazonas, Wilson Lima (União), e o menor salário do país é o de Carlos Brandão (PSB), do Maranhão.
Os valores pagos a governadores têm uma grande diferença entre um estado e outro. Isso ocorre porque os salários são propostos pelos deputados estaduais de cada região e votados pelas suas respectivas assembleias legislativas.
Dessa forma, Wilson Lima recebe R$ 45.426,67 brutos, quase três vezes mais que o salário de Carlos Brandão, que aparece no ranking divulgado como R$ 15.915,40, em valores brutos e sem descontos.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que aparece no ranking na segunda colocação, optou receber o salário do seu cargo de procuradora do Estado, no valor de R$ 45.426,67. O salário de governador em Pernambuco é de R$ 22.000,00, segundo lei estadual.
Veja abaixo o resultado da apuração com o ranking geral dos salários dos governadores brasileiros:
Amazonas – Wilson Lima (União) – R$ 45.426,67
Pernambuco – Raquel Lyra (PSDB) – R$ 42.145,88
Sergipe – Fábio Mitidieri (PSD) – R$ 39.293,32
Minas Gerais – Romeu Zema (Novo) – R$ 37.589,96
Acre – Gladson Cameli (Progressistas) – R$ 35.882,22
Mato Grosso do Sul – Eduardo Correa Riedel (PSDB) – R$ 35.462,27
Bahia – Jerônimo Rodrigues (PT) – R$ 35.462,22
Rondônia – Marcos Rocha (União) – R$ 35.462,22
Rio Grande do Sul – Eduardo Leite (PSDB) – R$ 35.462,22
Pará – Helder Barbalho (MDB) – R$ 35.363,55
São Paulo – Tarcísio de Freitas (Republicanos) – R$ 34.572,89
Roraima – Antonio Denarium (PP) – R$ 34.299,00
Paraná – Ratinho Júnior (PSD) – R$ 33.763,00
Amapá – Clécio Vieira (Solidariedade) – R$ 33.000,00
Paraíba – João Azevêdo (PSB) – R$ 31.173,06
Espírito Santo – Renato Casagrande (PSB) R$ 30.971,84
Piauí – Rafael Fonteles (PT) – R$ 30.269,99
Mato Grosso – Mauro Mendes (União) – R$ 29.499,90
Distrito Federal – Ibaneis Rocha (MDB) – R$ 29.311,94
Alagoas – Paulo Dantas (MDB) – R$ 27.758,42
Goiás – Ronaldo Ramos Caiado (União)- R$ 27.597,83
Santa Catarina – Jorginho Mello (PL) – R$ 25.322,25
Tocantins – Wanderlei Barbosa (Republicanos) – R$ 24.117,00
Rio Grande do Norte – Fátima Bezerra (PT) – R$ 21.914,76
Rio de Janeiro – Cláudio Castro (PL) – R$ 21.868,14
Ceará – Elmano Freitas (PT) – R$ 19.498,66
Maranhão – Carlos Orleans Brandão Junior (PSB) – R$ 15.915,40
Fonte: G1













